Para manter ou conquistar a confiança das famílias, não basta ser apenas uma boa escola, você precisa mostrar claramente aquele “algo a mais”. Sua gestão deve oferecer o que todos já fazem, junto com uma identidade pessoal impossível de confiar.
Muitas instituições falham nisso e repetem sempre o mesmo discurso. Falar em ensino de qualidade, formação integral e inovação é importante. Mas, isoladamente, esses elementos já não têm mais tanto impacto.
Neste artigo, você aprenderá como ir além dos clichês no posicionamento da sua escola. Vamos apresentar o conceito de “proposta de valor”, como identificar a sua, construí-la ao lado da comunidade escolar e comunicá-la durante todo o ano letivo.
Entenda o que realmente diferencia uma escola
Boas notas, estrutura adequada, proposta de formação integral e segurança já são o mínimo esperado pela maioria das famílias. Se você quer se diferenciar de outras escolas particulares, precisa oferecer bem mais do que isso.
Os seus pilares devem ser as ações que impactam diretamente os alunos e as famílias, mas não são facilmente percebidas. Por exemplo:
- Resultados visíveis no desenvolvimento além das notas (autonomia, autoestima e senso crítico);
- Atendimento rápido e resolutivo desde o primeiro contato;
- Atividades extracurriculares diferenciadas (iniciação científica, aulas de esgrima, extensão em escrita criativa);
- Aconselhamento de carreira individual para os alunos;
- Apoio personalizado para desafios de aprendizagem;
- Proposta pedagógica específica (foco em metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos ou ensino montessoriano).
Note que não é necessário reinventar a roda. Basta valorizar os detalhes que tornam a sua escola especial.
Diversas instituições têm atividades extracurriculares, mas muitas focam em programação, culinária e ensino de idiomas. Essas atividades são ótimas, mas se você oferece algo além disso, precisa informar claramente, pois é um diferencial.
O mesmo vale para ensino bilíngue, preparação para o Enem, entre outras. Muitas escolas têm essas características, mas certamente há elementos na entrega disso para as famílias que só a sua escola tem.
Pode ser um método especial, a forma de contato com as famílias, o aconselhamento para cada aluno, entre outros.
A Proposta Única de Valor (PUV)
Proposta Única de Valor, ou PUV, é um conceito de marketing. É a promessa central da sua escola, que resume o que ela entrega de forma diferente das demais. Empresas de várias áreas usam a técnica para definir posicionamento e se destacar em relação aos concorrentes.
O primeiro passo é identificar o que torna sua escola especial. O que os pais elogiam com frequência? Do que os alunos mais gostam? Nas campanhas de matrícula, o que mais chama a atenção?
Entenda (ou pergunte às pessoas) o que é, pois aí está o real valor da instituição.
Monte uma lista de termos e formule a PUV. Não tente criar um slogan ou frase de efeito, simplesmente identifique padrões e organize uma frase que explica o que torna sua escola especial.
Vamos supor que o seu principal destaque seja a qualidade na preparação para vestibulares. Um exemplo de PUV seria: “A [nome da sua escola] prepara cada estudante para o sucesso profissional, respeitando o ritmo e os sonhos de cada um. Tiramos a pressão de uma das decisões mais difíceis, que é a escolha de carreira”.
O último passo é comunicar a proposta em todos os canais da escola. Todas as suas equipes terão a PUV em mãos e ela será desmembrada em cada comunicação, seja no site, nas redes sociais, em atendimentos no WhatsApp, nas reuniões com os pais e, principalmente, nos corredores da escola.
Construa os seus diferenciais diariamente
É aqui que a maioria das escolas peca: o diferencial fica apenas no papel. Aí, quando as famílias visitam a escola, não conseguem enxergar nada fora do comum.
Você deve garantir que os filhos sintam tudo aquilo que os pais leem ou ouvem sobre a escola.
Se o seu foco for a preparação para os vestibulares, ofereça oficinas para ajudar os estudantes a escolherem o curso preferido. Faça parcerias com universidades e leve-os para visitas guiadas. Participe de feiras de profissão na sua cidade ou em cidades próximas.
As famílias perceberão esses diferenciais nas conversas em casa, na diferença de motivação nos filhos e na forma como os adolescentes encaram os desafios.
Quando montar o seu projeto pedagógico, garanta que ele esteja alinhado com a PUV. No longo prazo, isso cria uma cultura de pertencimento e melhora o bem-estar na escola, pois alunos, famílias e até os colaboradores sentem que fazem parte de um projeto significativo.
Como comunicar os diferenciais da sua escola
Não basta se diferenciar de outras escolas particulares. Também é necessário que as famílias percebam claramente que a sua gestão é diferente. Caso contrário, podem ir para a concorrência ou fazer a escolha unicamente por causa do valor da mensalidade.
Um dos principais erros é exagerar no discurso. Prometa apenas o que você pode cumprir (e comprovar). Para isso, use as histórias reais de alunos, pais e professores, pois elas tornam a proposta de valor mais próxima e acessível.
Em vez de descrever o projeto pedagógico com termos técnicos nas redes sociais, grave um vídeo curto de um aluno explicando como a sua escola foi o primeiro passo na carreira. Ou como o intercâmbio que a sua instituição proporcionou abriu portas.
É isso que os pais querem ver – impacto real, pessoas de verdade e um colégio alinhado aos valores que eles querem transmitir para seus filhos.
Você deve criar esse tipo de comunicação em todos os canais, desde as redes sociais até o site, e-mails e recados enviados na agenda. Considere toda forma de interação como uma oportunidade de demonstrar as suas qualidades.
Faça isso durante todo o ano letivo, não apenas durante a campanha de matrículas. Assim, você consegue testar quais formatos e diferenciais mais chamam a atenção. Logo, quando a campanha começa, fica mais simples impulsionar o discurso para atingir mais pessoas.
É importante ter a mesma mensagem em todos os canais. Por exemplo, se a sua escola preza pelo estímulo à criatividade, cai bem um site super colorido. Se o foco é “aprovação em vestibulares”, precisa ter facilmente disponível uma lista com o desempenho dos alunos nas provas mais concorridas, como medicina nas Universidades Federais.
Quando a escola se entende, ela se destaca
Para se diferenciar de outras escolas particulares, gestores e mantenedores precisam “olhar para dentro”. Devem identificar a sua essência e traduzi-la adequadamente no projeto pedagógico e no marketing educacional.
É um processo longo, que deve ser construído e aprimorado com constância, ano a ano. Mapeie o que a sua escola tem de melhor, do que as famílias mais gostam e inicie a partir daí.
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