Escolas particulares enfrentam desafios únicos para acessar crédito, como a falta de linhas específicas e exigências complexas para obter o financiamento.
Soma-se a isso um cenário econômico instável, em que a inadimplência é comum, a taxa Selic permanece elevada e os bancos adotam posturas mais conservadoras.
Este artigo apresenta algumas opções de modelos de financiamento, abrangendo desde as linhas de crédito tradicionais até as oportunidades de investimento em colégios particulares.
O que é o modelo de financiamento de uma escola particular?
O modelo de financiamento é a forma como as escolas obtêm crédito para investir no funcionamento, na expansão de suas atividades e na melhoria de suas infraestruturas.
Quanto mais robusto for o seu acesso ao crédito, mais simples será a captação de recursos durante o ano letivo. Como consequência, a escola cresce de forma sustentável e mais previsível.
As principais opções incluem:
- Linhas de crédito bancário;
- Antecipação de recebíveis;
- Apoio de parceiros, como o Educbank;
- Aporte de investidores.
Linhas de crédito bancário tradicional
Falando em bom português, são os empréstimos oferecidos por bancos ou por programas do governo.
Há diversas linhas específicas para empresas, das quais as escolas particulares podem se beneficiar. Entre elas, estão as linhas do BNDES e programas como Proger, Finame e Pronampe.
O crédito pode ser usado para expandir as atividades, oferecer capital de giro ou ambos. Na prática, isso permite construir, reformar, expandir, pagar fornecedores, pagar impostos e despesas operacionais recorrentes.
Antecipação de recebíveis
Como o nome sugere, a antecipação de recebíveis é o adiantamento de um valor que a escola já receberá.
Esse crédito é disponibilizado via adquirentes dos meios de pagamento usados pela escola ou diretamente com os bancos. Por meio deste recurso, é possível antecipar pagamentos de cartão de crédito, boletos e carnês.
Trata-se de um complemento para as suas operações, para investimentos com retorno de curto prazo ou para cobrir problemas pontuais de caixa. O ideal é não usar para cobrir despesas recorrentes ou depender dessas antecipações para manter a escola funcionando.
Parcerias estratégicas
Há diversos parceiros com soluções financeiras específicas para escolas – inclusive o Educbank, a maior plataforma de apoio à gestão financeira de escolas na América Latina.
Nosso portfólio é composto por programas que garantem capital de giro, fluxo de caixa e previsibilidade de receita para escolas de educação básica.
Entre os benefícios estão:
- Solução de Receita Garantida, que reduz o impacto financeiro da inadimplência;
- Plataforma Gestão Fácil, que simplifica processos cotidianos da gestão;
- Apoio na cobrança de mensalidades atrasadas;
- Maquininha de cartão com taxa zero para escolas apoiadas;
- Acesso a linhas de crédito exclusivas.
Por meio desse apoio, sua escola recebe os pagamentos no início do mês, mesmo quando uma família atrasa o pagamento.
Investimento de parceiros
Muitas escolas optam por receber aporte financeiro de instituições parceiras. Desde 2023, o assunto virou pauta no Brasil devido ao número de escolas apoiadas por fundos estrangeiros.
O investimento pode ser feito por meio de venture capital, investidores anjos, empresas parceiras, entre outros.
É um processo altamente complexo, por diversas razões:
- Envolve uma avaliação minuciosa dos indicadores financeiros da escola, incluindo ticket médio, potencial de crescimento, LTV, entre outros;
- A operação é naturalmente demorada, pois envolve a prospecção de parceiros, avaliação da escola e estruturação da parceria, antes de receber os aportes;
- Na maioria dos casos, ocorre uma perda de autonomia dos proprietários da escola, já que as metas de crescimento, o quadro societário e a tomada de decisões mudam.
Geralmente, é um modelo de financiamento indicado para situações específicas, como projetos de expansão ambiciosos ou o acesso a sócios estratégicos para o futuro do negócio.
Como escolher os modelos de financiamento ideais para a sua escola?
Essa é uma escolha bastante complexa, que deve envolver a gestão, o departamento financeiro, mantenedores, proprietários, entre outros atores relevantes.
As informações deste texto, inclusive, são apenas para consultas e devem ser debatidas em função das necessidades específicas da sua escola.
De todo modo, os critérios principais que você deve observar são os seguintes:
- Prazo: é o tempo para receber o dinheiro. Certos processos são mais burocráticos, por isso a liberação demora. O ideal é você ter um fundo de emergência para evitar tomar decisões com base em prazos apertados. Ao fazer isso, você geralmente perde poder de negociação;
- Valor: é a quantidade de crédito de que você precisa. Aqui, depende bastante da realidade de cada escola. Valores mais baixos podem ser obtidos por meio da antecipação de recebíveis. Valores mais altos podem ser negociados com bancos ou investidores;
- Finalidade: é a destinação do crédito. Há linhas que atendem a projetos específicos, enquanto outros modelos de financiamento são mais “gerais” e menos restritivos quanto ao uso;
- Perfil da escola: parceiros estratégicos, como o Educbank, avaliam diversos aspectos operacionais e de gestão.
Quando investir em um novo modelo de financiamento?
Geralmente, escolas procuram opções de financiamento quando se encontram diante de oportunidades de crescimento.
Os cenários mais comuns incluem:
- Expansão de salas;
- Implementação de novos programas, como ensino integral;
- Construção de novas unidades;
- Melhorias gerais de infraestrutura;
- Atualização de equipamentos e plataformas;
- Capacitação de equipe de gestão;
- Programas de formação continuada de professores.
Também é comum solicitar crédito para lidar com desafios financeiros, como quedas inesperadas de receita, pagamentos a fornecedores ou atenuar o impacto financeiro da inadimplência.
Invista na estabilidade financeira da sua escola
Cada modelo de financiamento serve para necessidades e modelos específicos. O ideal é não depender de apenas uma ação e contar com parceiros que te apoiam em diferentes momentos da evolução da sua escola.
O Educbank apoia escolas de todo o país e prioriza relações de longo prazo, fornecendo segurança e previsibilidade a cada operação.Entenda como funciona e cadastre-se agora para ser uma escola apoiada.
