/
/
7 tendências em educação para 2026 que você precisa conhecer

7 tendências em educação para 2026 que você precisa conhecer

26 de novembro de 2025

5 min

    As principais tendências em educação para 2026 envolvem o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, e abordagens pedagógicas mais interativas.

    Bem, elas não são literalmente novas, pois já fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Mas assumem novos papéis no ensino, tanto nas práticas pedagógicas em sala de aula quanto nas inovações na gestão das escolas. 

    Hoje, você verá um panorama das inovações que estão moldando o futuro da educação no Brasil. Muitas delas, nós do Educbank, acompanhamos em primeira mão em eventos como a Bett 2025.

    1. Aprendizagem personalizada

    A aprendizagem personalizada é uma abordagem que considera o ritmo individual de cada aluno. Isto já ocorre em diversas metodologias ativas, por meio do desenvolvimento de projetos e de apoio individual para cada estudante.

    Cada vez mais veremos formas de sistematizar essas práticas, por meio da coleta e análise de dados de desempenho. Por meio de dados acadêmicos, de engajamento e de dificuldades de cada um, é possível oferecer soluções pensadas para cada um deles.

    Para gestores, essa abordagem requer investimento em tecnologia, na formação docente, na cultura organizacional e na adequação à LGPD.

    2. Tecnologias emergentes

    As chamadas tecnologias emergentes são inovações de grande impacto e que estão sendo desenvolvidas agora.

    Há três tendências principais na educação: inteligência artificial, gamificação e realidade estendida . Provavelmente você já ouviu falar nelas (e ouvirá mais ainda em 2026).

    A inteligência artificial é uma das mais versáteis. Pode estar em chatbots e assistentes virtuais para a gestão, como parceiro para os estudos e até na análise de padrões de aprendizagem, nas escolas com muitos estudantes. 

    A gamificação é a abordagem pedagógica de trazer elementos dos jogos para a sala de aula, por meio de quizzes, pontuações, recompensas, desafios e até chefões. Será tendência por sua capacidade de aumentar o engajamento e transformar a aprendizagem em uma experiência lúdica, até nos temas considerados difíceis, como as matérias de exatas.

    Já a realidade estendida inclui os conceitos de realidade virtual e realidade aumentada. Elas estão começando a fazer parte das estratégias pedagógicas das escolas pela mesma razão que a gamificação. Ela pode ser usada para explorar o sistema solar em 3D, visitar virtualmente museus, entre muitas outras aplicações. 

    O principal desafio é a implementação das tecnologias no Brasil. O principal desafio é financeiro – adquirir os equipamentos, treinar os profissionais e adaptar as disciplinas. 

    3. Competências socioemocionais

    A educação socioemocional já está em alta há alguns anos e deve continuar assim em 2026.

    O tema é tão relevante porque faz parte da formação integral das pessoas, preparando tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional.

    Por isso, será cada vez mais comum a implementação de atividades de desenvolvimento socioemocional em todas as disciplinas da escola. Segundo a BNCC, ela deve ser transversal ao ensino. Ou seja, estar presente sempre, não como um conteúdo isolado.

    4. Gestão escolar ágil

    O conceito de gestão ágil, que propõe a execução rápida e adaptável de projetos, deve ganhar força no contexto das escolas particulares.

    A principal vantagem é capacitar a escola a responder mais rapidamente às necessidades dos alunos e às mudanças no cenário educacional e econômico brasileiro.

    Ela envolve a análise de dados e processos mais flexíveis das equipes de gestão. Em vez de planos rígidos, as escolas ágeis trabalham com ciclos curtos, chamados de sprint, assim como fazem empresas de outros segmentos, como as de tecnologia.

    A implementação dos métodos ágeis nem sempre é simples e requer o desenvolvimento de competências específicas, relacionadas à análise de dados e cultura de experimentação. Enquanto gestor, seu papel é fornecer as ferramentas para que a equipe aprenda estas habilidades. 

    5. Educação em tempo integral

    Programas de ensino integral serão cada vez mais populares no Brasil. Está ocorrendo na educação pública, e as escolas particulares devem acompanhar o ritmo.

    Estes modelos oferecem diversos benefícios, como maior desempenho acadêmico e o desenvolvimento de um portfólio de diferentes habilidades. Além disso, facilita a rotina das famílias em que todos os responsáveis trabalham e, por isso, é considerado um diferencial competitivo relevante. 

    6. Temas transversais

    Os temas transversais são aqueles dentro do conceito de formação cidadã integral. Por exemplo, sustentabilidade, cidadania global, ética, diversidade, direitos humanos, entre outros.

    Eles são “transversais” porque não correspondem a uma única disciplina. 

    Muitas escolas já têm projetos que trabalham esses assuntos, e o número deve crescer em 2026. Cada vez mais famílias privilegiam escolas que abordam esses temas, por meio de abordagens flexíveis e que vão além da mera preparação para o vestibular ou mercado de trabalho. 

    7. Formação contínua de professores

    A previsão é de que o papel da escola na formação docente se intensifique em 2026. 

    O motivo principal é a natureza das tendências na educação. Para aproveitar todo o potencial das novas tecnologias e abordagens acadêmicas, é necessário contar com uma equipe preparada.

    Fora isso, a formação contínua contribui para a motivação dos professores. Logo, traz vários benefícios práticos para a sua escola, como menor turnover e custos associados, maior desempenho dos alunos e maior bem-estar para os docentes.

    A principal tendência é criar processos de formação contínua. Ou seja, oferecer apoio para que os professores se aperfeiçoem durante todo o ano, como parte de uma cultura

    Não fique para trás diante das mudanças

    Todas as tendências em educação para 2026 têm pontos em comum:

    • Apoiam o conceito de formação integral;
    • Envolvem mudanças estruturais nas escolas que quiserem aplicá-las;
    • Necessitam ação imediata por parte dos gestores.

    Se você é mantenedor de uma escola, não precisa ter pressa. A ideia não é que todas as escolas disponibilizem realidade virtual ou reelaborem seus projetos pedagógicos com atividades interdisciplinares.

    No entanto, vale a pena verificar quais dessas ações estão ao seu alcance. Para isso, reveja o seu planejamento de curto, médio e longo prazo e verifique como incorporar as tendências. Para acompanhar estes e outros temas que estão moldando o ensino brasileiro, te convidamos a acompanhar o Instituto Educbank. É a nossa central de materiais para gestores, com livros, podcasts, pesquisas e muito mais.

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.