A sua campanha de matrículas deve destacar os diferenciais da sua escola. Para isso, é preciso montar um planejamento detalhado com metas, público-alvo e os pontos únicos da sua escola. Defina também um orçamento, cronograma e onde realizar as ações.
Esse tipo de planejamento é fundamental para manter ou ampliar o número de matrículas. Assim, a escola também não tem perdas financeiras e combate a evasão escolar, seja de alunos formados ou não fidelizados.
Neste artigo você vai entender em detalhes todos os passos para uma campanha de matrículas de sucesso em 2025. Entenda a importância, as etapas e dicas para uma captação assertiva no próximo ano.
Por que a campanha de matrícula é importante?
A campanha de matrícula é fundamental para o sucesso da sua escola no próximo ano. Ela divulga sua escola, é um reforço de marca, fortalece sua relação com a comunidade e reforça as finanças.
É uma oportunidade para destacar os seus pontos fortes. Você deve divulgar o propósito da sua escola, preparar alunos para o vestibular, por exemplo. Também pode mostrar sua proposta de valor: uma metodologia de ensino especial, aulas em tempo integral, infraestrutura incrível, entre outros.
Também é uma oportunidade de alinhar as expectativas dos pais e alunos, apresentando os detalhes de como cada projeto é executado. Por exemplo, no caso de uma escola bilíngue: os professores são nativos? É bilíngue em todos os níveis de ensino? Os alunos participam de provas internacionais de proficiência?
Como planejar a campanha de matrículas em 2025
O planejamento da sua campanha deve se basear em:
- Metas que você deseja alcançar;
- Diferenciais da sua escola;
- Público-alvo que você deseja atingir.
Aqui, é importante ser realista e específico no planejamento. Nessa lógica, “ser a maior escola da cidade” não seria uma boa métrica, pois é muito geral. “Aumentar em 20% o número de matrículas” seria mais interessante, pois você pode de fato medir o sucesso da campanha.
Para chegar lá, você deve se nortear através de um cronograma detalhado. Veja os detalhes para isso abaixo.
Metas
Estabeleça objetivos claros e mensuráveis para a campanha de matrícula da sua escola.
Primeiro, observe os indicadores atuais da sua escola. Analise as métricas relacionadas à captação de alunos e a partir daí, defina as metas de crescimento ou manutenção de números.
Aqui, é importante avaliar também a estrutura, equipe e recursos disponíveis. Assim, você terá a noção exata de quantos alunos o colégio pode comportar em cada nível de ensino.
Público-alvo
Identifique o perfil de famílias que você deseja atrair.
Você precisa reforçar a quantidade de matrículas nas séries iniciais? Qual a faixa de renda familiar que você busca atingir? Essas são questões que devem ser avaliadas para definir o público-alvo da campanha.
Também é preciso considerar os estudantes atuais, pois a campanha deve abordar a rematrícula.
Avalie a probabilidade de matrículas e divulgue a campanha para os pais com antecedência. Nesse sentido, vale criar ações diferenciadas para fidelizar os alunos já matriculados na sua escola.
Diferenciais
Destaque os pontos fortes da sua instituição, aqueles que a diferenciam da concorrência.
Essa lista pode incluir:
- Método de ensino;
- Tecnologias aplicadas no aprendizado;
- Qualificação dos professores;
- Infraestrutura;
- Atividades em tempo integral;
- Número de alunos aprovados em vestibulares concorridos.
O objetivo é mostrar aos pais porque devem matricular os filhos na sua escola. Reforça que o seu colégio vale o investimento e tem a capacidade de transformar o futuro de seus alunos.
Lembre-se que todos os seus concorrentes estarão tentando transmitir essa mensagem.
Comunicação
Escolha os canais mais adequados para divulgar a campanha, como redes sociais, site da escola, e-mail marketing, materiais impressos, etc.
Existem diversos canais de marketing educacional disponíveis. Eles são fundamentais para captar novos alunos e fortalecer a relação entre colégio e famílias.
