A educação 5.0 descreve a combinação de tecnologia, como a digitalização e a inteligência artificial, com as dimensões socioemocionais e éticas no centro do processo de ensino. Juntas, elas ampliam os horizontes da escola e promovem a formação integral dos estudantes.
Durante a pandemia, essa virada foi acelerada. Os colégios foram praticamente obrigados a se adaptar a ambientes puramente digitais. E, mesmo passado esse momento, permanece a necessidade de alinhar a educação “de sempre” com as tendências.
Para a gestão escolar, o desafio é adaptar todas as áreas – pedagogia, recursos humanos, finanças, marketing, operações – a essa nova realidade. Neste post, você verá as principais estratégias.
Este texto foi escrito com base em um episódio do podcast do Educbank, o Pod Falar, Gestor. Assista na íntegra:
O que é educação 5.0?
A Educação 5.0 é uma integração do aspecto humano e tecnológico no processo de ensino. Seu objetivo é oferecer maior dinamismo, possibilidades de colaboração e engajamento.
Ela combina três dimensões principais:
- Possibilidades tecnológicas, como IA, plataformas digitais e aplicativos de comunicação;
- Redesenho pedagógico, indo além da transmissão do conteúdo das disciplinas e trabalhando também o desenvolvimento socioemocional;
- Capacidade organizacional, que é o suporte oferecido pela escola para que o ensino aconteça.
Neste processo, a tecnologia é sempre um meio, não um fim. Ou seja, a tecnologia só gera valor quando pode ser traduzida em indicadores reais, quando os professores sabem usar as ferramentas, quando as famílias são incluídas no processo e, principalmente, quando há um objetivo claro para elas dentro do processo pedagógico.
Também é fundamental que a estrutura das escolas se adapte. Além da mudança na infraestrutura física, é necessária uma mudança de cultura. Elementos como o Projeto Político-Pedagógico e a formação continuada de professores devem ser revistos tendo a inovação em mente.
Quais são os impactos da educação 5.0 na gestão escolar?
Os impactos da educação 5.0 na gestão escolar são amplos, abrangendo diversas áreas. Planejamento, orçamento, formação profissional, comunicação, entre outras, são diretamente impactados.
Veja abaixo as principais mudanças em cada área.
Formação docente
A formação de professores é um dos impactos centrais. Muitos profissionais não iniciaram suas carreiras em ambientes digitais. A escola deve apoiar essa atualização, substituindo formações pontuais por programas estruturados.
O professor deve saber exatamente o que se espera dele, como as novas ferramentas entram na prática pedagógica e quais possibilidades ele tem de aplicá-las.
Comunicação com famílias
A escola deve oferecer canais de comunicação acessíveis para que as escolas participem do cotidiano escolar. Entre os mais comuns estão o WhatsApp, os aplicativos e sistemas internos e os comunicados por e-mail.
É necessário pensar sempre em converter investimento em engajamento. Para isso, é necessário combinar esforços entre equipes pedagógicas e de marketing.
Dados e tomada de decisão
A educação 5.0 produz mais sinais mensuráveis. Ou seja, há mais informação que pode ser transformada em dados. E esses dados, por sua vez, devem ser analisados para a tomada de decisão.
Cabe à gestão definir as principais métricas, ensiná-las às equipes e elaborar estratégias para influenciá-las positivamente. Reuniões regulares entre as equipes são uma das melhores formas de definir ações concretas a partir dos indicadores mapeados.
Mudanças pedagógicas
As principais tendências educacionais envolvem, de alguma forma, a tecnologia. Os colégios precisam, simultaneamente, inseri-las nas metodologias adotadas e ensinar os estudantes a dominá-las.
Muitas vezes, isso envolve um redesenho pedagógico, com uso de metodologias ativas, como salas invertidas ou método maker. Também é necessário abordar as competências necessárias para fazer bom uso das tecnologias, como integração socioemocional e educação midiática.
Planejamento financeiro e priorização de investimentos
Adquirir tecnologia sempre envolve um custo. Portanto, a gestão precisa se planejar cuidadosamente, considerando no orçamento do ano os gastos com captação de alunos, formação dos professores, infraestrutura e adaptação de metodologias.
Duas ações podem ajudar a reduzir o desperdício nessa fase: um planejamento detalhado para cada nova aquisição e uma implantação piloto ou gradual.
Governança e cultura
A adoção bem-sucedida da educação 5.0 depende também da clareza de papéis na equipe gestora. Em diversos casos, será necessário atualizar descrições de função, deixando explícitas as responsabilidades relacionadas à inclusão tecnológica, desenvolvimento socioemocional, análise de dados e comunicação com famílias.
Também será necessário definir qual é o conhecimento “mínimo” esperado em cada área, que todos os colaboradores devem ter, e quais funções devem se aprofundar em áreas específicas.
Como se preparar para a educação 5.0?
A preparação deve ocorrer de forma gradual e constante. Nunca haverá um “projeto pronto”, pois a tecnologia está sempre evoluindo. O primeiro passo é alinhar a visão entre todos os colaboradores envolvidos e atualizar os documentos identitários da escola, como o PPP.
Veja algumas dicas práticas para dar os primeiros passos:
- Defina um conjunto conciso de indicadores que todos compreendam (por exemplo, “taxa de aprovação no Enem”, “nota média em redação”);
- Crie um “centro de formação” para que os profissionais mais experientes da escola auxiliem os menos experientes;
- Priorize investimentos por impacto e sazonalidade;
- Ao implementar uma nova tecnologia, teste sempre antes de escalar;
- Realize reuniões frequentes com representantes de diferentes departamentos para interpretar dados em conjunto e alinhar prioridades;
- Defina processos de onboarding para que as famílias conheçam os canais digitais da sua escola;
- Estruture um plano de formação docente que capacite profissionais a desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos e a usar as novas tecnologias em salas de aula;
- Traduza dados complexos em análises simples e acionáveis;
- Revise o PPP e os materiais institucionais para garantir que a identidade da sua escola não se perca no processo de adaptação para a educação 5.0;
- Garanta que a sua escola está alinhada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- Procure cultivar sempre uma cultura de aprendizagem na sua gestão escolar.
A Educação 5.0 não é “moda”, nem uma abordagem passageira. É uma tendência de ensino forte, que estará cada vez mais presente nos próximos anos. Portanto, a questão não é exatamente quando se adaptar, e sim como fazê-lo.
Para mais conteúdo sobre estas e outras inovações na educação, acompanhe o Instituto Educbank! Lá, publicamos pesquisas, entrevistas, livros e podcasts sobre o que há de mais moderno no ensino brasileiro.
