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Black Friday para escolas: promoções para captar novos alunos

Black Friday para escolas: promoções para captar novos alunos

30 de outubro de 2024

5 min

    A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do comércio. Mas ela também é uma excelente oportunidade para potencializar a captação de novos alunos em escolas particulares em 2025.

    Em 2024, a Black Friday aconteceu em 29 de novembro. Para escolas, é interessante planejar ações durante todo o mês, com descontos ou promoções. Além de captar novos alunos, esse tipo de campanha ajuda a reforçar o valor da instituição. 

    Neste artigo você confere como potencializar a captação de alunos na Black Friday. Aprenda como elaborar campanhas efetivas e algumas dicas de ofertas que você pode oferecer em novembro.

    Como planejar ações de Black Friday na escola

    As campanhas de Black Friday para escola precisam ser muito bem estruturadas. É necessário considerar aspectos financeiros e estruturais do colégio, desde entender as demandas das famílias, até mensurar o impacto das ações no longo prazo. 

    Você deve fazer isso com responsabilidade, enviando propagandas enganosas, ou promessas que a sua instituição não pode cumprir. 

    Confira abaixo o que observar no planejamento das promoções de Black Friday para escolas:

    • Faça ofertas reais: na Black Friday, as fiscalizações aumentam para evitar fraudes. Qualquer oferta que manipule preços ou induza ao erro pode ser considerada crime pelo Código de Defesa do Consumidor. Por isso, seja transparente para conquistar a confiança das famílias. Ofereça descontos reais e nem aumente valores para aplicar descontos “pela metade do dobro”.
    • Calcule os descontos: qualquer desconto deve ser benéfico tanto para a escola quanto para as famílias. Com base na sua política de desconto, calcule os valores considerando a viabilidade financeira da escola e o valor dos novos alunos. Você também pode avaliar a taxa de evasão escolar para definir as ofertas necessárias para preencher a demanda por novas matrículas.
    • Crie boas ofertas: embora os preços atrativos sejam o foco da Black Friday, para escolas, a qualidade dos serviços educacionais deve ser o ponto central. Use uma comunicação que ressalte as vantagens e diferenciais da instituição, ao mesmo tempo que destaca os descontos oferecidos.
    • Treine a equipe: Na verdade, são as equipes, já que diversos setores do colégio devem colaborar para fazer a Black Friday da escola acontecer. O bom atendimento aumenta as taxas de matrícula, o financeiro gerencia contratos e condições de matrícula, o marketing gera listas de interessados. Ao estruturar uma equipe de matrícula, todos ficam cientes das regras e das melhores abordagens para captar alunos, o que aumenta as suas chances de sucesso. 

    Estratégias promocionais para atrair novos alunos em 2025

    A escola pode oferecer mais do que descontos em matrículas e mensalidades. Para a Black Friday das escolas, é possível adotar estratégias exclusivas com bônus e parcerias. 

    Assim, sua campanha de captação para o próximo ano ganha mais alcance. Confira algumas das melhores estratégias para a sua campanha. 

    Isenção ou desconto na taxa de matrícula

    Ofereça um desconto na taxa de matrícula para novos alunos que se inscreverem na Black Friday. Outra opção é isentar a taxa de matrícula, sem repassar o valor para outras mensalidades. 

    Para aumentar a efetividade da ação, crie um senso de urgência. Destaque que a promoção vale apenas durante o mês de novembro ou na última semana da Black Friday. Essas são ofertas atrativas aos pais, pois economizam um custo significativo. 

    Descontos na mensalidade

    Outra oferta atraente são os descontos na mensalidade de novos alunos. A escola pode oferecer, por exemplo, 10% de desconto em todas as mensalidades do próximo ano. Outra possibilidade com menor impacto no orçamento é um abatimento maior nos primeiros meses de 2025. 

    Mas, lembre-se: mantenha a transparência na comunicação. Explique as condições e período de vigência da oferta e deixe tudo esclarecido em contrato. Essa prática é importante para evitar mal-entendidos e problemas de inadimplência no futuro.

    Promoções com parceiros locais

    Crie parcerias com empresas locais para oferecer benefícios extras além de descontos em matrículas e mensalidades. Você pode criar cupons ou descontos em livrarias ou lojas de material escolar parceiras, por exemplo. 

    Essa opção é útil se grandes descontos nos seus serviços não forem viáveis. Assim, sua campanha se mantém interessante para os pais. 

    Além disso, esta ação fortalece a marca da escola junto a empresas da sua região, o que pode abrir as portas para outros tipos de parcerias no futuro. 

    Bônus para novas matrículas na Black Friday

    Crie bônus extras para quem se matricular durante a campanha de Black Friday da escola. Aqui a ideia é pensar em benefícios que não são descontos diretos, mas ainda assim são atrativos. Por exemplo:

    • Um curso de extensão gratuito;
    • Desconto na compra de material didático;
    • Vale-refeição na cantina da escola;
    • Kit extra de uniforme escolar.

    Nesse caso, ofereça as ofertas também para quem está renovando a matrícula. Caso contrário, pode gerar uma situação chata com os pais e gerar questionamentos do tipo “por que os alunos novos tem isso, e meu filho que estuda aqui a vida inteira não tem?”.

    Desenvolva programas de indicação

    Ofereça benefícios para famílias que indicarem novos alunos durante o período de Black Friday. Pode ser tanto para quem está se matriculando agora, quanto para quem já está matriculado e indicar um colega para a instituição.

    De acordo com as suas condições financeiras, você pode oferecer descontos na mensalidade ou brindes para o início do ano letivo.

    Além de ajudar na captação de alunos, também fortalece os vínculos com as famílias e promove a escola de forma espontânea. E, por fim, o feedback de alunos já matriculados traz uma visão real da qualidade de ensino, reforçando a imagem positiva da instituição.

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    Na reta final do ano, a captação de alunos fica mais competitiva. Por isso, você precisa de um bom planejamento estratégico, reunir a equipe gestora, definir as ações e turbinar as suas campanhas com a data, amplamente conhecida pelas suas promoções e ofertas. 

    Lembre-se: as ações devem estar de acordo com a sua capacidade financeira e de estrutura. Não adianta captar alunos a um valor muito baixo, que não paga os seus investimentos em educação no longo prazo. 

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