A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define como o ensino deve acontecer nas escolas do Brasil, desde o Ensino Infantil até o Médio. Entre as partes mais diretrizes estão os campos de experiências.
Eles organizam as diferentes esferas do desenvolvimento infantil. Por meio deles, os professores têm orientações sobre como devem ensinar as crianças, considerando as particularidades e necessidades de cada uma.
Neste texto você verá os detalhes sobre os campos de experiência definidos para a educação infantil e como cada um deles contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Quais são os campos de experiência na BNCC?
Cada criança é de um jeitinho, não é? Mas, mesmo assim, tem habilidades que fazem parte do desenvolvimento de todas.
A BNCC reconhece essas diferenças e, a partir delas, definiu os campos de conhecimento que todo estudante deve dominar.
São cinco áreas:
- O Eu, o Outro e o Nós;
- Corpo, Gestos e Movimentos;
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Os projetos pedagógicos de todas as escolas devem abordar estas áreas, independentemente do estado ou do estilo de ensino.
Conheça os campos de Experiência da BNCC
Veja abaixo a definição e os objetivos de cada campo de experiência. Em geral, elas contribuem para que as crianças aprendam a se expressar, interagir com o mundo e com as pessoas à sua volta.
1. O Eu, o Outro e o Nós
Quando as crianças interagem com os coleguinhas ou com adultos, desenvolvem uma maneira própria de agir, sentir e pensar. A partir dessas primeiras interações sociais que acontecem na família e na escola, elas começam a formar ideias, refletir sobre elas mesmas e sobre as outras pessoas.
Ou seja, elas entendem que também são pessoas e que fazem parte de um grupo. Por isso, devem explorar suas emoções e a capacidade de se relacionar com os outros de forma respeitosa e harmônica.
Por isso, as práticas pedagógicas desse campo devem estimular a empatia, inclusão, solidariedade e respeito à diversidade.
2. Corpo, gestos e movimentos
O corpo é visto como uma forma de expressão e interação. Afinal, desde bebês usamos os sentidos, gestos e movimentos para explorar o mundo e nos comunicar.
Na BNCC, as atividades do campo envolvem dança, brincadeiras de correr, pular, escalar e explorar as diversas possibilidades que o corpo oferece no espaço. Por meio delas, se constroem habilidades como coordenação motora e consciência corporal.
Além disso, é por meio deste campo que as crianças começam a entender a importância dos cuidados com o próprio corpo.
3. Traços, sons, cores e formas
Esse campo aborda a expressão criativa das crianças por meio de diferentes linguagens artísticas. O objetivo é desenvolver senso estético, criatividade e expressão de sentimentos.
Aqui, as crianças exploram diferentes materiais, como tintas, lápis de cor e argila para desenhar, pintar e fazer esculturas, além de produzir outras formas de arte, como música.
Ao produzir, as crianças também melhoram a sua percepção. Elas aprendem sobre os traços, sons, cores e formas e usam esse conhecimento para refletir sobre aquilo que está ao seu redor.
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação
A linguagem é uma das ferramentas mais importantes no processo de aprendizagem das crianças. E não são só as aulas de português – a BNCC considera também a importância da comunicação não-verbal.
Aqui as crianças serão incentivadas a ouvir e a falar. Inclui conversas, contação de histórias e criação de narrativas. De acordo com este campo de experiência, a criatividade é fundamental para a formação de cidadãos críticos e autônomos.
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Esse campo de experiência sugere que as crianças entendam e explorem o mundo por meio de diferentes dimensões, como a percepção do espaço e do tempo, o reconhecimento de quantidades e a realização de experimentos que envolvem mudanças e transformações.
Aqui teremos atividades que favorecem a compreensão de conceitos matemáticos e científicos básicos, como a noção de grandeza, medida, tempo, quantidade, entre outros.
A prática pedagógica deve incentivar as crianças a desenvolver hipóteses e construir um pensamento lógico.
A integração dos Campos de Experiência na prática pedagógica
A BNCC apresenta os Campos de Experiência separadamente, mas eles não devem ser divididos na prática docência. Para que as crianças tenham experiências completas e enriquecedoras, devem ser trabalhadas de forma integrada.
Há diversas formas de fazer, como:
- Estimular as crianças a contarem histórias em grupo, para desenvolver linguagem e habilidades sociais/emocionais;
- Incentivar as crianças a trabalharem música e dança ao mesmo tempo, para estimular a criatividade e habilidades motoras;
- Criar atividades de pinturas baseadas em histórias contadas pelos professores ou colegas, para incentivar imaginação, linguagem e expressão artística;
- Explorar a natureza com brincadeiras sensoriais para conectar percepção corporal e de cores e formas;
- Abordar música como forma de linguagem e de expressão artística;
- Planejar atividades culinárias simples para ensinar sobre medidas, quantidades e interação com os colegas;
Promova a formação integral dos estudantes
Os campos de experiência da BNCC oferecem uma abordagem completa, para formação integral dos alunos. Todas as escolas devem segui-las – e há diferentes formas de fazê-lo.
Além de incluir os campos de experiência na prática docente, é possível explorar metodologias ativas, espaços inovadores de aprendizagem, metodologia STEAM, entre muitas outras.
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