O que você precisa saber sobre Gestão Escolar Uma coisa é certa: o sucesso de qualquer escola depende, sobretudo, de uma gestão escolar eficiente.
Via de regra, o objetivo principal da gestão é aplicar princípios e estratégias que ampliam a eficácia dos processos dentro da instituição, promovendo constantes melhorias no ensino.
Mas para que a gestão obtenha os resultados e a excelência desejados, ela precisa lidar com diversas frentes dentro da escola.
Ao longo deste texto, portanto, iremos apresentar o guia completo para obter uma gestão escolar eficaz.
Antes de explorar o conteúdo e os dados que estamos trazendo neste artigo:
Atenção Escolas Particulares!
Que tal receber 100% das mensalidades em dia da sua escola?
O Educbank nasceu para dar segurança financeira para sua escola.
Participe do nosso processo seletivo para ser uma escola apoiada:
7 pilares da Gestão Escolar
Para uma gestão escolar ser efetiva e garantir um ensino de qualidade, ela precisa olhar e trabalhar com extrema atenção em alguns pontos fundamentais.
Sendo assim, nas linhas a seguir, iremos abordar os 7 pilares para uma gestão eficiente.
- Gestão pedagógica
Para garantir que uma escola tenha bons resultados é preciso, primeiro, garantir que o processo de aprendizado e as metodologias incorporadas por ele sejam efetivas.
Isso nos leva ao nosso primeiro pilar: a gestão pedagógica.
Ela está diretamente conectada com a atividade-fim da escola e é a principal responsável por planejar e organizar todo o sistema educacional.
É através da gestão pedagógica que a escola consegue melhorar suas práticas educacionais, aprimorando metodologias de ensino, elaborando novos projetos pedagógicos e potencializando a relação de alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem.
Além disso, o mantenedor, juntamente com os coordenadores pedagógicos, precisam estar alinhados com as diretrizes educacionais, tais como aquelas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Projeto Político Pedagógico (PPP).
- Gestão administrativa
O grande desafio de gerir uma escola é equilibrar as demandas pedagógicas com as necessidades administrativas, buscando excelência em ambas.
Se por um lado a gestão pedagógica é fundamental por estar diretamente ligada à atividade-fim da instituição, por outro, sem uma gestão administrativa, a escola não existe.
Essa gestão é responsável por assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio escolar.
Basicamente, isso quer dizer que ela gerencia recursos materiais, físicos e financeiros, otimizando e integrando todos os setores.
Portanto, é papel do gestor estar atento ao uso correto dos recursos disponíveis e propor melhorias constantes para o crescimento e evolução dos processos escolares.
A gestão administrativa, muitas vezes, trabalha em conjunto com a gestão financeira da instituição. O que nos leva ao próximo pilar!
- Gestão financeira
Apesar da gestão escolar ser diferente de outros negócios, isso não significa que os gestores não enfrentam dificuldades comuns a qualquer outro tipo de empresa.
Nesse sentido, uma boa gestão financeira é vital para o funcionamento da escola, principalmente as de ensino privado.
Ela é a grande responsável por controlar o fluxo de caixa, o recebimento das mensalidades, a inadimplência, o pagamento de professores e demais funcionários e o planejamento financeiro para o futuro.
Inclusive, a falta de previsibilidade financeira nas escolas particulares é apontada como um dos principais desafios da gestão escolar.
Recentemente, uma pesquisa realizada pelo instituto Educbank de Educação e Cultura revelou que 61% dos gestores de instituições privadas consideram a inadimplência, o atraso dos pagamentos e o baixo capital de giro como os maiores problemas de gestão.
Isso tem feito a busca por soluções financeiras que auxiliem na resolução dessa problemática ganhar cada vez mais força.