As principais dicas são:
- Manter o site atualizado;
- Postar nas mídias sociais da escola;
- Usar fotos, vídeos e texto;
- Indicar os caminhos para a matrícula;
- Usar outros canais de comunicação, como e-mail marketing;
- Entrar em contato com sua equipe de marketing para definir uso de anúncios e orçamento necessário para eles.
Estes canais permitem divulgar a lista de diferenciais que você selecionou anteriormente.
Mensagem
Desenvolva uma mensagem clara, concisa e convincente que transmita os benefícios de estudar na sua escola.
Para criar esse material é importante que os seus diferenciais e o público-alvo seja claro. Uma dica é separar o principal destaque da sua instituição e utilizar como o mote da campanha.
Ele será o fio condutor de toda a campanha de matrícula e estará presente em todos os materiais de divulgação.
Cronograma
Estabeleça um cronograma com datas e prazos para cada etapa da campanha. Esse calendário é importante para você ter controle de todas as ações. Isso inclui desde períodos do planejamento e execução da campanha até os prazos de matrícula.
Quando serão abertas as matrículas? Alunos que já estão matriculados terão prioridade? Haverá prazos com valores promocionais?
Tudo isso deve ser definido ainda na fase de planejamento. Lembrando que essa organização deve ser feita com antecedência. Assim, você terá tempo de executar todas as ações conforme o previsto. Não deixe para decidir tudo em cima da hora!
Orçamento
Defina um orçamento realista e aloque os recursos para a campanha de forma estratégica.
Analise sua situação financeira atual para definir valores possíveis para captação de novos alnos na campanha de matrículas de 2025.
Essa noção das finanças também é importante para definir quais serão os preços ou condições de pagamento praticados nas matrículas e na mensalidade.
Monitoramento da campanha de matrículas
Acompanhe os resultados e faça ajustes sempre que necessário.
Métricas dos anúncios, mídias sociais e o número de pais que entram em contato são bons indicadores do sucesso das suas ações.
Eles também podem indicar se a mensagem não está clara, se o público-alvo não está sendo alcançado, ou se os diferenciais não são atrativos o suficiente.
O que você pode fazer na campanha de matrículas 2025
O planejamento da sua campanha pode incluir descontos, eventos e depoimentos. Lembre-se, as ações devem ser criativas e impactantes. Algumas dicas para a sua campanha de matrícula para 2025 são:
- Descontos e promoções: ofereça incentivos financeiros para novos alunos. Essa ação pode incluir a isenção de taxa de matrícula ou condições especiais para o pagamento da mensalidade. Um dos tipos mais comuns são os descontos para irmãos;
- Eventos e atividades: organize eventos para apresentar a escola aos pais e alunos. Você pode planejar dias abertos, workshops e palestras. É uma ótima forma de mostrar a estrutura da sua escola e apresentar a qualificação da equipe docente;
- Depoimentos de alunos e ex-alunos: colha depoimentos para mostrar a qualidade do ensino e a satisfação dos alunos com a escola. Esse material pode ser feito em vídeo e texto. A dica é compartilhar nas redes sociais, peças publicitárias e no site;
- Material promocional: crie materiais impressos e digitais para divulgar a campanha. Eles devem conter as principais informações sobre a sua escola: equipe, estrutura, método de ensino. Você pode distribuir folders em seus eventos, utilizar outdoor ou jornal, além de veiculação em mídias sociais e no YouTube;
Defina sua estratégia e coloque em prática!
Quando definir o que, como e onde comunicar, é hora de reunir a sua equipe e definir as ações para a campanha de matrículas de 2025.
Ao planejar, lembre-se: metas, público-alvo e diferenciais, cronograma e orçamento. Eles são a base de uma campanha efetiva. Quando você tem estes pontos bem definidos, fica mais fácil criar os ativos da campanha, como as peças de marketing.
Quer saber mais sobre as estratégias para a captação e retenção de alunos? Acompanhe as tendências educacionais no blog do Educbank.
Também publicamos conteúdo exclusivo por meio do Instituto Educbank e realizamos lives com especialistas em educação no nosso canal no Youtube.