O dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro, já é uma data clássica do calendário escolar. E por uma boa razão: é a oportunidade perfeita para trabalhar educação ambiental!
Além disso, a data combina muito bem com atividades fora de sala de aula, que quebram a rotina e podem ajudar a fixar o conhecimento.
Neste post, você conhecerá 7 ações que podem fazer parte das comemorações do dia da árvore na sua escola neste ano. Veja abaixo as dicas e como adaptá-las para cada nível de ensino.
1. Plantar mudas ou árvores junto com os alunos
Essa é uma das mais clássicas no dia da árvore! Plantar uma árvore é uma atividade lúdica das mais conhecidas – tem até aquele ditado que diz que todas as pessoas deveriam fazer, junto com escrever um livro e construir família.
Você pode entregar mudinhas para que cada aluno plante em casa e faça um diário sobre o cultivo, ou plantar algo com cada turma, no terreno da escola mesmo.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, as crianças devem ajudar a cuidar das plantinhas, sob supervisão;
- No Ensino Fundamental, cada uma pode ser responsável por uma plantinha;
- No Ensino Médio, acrescente debates sobre reflorestamento e o impacto de cada árvore para o ambiente.
2. Catalogação de árvores e folhas
É uma atividade para tirar os alunos da sala de aula. Consiste em coletar diferentes tipos de folhas caídas (sem arrancar do pé) para identificar a qual planta pertence.
Se não houver muitas árvores no entorno da sua escola, os professores podem buscar folhas diferentes antecipadamente, em algum parque, e trazer para que os alunos identifiquem em sala mesmo.
Essa identificação pode ser feita com base em livros ou usando ferramentas como o Google Lens, que permitem aos alunos enviarem uma imagem para receber mais informações sobre ela.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, explore o lado lúdico da atividade, como as cores e as texturas de cada folha;
- No Ensino Fundamental, organize apresentações sobre cada folha e tipo ed árvore;
- No Ensino Médio, oriente a criação de apresentações mais detalhadas e a criação de um “catálogo de folhas”.
3. Arte com folhas
A ideia aqui é usar as folhas de artes como carimbos ou em colagens, murais ou dioramas. Dependendo da idade de cada turma, as artes podem ser mais abstratas ou representar algo como um ecossistema.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, oriente os alunos a transformar as folhas em carimbos;
- No Ensino Fundamental, crie pequenas artes com cada aluno e as exponha em murais;
- No Ensino Médio, apresente algumas técnicas mais elaboradas, como o corte de folhas secas ou colagens mais complexas.
4. Artesanato com materiais sustentáveis
Além das artes usando as folhas, os alunos podem usar diversos tipos de materiais que seriam descartados, como tubinhos de papel higiênico, para criar pequenas lembrancinhas. Já os alunos das séries mais avançadas podem elaborar campanhas mais completas.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, crie marcadores de páginas ou cartazes simples;
- No Ensino Infantil, monte lembrancinhas usando materiais como EVA, folhas e pequenos pedaços de madeira;
- No Ensino Médio, divida a turma em grupos para que cada um monte uma campanha de conscientização, com materiais como posts, vídeos, panfletos, entre outras expressões.
5. Organize uma horta escolar
Outra atividade clássica, que pode começar no dia da árvore e se estender por todo o ano. Cuidar de uma horta traz vários benefícios às crianças, incluindo uma melhor aceitação de alimentos “difíceis” de inserir na rotina, como as verduras.
A atividade fica ainda mais completa se a sua escola investe em aulas de culinária educativa, já que aí os alunos podem preparar receitas com os alimentos que eles próprios cultivaram.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, germine sementes rápidas em algodão ou vasinhos. Feijão é a mais clássica;
- No Ensino Fundamental, ensine os alunos a plantar hortaliças e a cuidar delas;
- No Ensino Médio, dê mais autonomia para os alunos escolherem o que plantar, cuidarem das plantas e montarem relatórios sobre o progresso.
6. Entrevista com especialistas
Convide especialistas, como biólogos, agricultores ou paisagistas, para uma roda de conversa com os alunos. Se preferir, a escola pode até montar um evento para o dia da árvore, convidando vários profissionais para pequenos workshops com cada turma.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, transforme a atividade em uma contação de histórias sobre a importância da natureza;
- No Ensino Fundamental, monte uma roda de conversa simples. Se possível, inclua algo mais lúdico, como ver ou interagir com mudinhas de plantas;
- No Ensino Médio, organize cada turma em grupos, para que eles montem uma entrevista com um profissional da área. Se possível, sobre algum tema que costuma cair em provas importantes.
7. Visita a um bosque ou parque
Atividade clássica e que é sempre muito bem-vinda: fazer uma saída pedagógica para observar a natureza e refletir sobre a importância dela para o bem-estar. O ideal é separar um dia de passeios, para dar tempo de brincar e fazer algumas atividades extra.
Como adaptar para cada série:
- No Ensino Infantil, foque nos sentidos, para que as crianças sintam o cheiro das árvores, se concentrem no som das folhas e sintam as texturas da natureza;
- No Ensino Fundamental, monte um pequeno checklist para a turma, com atividades de observação, coleta de folhas (apenas as que já caíram das árvores) e anotações sobre as experiências;
- No Ensino Médio, aproveite o dia em meio à natureza para incluir também ensaios fotográficos entre as atividades do passeio.
Pratique a educação sustentável na sua escola
A educação sustentável é uma das principais tendências de inovação no ensino, por meio da integração dos conceitos de sustentabilidade às práticas de ensino.
O dia da árvore é uma boa oportunidade de pensar a questão dentro da sua gestão escolar, mas sustentabilidade deve fazer parte da sua pauta o ano inteiro.
Para te inspirar, compartilhamos o relato do Colégio Brasiliense, instituição apoiada pelo Educbank, que tem a pauta como parte do seu DNA.