Artigos

A adimplência e Desafios da Gestão Escolar

05 de janeiro de 2022

Nós do Educbank sabemos que a gestão de uma escola envolve muito planejamento estratégico para buscar excelência acadêmica e oferecer educação de qualidade. Sabemos também que diretores e diretoras de instituições de ensino muitas vezes possuem um perfil de mantenedor de um negócio, e não apenas de empresário, cujo foco está na preservação de um ambiente educacional, e não na estrita busca pelo lucratividade de uma escola.

Isso, contudo, não significa que gestores escolares não enfrentem dificuldades comuns a qualquer outro tipo de empresa. Abaixo, abordamos quatro desafios de gestão e como uma solução simples é capaz de impactar profundamente (e positivamente) a capacidade de diretores e diretoras de enfrentá-los.

  1. Fluxo de caixa e Inadimplência de mensalidades. Nós já comentamos sobre esse assunto em nosso blog. Escolas geralmente dependem todo mês de um único dia para receber seus pagamentos – o dia do vencimento do boleto – e, em razão do pagamento de custos, passam o restante do mês com poucas reservas em caixa. Isso se torna um problema quando gastos imprevistos surgem ou quando a baixa disponibilidade financeira restringe a capacidade da escola de investir em si mesma. Manter um fluxo financeiro constante, portanto, é uma missão essencial de todo gestor escolar. Só por tal razão, a solução do Educbank, que garante 100% de adimplência dos pagamentos das mensalidades para a escola, se mostra vital para uma instituição de ensino. Porém, os benefícios de nossa proposta também viabilizam soluções para outros desafios de gestão escolar – eles vão além.
  2. Motivação do corpo docente. O professor é uma figura indispensável para uma escola. Só há ensino se há quem ensine. O sucesso de uma escola é reflexo, entre outras coisas, do sucesso de quem ensina nela. Assim, uma prioridade de um gestor educacional é manter o corpo docente motivado para desenvolver o projeto pedagógico da escola. A garantia de inadimplência zero afeta diretamente a capacidade de gestores motivarem seus professores e professoras: possibilita execução previsível de planos de carreira e dá a possibilidade de a escola incentivar a capacitação contínua de seus docentes.
  3. Estímulo aos alunos. Se não há ensino sem quem ensine, também não há ensino se não há quem aprende. A educação nas escolas não é apenas responsável pela formação da força de trabalho do futuro, mas também da próxima geração que liderará os próximos passos da sociedade em face das principais questões sociais hoje existentes. Com o fluxo de caixa em dia, gestores escolares são capazes de, indiretamente, auxiliarem estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades em ambientes melhor ajustados para a educação. O que nos leva ao quarto desafio.
  4. Disponibilização de novas tecnologias. Em tempos de acesso à internet e de digitalização generalizada das comunicações, toda escola deve estar atenta ao uso de tecnologia e em como empregá-la em seus processos de ensino. Um grande desafio de gestores escolares é incluir tecnologias na sala de aula, de forma a contribuir produtivamente para o aprendizado de alunos. Com a garantia de adimplência total, gestores podem se planejar não só para manter as estruturas da escola, mas investir em novas tecnologias e expandir a capacidade de ensino da instituição de ensino.

Nós do Educbank estamos cientes de tais desafios – e justamente através de nossa solução buscamos gerar impactos positivos, de modo direto e indireto, para auxiliar diretores e diretoras a executarem sua principal atribuição: garantir educação de qualidade.

Leia também

O Educbank na mídia:

img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img

Já imaginou ter mensalidades em dia?

Entre em contato e saiba mais sobre o Educbank.