/
/
Como fazer uma campanha de matrículas com pouco orçamento

Como fazer uma campanha de matrículas com pouco orçamento

11 de setembro de 2025

5 min

    Fazer marketing com pouco orçamento é sempre desafiador, mas não impossível. Há diversas estratégias, como o planejamento eficiente e os programas especiais, que podem ser aplicadas para captar novos alunos.

    Seu foco deve ser trabalhar positivamente a imagem da escola e usar os ativos que já existem ao seu favor, como os depoimentos de famílias satisfeitas, atividades como colônias de férias, os leads antigos e as ferramentas gratuitas. 

    Neste texto, você verá 10 ações que podem fazer parte de uma campanha de matrícula com baixo orçamento e que você pode aplicar já para 2026.

    Dicas para uma campanha de matrículas com baixo orçamento

    Quando o orçamento é limitado, você tem menos margem para erro. Portanto, precisa investir com inteligência no planejamento antes de partir para o operacional. E, quando começar a campanha, deve ter agilidade para mudar de rota quando necessário.

    Fazendo isso, você evita erros comuns das campanhas de matrícula com baixo orçamento, como a comunicação genérica, proposta de valor pouco atrativa e investimento em canais que não dialogam com o público-alvo.

    As dicas abaixo te ajudarão nessa tomada de decisão.

    1. Analise as campanhas anteriores

    Avalie o que deu certo na campanha de matrículas do ano passado. Veja as metas estabelecidas, quais canais foram usados, como foi o desempenho de cada um e quais comunicações converteram mais.

    Repita o que você tem confiança que pode dar certo novamente. Assim, você economiza tempo e dinheiro com testes. 

    Considere também quanto foi gasto no último ano. Você pode usar os valores para definir as próximas metas e a alocação de recursos para captação de alunos.

    2. Conheça bem seu público

    Se o orçamento é enxuto, não adianta tentar “falar com todo mundo”. Concentre-se em perfis que têm afinidade com a proposta da sua escola.

    Comece analisando quem já está matriculado. Identifique as famílias mais satisfeitas (e que pagam em dia) e veja se há algum padrão, como renda média familiar, profissão dos pais, bairro de residência, valores que consideram mais importantes na educação dos filhos, etc.

    Estes serão os seus perfis de público ideal. Toda a campanha deve dialogar com eles.

    3. Fortaleça o marketing digital orgânico

    O marketing orgânico não depende de verba para anúncios, como acontece no Google Ads ou Facebook Ads. Entre as principais estratégias para escolas particulares, estão os posts nas redes sociais e a atualização do site. 

    Destaque os diferenciais da sua escola nestes canais. Poste registros do dia a dia, inclua links para a matrícula na bio e apresente tudo o que torna a sua escola especial.

    Tenha esta prática durante todo o ano letivo. Marketing orgânico leva tempo para dar resultado, então é muito raro começar a postar em novembro e já ter famílias interessadas em dezembro.

    4. Monte uma equipe de matrículas

    Mesmo com baixo orçamento, tente manter uma estrutura mínima para a campanha de matrículas. Se não puder contratar pessoas, distribua responsabilidades entre quem já está na equipe.

    Seu time de matrículas deve ter, no mínimo:

    • Coordenador de matrículas: define metas, acompanha resultados e ajusta estratégias;
    • Atendente: faz o atendimento direto aos interessados, tira dúvida, agenda visitas e acompanha todo o processo;
    • Gestor de tráfego: monta campanhas para gerar alcance, visibilidade e leads. É ideal que já tenha experiência no segmento de escolas particulares.

    5. Indicações e recompensas

    Indicações são gratuitas, portanto, invista nelas. Ofereça um retorno concreto para quem indicar novos alunos, como descontos na matrícula, isenção de taxas ou brindes.

    Se possível, ofereça cashbacks. Geralmente, a ideia de “ganhar dinheiro” é muito mais atrativa do que “ganhar um desconto”. Também é bem simples de comunicar e aplicar.

    Em todos os casos, crie regras de funcionamento e deixe-as visíveis no site do colégio.

    6. Facilite o processo

    Tente identificar as objeções das famílias e apresentar soluções para todas nas comunicações da sua campanha de matrículas.

    A matrícula é demorada? Crie um formulário de pré-matrícula e tenha um atendente para apoiar durante o processo.

    A rotina dos pais é corrida? Crie plantões para atendimento fora de horário comercial.

    As condições de pagamento são um problema? Ofereça múltiplos métodos, como Pix, DDA, cartão de crédito, débito e recebimento em dinheiro.

    7. Ofereça condições especiais de pagamento

    Muitas vezes, o valor da mensalidade pode ser um entrave nas conversões. Se estiver difícil captar novos alunos, considere oferecer condições especiais como o “empurrãozinho” que faltava para a conversão.

    As formas mais comuns são isenção de taxas, inclusão do material escolar no valor e parcelamentos acessíveis, além dos tradicionais descontos para irmãos e filhos de colaboradores do colégio.

    Mas, atenção: faça as contas antes de oferecer os benefícios, para não sair no prejuízo. Além disso, conforme a escola for crescendo, procure quebrar a ideia de que “preço da mensalidade” e “valor da escola” estão relacionados. 

    Para gestores, é sempre mais interessante ter famílias dispostas a pagar mais por entenderem o valor que a escola gera. Com mais tempo e maturidade do seu marketing educacional, ficará mais fácil convencê-las disso.

    8. Gerencie os seus leads

    Além de captar interessados, invista no atendimento a eles dentro da sua campanha de matrículas. Registre todos os contatos de forma centralizada. Se possível, use uma ferramenta de CRM. Se não puder, um Excel bem organizado dá conta do recado.

    Crie cronogramas, etiquetas para classificar cada contato (novo, visitou a escola, em negociação, matrícula feita) e as formas de contato.

    Assim, a equipe de atendimento consegue se organizar e conversar com todo mundo. Também fica mais fácil realizar novos contatos com as famílias quando necessário.

    9. Aproveite depoimentos e prova social

    Mostre a satisfação de quem já está na sua escola. 

    Quando fizer pesquisas de satisfação com as famílias, como o NPS, peça um depoimento para quem der pontuações mais altas ao atendimento.

    Pode ser em texto ou, quando possível, em vídeos curtos. Em seguida, publique nas suas redes sociais e deixe bem visível no site. Se a escola tem um perfil no Google, peça por comentários públicos também (e ensine como deixar a avaliação). 

    10. Monitore e ajuste

    Todas as campanhas de matrícula precisam de acompanhamento. As com pouco orçamento, ainda mais. Monitore indicadores importantes, como formulários preenchidos, agendamentos de visita e matrículas efetivadas.

    Se perceber que alguma ação não está gerando retorno, teste outras abordagens. Em geral, os gargalos estão na linguagem usada, na proposta de valor da escola, em canais de marketing, na qualidade do atendimento aos pais ou nos incentivos extra para matrícula.

    Mais previsibilidade financeira para a sua escola

    Com organização financeira e previsibilidade de receitas, fica mais fácil crescer e investir em captação de alunos.

    O Educbank pode oferecer os recursos que a sua escola precisa. Nossa solução de receita garantida garante o pagamento das mensalidades em dia, mesmo em caso de inadimplência. 

    Assim, a inadimplência, que é um dos maiores desafios da gestão, não compromete os investimentos em captação e retenção de estudantes.

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.