Nas palavras do fundador do Educbank, Danilo Costa: “Oferecer capital de giro, tecnologias inovadoras de pagamento, soluções completas de gestão, maior comodidade e autonomia para as famílias é tudo que um mantenedor escolar precisa para voltar a investir, voltar a focar nos alunos e no seu bem-estar, permitindo que a relação escola-família continue sempre melhorando.”
- Gestão de Recursos humanos
Mas as preocupações de um gestor escolar não param por aí!
Outro pilar fundamental para o sucesso e crescimento de uma escola é a gestão de recursos humanos.
É missão do gestor garantir que o corpo docente, bem como toda a comunidade escolar, estejam motivados e alinhados com o propósito da instituição e projeto pedagógico.
Contratar os melhores profissionais e participar ativamente no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores também está entre as prioridades dessa gestão.
O que nos leva a outro dado da pesquisa do Instituto Educbank, onde 71% dos gestores indicaram como um grande problema professores despreparados e com alta rotatividade.
Nesse sentido, a gestão escolar também gere um papel importante: buscar soluções para manter seu corpo docente qualificado, atualizado e disposto a oferecer o melhor aos alunos.
- Gestão de Comunicação
Nosso quinto pilar é a gestão de Comunicação.
Dentro de uma escola, essa área é a responsável pela organização dos fluxos de informação, promovendo um bom relacionamento com a comunidade escolar.
Em outras palavras, essa gestão deixa todos os envolvidos na mesma página sobre os processos educacionais da escola, sejam eles internos ou externos.
Ela também cultiva o bom relacionamento com alunos e suas respectivas famílias.
Mas as vantagens não param aí! Investir em uma boa comunicação traz outros benefícios para a escola, dentre eles:
- Melhora a imagem da escola frente à comunidade;
- Amplia a captação e a procura por matrículas;
- Previne e reduz a inadimplência;
- Aumenta a retenção.
- Gestão acadêmica
Por sua vez, a gestão acadêmica é a responsável por focar no processo de ensino e aprendizagem, otimizando os fluxos de trabalho e melhorando a qualidade da educação.
Dentre as principais responsabilidades da gestão acadêmica, estão:
- Gestão de matrículas e documentos dos alunos;
- Transferência e remanejamento;
- Gestão das turmas e diários dos professores;
- Notas, frequência e carga horária dos alunos;
- Conteúdos ministrados pelos professores.
Portanto, garantir uma boa gestão acadêmica é fundamental para que os processos internos fluam e a escola tenha bom desempenho educacional, melhorando a qualidade do ensino.
- Gestão da tecnologia educacional
Dentre os muitos efeitos que a pandemia causou no cenário da educação, um dos poucos que podemos considerar positivo, foi a adesão da tecnologia como ferramenta de apoio ao ensino.
Ainda que algumas escolas já fizessem isso, não há dúvidas de que a pandemia acelerou e potencializou esse processo: 78% dos professores, na pesquisa do Instituto Educbank, afirmaram que devemos continuar integrando a tecnologia como recurso pedagógico e democrático para a educação.
Por outro lado, 38% consideram que um dos grandes desafios do futuro da escola é justamente esse: manter-se sempre atualizado nas questões tecnológicas.
De certo uma das vantagens, é a grande variedade de Sistemas de Ensino que oferecem apoio escolar relevante e assessorias pedagógicas efetivas.
Dessa forma, contratar um Sistema de Ensino eficaz permite que você acesse inúmeras formas de interação, como: realidade aumentada, livros digitais, games, ambiente virtual de aprendizagem, aplicativos e muito mais.
Todas essas ferramentas contribuem positivamente para o aprendizado e devem ser exploradas pela gestão escolar.
Descentralização da Gestão
Até aqui, nós observamos a importância de todos os pilares caminharem juntos para cumprir a missão de entregar um ensino de qualidade.
Todavia, ainda que o Gestor/Mantenedor tenha um papel decisivo em todos os pilares, contribuindo ativamente com os sete, ele não deve concentrar tudo em si.
Bill Gates costuma dizer que os “Os líderes do futuro são os que empoderam os outros”, e com a gestão escolar não é diferente.
