Marketing Educacional é o modo como a escola se posiciona e busca se destacar, explorando estratégias de atração e retenção para reforçar seus diferenciais e fidelizar alunos.
Contudo, embora essa explicação pareça simples na teoria, transformá-la em prática é um grande desafio.
Em um cenário altamente competitivo, de concorrência acirrada, restrições orçamentárias e mudanças contínuas, as dificuldades são constantes.
Se construir uma marca forte e bem posicionada é um trabalho árduo e contínuo para grandes empresas, quando pensamos em escolas de Educação Básica, ele só aumenta.
Mas difícil não quer dizer impossível.
Neste artigo, iremos desmembrar os principais conceitos de marketing educacional e como explorá-lo de forma inteligente para atrair e reter alunos.
Portanto, acompanhe essa jornada e descubra como este recurso pode impulsionar o crescimento e os resultados da sua instituição.
O que é Marketing Educacional?
Antes de avançarmos para a prática, vamos entender com maior profundidade os elementos que conceituam o Marketing Educacional.
Até aqui, sabemos que trata-se de uma estratégia para compreender as necessidades e expectativas dos potenciais alunos e suas famílias, oferecendo soluções educacionais alinhadas com esses interesses.
Logo, o marketing educacional se concentra em comunicar os diferenciais, proposta pedagógica, infraestrutura e resultados acadêmicos.
O objetivo é captar aquilo que se tem de mais precioso em qualquer mercado: a atenção!
Seguindo essa lógica, para desenvolver uma estratégia eficiente, existem perguntas que precisamos responder:
- Quais os perfis de estudantes e responsáveis a escola deseja alcançar?
- O que diferencia os serviços que a escola oferece e como destacá-los?
- Quais motivos levaram os pais a escolherem esta escola para seus filhos? Eles estão alinhados com a imagem que a instituição quer transmitir?
- Quais canais de comunicação a escola pretende utilizar para passar essa mensagem?
Identificar essas respostas é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing funcionar.
Isto posto, podemos avançar.
Qual a importância do Marketing Educacional?
Agora que sabemos o que é, compreender a relevância como ferramenta para sua escola torna-se mais fácil.
Desse modo, reunimos 4 pontos-chave que você deve considerar na hora de estruturar sua estratégia:
1. Captação
Aumentar a demanda pelos serviços educacionais da escola é o primeiro ponto.
Uma estratégia bem-sucedida pode garantir que a escola seja vista como uma opção atraente e diferenciada pelos responsáveis na hora de escolher.
Quando pensamos em instituições de ensino, é preciso considerar o contexto social envolvido, uma vez que as famílias priorizam o que entendem ser o melhor para o desenvolvimento das crianças, e isso muitas vezes envolve valores e crenças.
Por isso, conhecer o público que se deseja atrair e se posicionar assertivamente para conquistá-lo é tão necessário.
2. Retenção
Outro grande ponto é a retenção. Se a escola pensa estrategicamente e investe em ações de marketing que potencializam a campanha de rematrículas, os resultados certamente serão melhores.
Uma boa estratégia de comunicação fortalece o relacionamento entre a escola e as família e aumenta a fidelidade dos alunos.
É válido ressaltar que reter é sempre mais rentável que captar.
Segundo estudo da Harvard Business Review, conquistar um cliente novo é de 5 a 25 vezes mais caro do que preservar um existente.
Nesse sentido, garantir que os alunos permaneçam e sejam defensores da sua “marca” é um princípio básico de marketing que fará toda a diferença para a escola.
3. Fortalecimento da imagem da escola
Nos tópicos anteriores, nós falamos sobre posicionamento.
De acordo com o especialista e antigo Diretor de Marketing da Somos Educação, Cássio Mori, o que muda o jogo da escola é a maneira como ela se posiciona.
Nas palavras dele, “posicionamento é o lugar que a escola deve ocupar na mente dos pais, dos alunos e da sociedade”.
É essa construção que fará com que a escola seja lembrada e se destaque em meio aos concorrentes.
Sendo assim, o marketing só será efetivo se a mensagem for passada de forma clara e estratégica, alinhada aos valores e diferenciais.
4. Crescimento institucional
Por fim, como resultado dos pontos que vimos até aqui, concluímos que o marketing educacional deve ser pensado como um instrumento de crescimento da instituição, que aumenta sua visibilidade no mercado e contribui para a expansão da escola.
Marketing Digital para captar e reter alunos
Se você chegou até aqui e está se questionando sobre como colocar tudo isso em prática, esse é o momento.
Convidamos dois CEO’s e especialistas em Marketing Educacional para ministrar um conteúdo exclusivo sobre o tema.
No vídeo abaixo, Henrique Barreto, CEO da Soluções Sophia e Gustavo Gonçalves, CEO da Mkt4Edu, explicam como planejar e executar uma estratégia eficiente de marketing educacional.
Boa aula!
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