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Como reduzir custos em escolas particulares sem impactar o ensino

Como reduzir custos em escolas particulares sem impactar o ensino

20 de outubro de 2025

5 min

    Reduzir custos é sempre complicado. Ainda mais para gestores e mantenedores escolares, que precisam equilibrar as contas sem interferir nas atividades de ensino, mesmo nos cenários mais difíceis, como os de inadimplência.

    A boa notícia é que reduzir custos não significa “cortar orçamento”, parar de investir ou demitir pessoas. 

    Identificando oportunidades de economia em processos, eliminando desperdícios invisíveis e selecionando os parceiros certos, você pode economizar de forma eficiente, sem prejudicar aquilo que torna a sua escola especial. 

    Veja abaixo as principais opções para escolas particulares.

    Eficiência energética e redução de consumo

    Investir em soluções de maior eficiência energética é uma ação que sempre gera retorno no longo prazo. No início, pode até sair caro mexer na estrutura, mas quanto mais o tempo passa, mais você percebe a economia.

    As principais ações para implementar são:

    • Substituir as lâmpadas por LED;
    • Instalar sensores de presença em áreas como corredores e banheiros;
    • Ter atenção com o uso do ar condicionado;
    • Instalar temporizadores e dimers;
    • Captação e reuso de água da chuva;
    • Se possível, investir na geração de energia solar.

    Além de economizar na sua conta de luz, tudo isso também torna a sua escola mais sustentável. 

    Digitalização de processos

    Digitalização consiste em substituir o papel por sistemas computadorizados. É uma das marcas de uma gestão inteligente, pois fica mais fácil e econômico armazenar, gerenciar e acompanhar os processos. 

    Processos que podem ser digitalizados incluem:

    • Matrícula e rematrícula;
    • Envio de documentação aos pais, como comunicados e boletins;
    • Diários de classe para os professores;
    • Aplicação de provas e avaliações em modalidades semipresenciais;
    • Empréstimo de livros em biblioteca;
    • Controle de requisições de almoxarifado.

    As economias estão no tempo da equipe administrativa, nos gastos com papel, tóner e impressoras, e na redução do espaço para arquivos físicos.

    Para promover o processo, você pode usar sistemas de gestão escolar, pacotes como o Google for Education e Microsoft 365.

    Gestão inteligente de compras e fornecedores

    Contratos com fornecedores podem gerar despesas desnecessárias para sua escola. Principalmente contatos assinados há bastante tempo e que não passam por reajustes, ou de curta duração.

    Comece analisando todos os contratos que você tem atualmente. Categorias que podem ser otimizadas incluem material de limpeza e higiene, material didático, uniformes, equipamentos eletrônicos, alimentação, serviços terceirizados e ferramentas de gestão, como ERPs.

    Para todas, procure fazer sempre o seguinte:

    • Negociar pagamentos antecipados com desconto, dependendo do seu fluxo de caixa;
    • Fechar contratos anuais para se proteger contra a inflação;
    • Cotar sempre dois ou três fornecedores para cada item;
    • Verificar substituições inteligentes, que têm qualidade e rendem mais;
    • Estabelecer parcerias quando possível;
    • Revisar frequência de entregas. 

    Nessa hora, você precisa resistir à tentação de comprar barato. Vários produtos de baixa qualidade têm maior consumo, o que aumenta o custo final. O papel higiênico é um exemplo clássico.

    Manutenção preventiva

    Sem manutenção adequada, custa mais caro manter a estrutura da escola. Os equipamentos consomem mais energia, são mais barulhentos e causam problemas com frequência. Aí, na hora de consertar, o custo frequentemente é igual ao de um equipamento novo.

    Para evitar o cenário, estabeleça um cronograma de manutenção regular da sua infraestrutura. Deixe tempo e orçamento separados para fazer a manutenção preventiva, com limpeza de filtros, verificação de torneiras, substituição de lâmpadas, revisão elétrica, limpeza de caixas d’água, entre outras.

    Terceirização de serviços

    A terceirização de serviços em escolas é um tema complexo. Ela pode reduzir custos sem impactar o ensino, mas apenas quando feita com cautela.

    Certas áreas podem ser terceirizadas mais facilmente, como limpeza, segurança e alimentação. Já outras, como cobrança de mensalidades, são muito mais delicadas.

    O importante é não terceirizar a relação com as famílias. Mesmo as áreas “simples”, como limpeza, podem ocasionar problemas, caso os terceirizados não sejam bem inseridos na comunidade escolar.

    Para tomar a decisão, considere fatores como:

    • Estrutura da escola e necessidade de profissionais;
    • Possibilidade de economia de escala;
    • Impacto na cultura interna da escola;
    • Faturamento atual da escola;
    • Potencial de economia com a terceirização.

    Em linhas gerais, procure terceirizar quando não há volume suficiente para justificar funcionários dedicados. E, mesmo ao terceirizar, mantenha-se diretamente envolvido na escola, conhecendo os profissionais que prestam o serviço, para promover uma cultura positiva.

    Otimização de recursos humanos

    Revise o fluxograma da sua escola e busque por oportunidades de otimização. Mas, muita atenção: a palavra-chave é “otimizar”, não “cortar” ou “demitir”.

    Quando você já começa a tarefa pensando em quais posições eliminar, pode cometer erros de planejamento que prejudicam a qualidade de ensino.

    A lógica para otimizar é revisar a necessidade de novas contratações, capacitar a equipe atual e aumentar o engajamento. Ao fazer isso, você reduz os custos associados a demissões e novas contratações.

    Algumas sugestões para otimizar sem revisar são:

    • Evitar horas extras, que são mais caras;
    • Revisar jornadas de profissionais;
    • Repensar benefícios;
    • Terceirizar certas áreas;
    • Contratação de estagiários e jovens aprendizes;
    • Contratação de consultorias pontuais em vez de equipes fixas para áreas como marketing ou atendimento psicológico;
    • Programas de capacitação interna, para economizar custos de contratação de profissionais sêniores.

    Na hora de revisar jornadas de trabalho e benefícios, lembre-se de que a valorização do trabalho docente e o bem-estar dos professores estão diretamente ligados à remuneração adequada e a boas condições de trabalho. 

    Investimento em tecnologia

    Investir em tecnologia tem um custo inicial alto, mas se paga pela automação de tarefas repetitivas e pelo aumento da eficiência. A principal vantagem é o ganho de tempo da sua equipe administrativa. 

    Com a Inteligência Artificial Generativa, as possibilidades aumentaram exponencialmente. No entanto, é necessário ter cautela, pois elas não substituem por completo a capacidade humana.

    Trate-as como ferramentas, não como soluções milagrosas. 

    Entre as principais oportunidades, estão:

    • Investimento em sistemas como o Gestão Fácil para centralizar processos;
    • Chatbots alimentados por IA;
    • Réguas de pagamento automática, como os lembretes automáticos de pagamento de mensalidade do Educbank;
    • ERP e CRM para centralizar a relação com as famílias.

    Parcerias que fortalecem a sustentabilidade da sua escola

    Em todas as atividades acima, você deve buscar parceiros que entendam a realidade financeira da sua escola, fortaleçam o seu fluxo de caixa e eliminem os fatores de desequilíbrio.

    O Educbank faz isso com soluções financeiras e de gestão que garantem o fluxo de caixa e a previsibilidade financeira. Isso facilita negociações, evita juros, melhora seu poder de compra e permite que você continue investindo para atrair mais alunos.

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