A ideia é que todos trabalhem juntos e outras lideranças surjam para agregar positivamente em cada um dos processos.
Com mais autonomia e mentes inteligentes com esforços coordenados, as tomadas de decisões serão mais assertivas e o crescimento será contínuo.
Tendências da gestão escolar para 2023
Apesar dos desafios e das marcas deixadas pela pandemia da COVID-19, muitos dos processos e rotinas da escola vêm se alterando em função das novas necessidades pedagógicas e possibilidades da tecnologia.
Com isso, é necessário que estejamos atualizados e preparados para implementar tendências e comportamentos esperados da gestão escolar nos próximos anos.
Sendo assim, separamos assuntos que estarão em evidência em 2023 e que podem ajudar nessa missão!
Educação híbrida
Anteriormente nós abordamos a importância de continuar integrando novas tecnologias como recurso pedagógico e democrático para a educação.
Isso tem aumentado especialmente em oficinas práticas, que tendem a acontecer cada vez mais, juntamente com as aulas teóricas.
Consequentemente, essa prática tem potencializado a educação híbrida, que ganha cada vez mais força.
Essa é uma modalidade de ensino que acredita que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar.
Além de conferir maior autonomia aos alunos, o ensino híbrido é uma forma de aproximar as escolas da realidade dos alunos, inclusive usando as redes sociais como parte do processo de aprendizagem.
Competências socioemocionais
Nos últimos anos, alguns estudos têm apontado o aumento de casos de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes.
Isso tem criado um alerta em pais e educadores quanto ao assunto e a necessidade de não só acompanhá-los de perto, como desenvolver habilidades que vão além do aspecto cognitivo dos pequenos.
Trabalhar autoconhecimento, autogestão, relacionamento interpessoal, tomada de decisão responsável e consciência social são práticas que impactam e contribuem significativamente na prevenção desses problemas.
Sendo assim, a pauta sobre competências socioemocionais estará em alta nos próximos anos, fazendo parte, inclusive, da BNCC.
Gamificação do ensino e Metodologias ativas
Cada vez mais, observamos como tendência processos educacionais mais dinâmicos, que buscam explorar diferentes estilos de aprendizagem.
O uso de recursos como a gamificação para engajar os alunos é um bom exemplo.
Essa metodologia traz a dinâmica dos games para as salas de aula e conversa diretamente com a rotina de diversas crianças e adolescentes.
A ideia é fazer com que as etapas do aprendizado sejam vistas como ‘fases’ de um jogo, onde os alunos ganham recompensas em suas conquistas.
A individualidade de cada aluno é também uma pauta recorrente.
É justamente ela que reforça a necessidade de metodologias ativas, que contemplem todos os estilos de aprendizagem.
Evasão, captação e retenção de alunos
Tão importante quanto conseguir novos clientes, é gerar valor durante toda a jornada daqueles que você já conseguiu, para que eles permaneçam com você e continuem rentabilizando pelo máximo de tempo possível.
Essa é uma lógica muito aplicada e debatida no ambiente empresarial, mas que com certeza deve ser incorporada pela gestão escolar.
Reter alunos, reduzir as taxas de evasão e captar novos alunos são, portanto, práticas indispensáveis em qualquer instituição privada de ensino.
Todavia, isso não significa que seja uma tarefa fácil.
Uma pesquisa revelou que colégios privados perderam quase um milhão de alunos durante a pandemia. Ainda que a pandemia tenha protagonizado nesse cenário, a crise financeira que se instaurou também contribuiu (e muito!) para sua perpetuação.
Fato que as escolas particulares sentem até hoje e devem continuar sentindo nos próximos anos. Nas palavras de Priscila Cruz, cofundadora do Todos Pela Educação, a evasão “também teve a ver com a queda no rendimento das famílias, dessa classe média que, com muito custo, coloca seus filhos nas escolas particulares”.
