Mantenedor, hoje a sua escola investe no acolhimento aos professores?
Profissionais da docência estão expostos a diversos tipos de pressão: desafios emocionais, rotinas apertadas, pressão por resultados, pouca valorização profissional, entre tantas outras.
É por isso que os espaços de apoio e escuta ativa são tão importantes.
Além de melhorar o engajamento e diminuir o turnover, o acolhimento aos professores também contribui para um ensino de maior qualidade, o que beneficia toda a comunidade escolar.
Geralmente, escolas investem em ações pontuais para engajar e motivar os profissionais. Neste post, você aprenderá como criar uma cultura de acolhimento em tempo integral.
O que significa acolher os professores?
Acolher os professores significa oferecer suporte emocional, institucional e pedagógico. É criar um ambiente de respeito e valorização desde o primeiro dia deles na escola até o último.
Vários tipos de atividades podem promover esse acolhimento: reuniões de integração, programas de mentoria, espaços para expressão de dificuldades, programas de reconhecimento ao mérito, entre tantos outros.
É importante que tudo isso ocorra de forma contínua. Primeiro, porque se forem ações isoladas, os benefícios são apenas momentâneos. Em segundo lugar, porque ações isoladas não fortalecem os vínculos entre professores e escola.
Os desafios dos professores
O primeiro passo no acolhimento aos professores é compreender os seus desafios. Assim, você consegue criar planos direcionados para ajudá-los a superar os obstáculos.
Idealmente, sua equipe de gestão deve ter contato próximo com os profissionais para entender as particularidades de cada um. Mapeie as dores e procure identificar padrões. Por exemplo, se diversos professores estiverem com receios relacionados à saúde financeira, verifique se existe a possibilidade de aumento, se o plano de carreira está adequado, ou se é possível oferecer materiais de apoio para planejamento financeiro.
Os desafios mais recorrentes incluem adaptação a um novo ambiente escolar, falta de recursos e apoio institucional e questões relacionadas à diversidade e inclusão.
Adaptação ao ambiente escolar
Acontece com professores que estão entrando em uma nova escola ou trabalhando com uma nova metodologia. Nesses ambientes, eles precisam se adaptar rapidamente à cultura, normas, processos pedagógicos e dinâmicas com colegas e gestores. Para muitas pessoas, é um período desgastante, especialmente quando não há iniciativas para promover uma integração gradual.
Falta de apoio institucional e recursos
É o sentimento de “estar trabalhando sozinho”. Manifesta-se pela dificuldade em acessar materiais didáticos de qualidade, salas mal equipadas, poucas oportunidades de formação continuada, ausência de orientações pedagógicas ou ter de lidar com um projeto político-pedagógico mal formulado.
Questões relacionadas à diversidade e inclusão
Professores precisam estar aptos a lidar com diferenças culturais, socioeconômicas e de identidade. Nem sempre os professores têm recursos e formações para promover um ambiente verdadeiramente inclusivo. Em alguns casos, os próprios professores podem sentir diretamente esses efeitos – como os professores de outra nacionalidade.
Estratégias eficazes de acolhimento aos professores
Mais do que pensar em “atividades” específicas, você deve criar estruturas que acolham os professores durante todo o ano letivo. Elas devem ser elaboradas com base nos desafios específicos dos profissionais da sua instituição.
Geralmente, programas de mentoria, formação continuada, espaços de conversa e integração em ambientes digitais são ações “coringa” que funcionam para a maioria dos cenários.
Envolva toda a gestão no processo, colha o feedback dos professores para entender do que eles gostam mais e implemente durante o calendário escolar.
Programas de mentoria e tutoria
Identifique professores experientes e com perfil colaborativo para mentorar os novos profissionais. Formalize (e remunere) esse papel, defina responsabilidades e os melhores canais de comunicação entre os profissionais. Acompanhe de perto o funcionamento do programa, para que ele realmente se torne um espaço para aprender com quem tem mais tempo de casa.
Formações continuadas e workshops
É uma das ações mais clássicas. Entenda as demandas dos professores e ofereça oportunidades para que eles continuem a estudar e aprender. Algumas ideias de temas são metodologias ativas, gestão de sala, inclusão, saúde emocional, entre tantas outras. Mantenha-as durante todo o ano, mas sem sobrecarregar a equipe.
Espaços de conversa
Mantenha sempre canais de comunicação abertos com a equipe docente. Você pode fazer de diferentes formas, como rodas de conversa e grupos de discussão abertos, ou em reuniões 1:1 entre gestão e professores. Deixe que os professores escolham os temas das conversas e pratique a escuta ativa. Saia de cada conversa com um plano de ação para melhorar os problemas ou reconhecer os sucessos.
Integração digital
Se possível, disponibilize também canais de comunicação online exclusivos para professores. Use-os para organizar encontros e facilitar as demais ações. Assim, mesmo os profissionais que têm menos horas de carga horária na sua escola sentem-se incluídos.
Saúde mental e bem-estar dos professores
A saúde mental é um dos pilares do acolhimento de professores. Logo, você deve ter um olhar atento e profissional para sintomas de estresse e ansiedade.
O papel da gestão escolar não é tentar “curar” o profissional, nem tentar “descobrir” se há algum problema de bem-estar. Em vez disso, deve oferecer um ambiente profissional empático, que valoriza o trabalho (inclusive financeiramente) e promove diálogo.
Dessa forma, você oferece as ferramentas para promover o bem-estar entre a equipe docente. Caso eles tenham alguma demanda, naturalmente entrarão em contato, pois sabem que a escola oferece suporte e não promove pressões desnecessárias.
Na prática, há várias formas de promover o bem-estar dos professores: criando parcerias com profissionais de psicologia, oferecendo programas de ginástica laboral, benefícios para atividades culturais, criação de espaços de descanso, gestão humanizada, entre outras.
Os caminhos para uma escola acolhedora
Estabelecer uma cultura de acolhimento aos professores não é um processo rápido, nem tem um “fim”. A escola deve estar sempre atenta aos interesses e desafios dos professores, para promover novas ações e adaptar o planejamento.
Para fazer isso, crie um ciclo de feedback: ouça os professores, estabeleça as ações e pergunte para eles se atendeu às expectativas. Use pesquisas de satisfação, reuniões e conversas diretas para entender se a escola está no caminho certo.E, para aprofundar os seus conhecimentos em gestão escolar e descobrir novas estratégias para fortalecer a sua escola, continue acompanhando os conteúdos do blog do Educbank e do Instituto Educbank!