Com menos alunos, as escolas tiveram menos dinheiro em caixa e, consequentemente, muito menos previsibilidade e segurança financeira.
O fato é que, com tudo isso, sentindo o forte impacto causado por essa evasão nas escolas particulares, a necessidade de investir ainda mais na retenção dos alunos e buscar alternativas para captação de novos, ganharam força.
Pensando nisso, Danilo Costa, fundador do Educbank e ex-mantenedor das escolas vereda, que captou mais de 2 mil alunos em seu primeiro ano, e Christian Rocha Coelho, especialista em andragogia e diretor de planejamento na Rabbit Partnership, dão conselhos importantes para captação de alunos em 2023.
Basta dar play no vídeo abaixo para conferir!
A importância de uma gestão escolar eficiente
Por fim, tendo todos esses pontos elencados, concluímos o quanto uma gestão escolar efetiva faz a diferença!
Uma vez que os processos e pontos destacados nesse texto sejam priorizados e executados com maestria, os resultados por eles obtidos, de certo, irão impactar diretamente na procura por matrículas, retenção e, por consequência, na diminuição da evasão.
Mas calma! Ainda que todos esses processos pertinentes à gestão pareçam complexos, atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam sua aplicação na rotina da escola.
O que nos leva ao próximo tópico!
Ferramentas que auxiliam na Gestão Escolar
Conforme mencionado, existem diversas ferramentas, muitas delas online, que facilitam os processos da administração escolar, como ERPs e os sistemas de gestão financeira e acadêmica.
O Educbank, sendo o maior ecossistema de apoio financeiro para escolas de educação básica da América Latina, subsidia para escolas parceiras acesso a essas ferramentas de gestão, conforme a imagem abaixo:
Ter acesso a essas ferramentas traz uma série de benefícios para as escolas, como por exemplo:
- Otimização de tempo e processos;
- Eliminação do retrabalho;
- Acessibilidade das informações;
- Facilidade operacional;
- Padronização dos processos da escola;
- Gestão escolar administrativa;
- Implementação de equipes de alta performance;
- Investimentos contínuos;
- Otimização de recursos;
- Comunicação efetiva;
- Gestão de turmas e planejamento escolar.
Em outras palavras, essas ferramentas são de enorme potencial para tornar os processos de gestão mais robustos e os resultados de cada instituição maiores e melhores.
E o melhor: com custo zero, uma vez que é um investimento feito pelo Educbank nas escolas.
Como o Educbank contribui com a Gestão Escolar
Se você chegou até aqui, é porque entende a importância da gestão escolar para qualquer instituição de ensino.
É muito provável que você também compreenda as dificuldades de desempenhá-la, uma vez que a inadimplência, o atraso das mensalidades, a falta de capital de giro e a imprevisibilidade financeira são problemas recorrentes.
Como ter uma gestão escolar eficaz, que preza pela excelência e pela qualidade educacional, se quando chega no dia 4, véspera do pagamento de professores e funcionários, você precisa se preocupar com as mensalidades que ainda não entraram?
É pensando nisso que o Educbank leva crédito e apoia instituições de ensino que nunca foram contempladas com programas de incentivo econômico.
Nesse sentido, nós garantimos que escolas apoiadas recebam 100% das mensalidades integralmente e em dia.
Assim, com fluxo de caixa positivo o ano todo, com segurança e previsibilidade, sem ter a inadimplência como impeditivo, os gestores têm mais liberdade para focar no que realmente importa.
Você já parou para pensar: quais melhorias você faria na sua escola se tivesse previsibilidade de caixa?
Para que você consiga investir nas melhorias que a sua escola precisa, com tranquilidade e segurança, entregando a melhor educação aos seus alunos, o Educbank foi criado.
Então, se quiser conhecer mais sobre o maior programa de apoio financeiro para escolas da América Latina, basta acessar nosso canal oficial.
Com o Educbank, nenhuma escola fica para trás!