Os desafios financeiros estão entre os principais das escolas particulares. Eles envolvem gestão de inadimplência, relacionamento com fornecedores, captação de alunos, planejamento de investimento, entre outras atividades.
Todas têm algo em comum: o seu impacto pode ser atenuado por meio da diversificação de receitas e do acesso a linhas de crédito eficientes. Com as estratégias certas, gestores e mantenedores podem obter a tranquilidade necessária para lidar com os cenários planejados e os imprevistos.
Neste artigo, você conhecerá algumas estratégias de captação de recursos para escolas particulares brasileiras. São diversas ideias a considerar, testar e implementar no cotidiano da sua instituição.
A importância de captar recursos para escolas particulares
A captação de recursos é fundamental para escolas que querem crescer de forma responsável. Custos fixos aumentam, assim como as demandas por inovação, tecnologia e infraestrutura.
Se os planos forem ambiciosos, apenas a receita das mensalidades pode não bastar. Principalmente caso haja um investimento grande em vista, como criação de novas unidades ou investimento em metodologias ativas, como construção de salas maker.
A concorrência também pressiona. Famílias têm diversas opções de escolas para escolher, inclusive aquelas financiadas por grandes grupos educacionais, que injetam dinheiro na construção desse tipo de projeto.
Portanto, em algum momento, gestores e mantenedores precisam conhecer as fontes de receita disponíveis para escolas. O ideal é testar aos poucos para entender o que realmente faz sentido.
Estratégias de captação de recursos para escolas
As principais fontes alternativas de receita envolvem uma oferta diversificada de serviços, editais e acesso a linhas de crédito diferenciadas.
Conheça abaixo algumas opções viáveis para escolas particulares brasileiras.
1. Diversificação de fontes de renda
Consiste em oferecer serviços que podem ser monetizados de alguma forma ao longo do ano letivo. São ações simples, mas que, quando somadas, podem contribuir para a geração de caixa.
Algumas ideias são:
- Eventos, como gincanas, jantares, festa junina, entre outros;
- Atividades extracurriculares pagas à parte, como cursos de idioma, robótica, aulas de dança, entre outras;
- Aluguel de espaços, como ginásios e auditórios, quando não estão em uso da escola;
- Cantina com alimentos diferentes;
- Cursos para a comunidade externa, como preparatórios para Enem ou cursos de preparação profissional;
- Serviços especializados para os alunos, como colônia de férias, orientação vocacional ou reforço individual.
2. Parcerias com empresas locais
Além de gerar receita, as parcerias estratégicas tornam a escola mais conhecida na comunidade local. E as empresas parceiras também têm benefícios, que podem variar de benefícios fiscais a reforço de marca.
Há diversas formas de fazer:
- Patrocínios corporativos para eventos;
- Parceria com empresas para programas de bolsa de estudo;
- Projetos colaborativos, como programas de mentoria, palestras com executivas e visitas técnicas;
- Parcerias para doação de equipamentos, como computadores ou equipamentos esportivos;
- Convênios com livrarias, papelarias, academias e restaurantes para a comunidade escolar;
- Parcerias com universidades para ações de ensino e preparação para o mercado de trabalho.
3. Acesso a linhas de crédito mais atrativas
Quando bem planejado, o acesso a linhas de crédito pode acelerar o crescimento da sua escola. Para isso, você deve negociar com múltiplas instituições e comparar os custos efetivos de cada oportunidade.
Há diversas linhas de crédito disponíveis no Brasil, oferecidas pelo Governo Federal e pelos governos estaduais. Também há algumas condições oferecidas diretamente por bancos e cooperativas.
Parceiros como o Educbank também oferecem condições diferenciadas, especialmente pensadas para as necessidades das escolas particulares.
Além do apoio à gestão e à proteção contra a inadimplência, o Educbank oferece acesso a linhas de crédito diferenciadas para escolas parceiras.
4. Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é uma operação que melhora o fluxo de caixa sem depender de novos aportes.
Para ter acesso, entre em contato com seus parceiros, como a credenciadora da sua maquininha de cartão. O mesmo vale para os demais parceiros financeiros da sua escola.
O Educbank antecipa o pagamento das mensalidades todos os meses. Por meio da nossa solução de Receita Garantida, a escola recebe o pagamento todo início de mês, mesmo quando as famílias atrasam.
5. Invista em marketing educacional
De certa forma, o marketing educacional também pode ser considerado uma forma de captação de recursos. A lógica é bem simples: quanto mais alunos, maior é a receita recorrente de mensalidades.
Junto da sua equipe de marketing, considere o seguinte:
- As melhores estratégias para atrair alunos, como SEO local, Google Ads e redes sociais;
- Ações de marketing de conteúdo, como podcasts, newsletters e produção de vídeos;
- Otimização da taxa de conversão, com tarefas como melhorar o site, criar um tour virtual, otimizar o processo de matrícula e configurar chatbots para atendimento.
6. Programas de incentivo fiscal
Editais federais, estaduais e até municipais podem apoiar o desenvolvimento do seu projeto pedagógico.
Por meio deles, você pode obter apoio para ações específicas, como programas de bolsas de estudo, parcerias com empresas privadas, projetos esportivos ou de inclusão, entre outros.
Muitas escolas desconhecem esses recursos – e, de fato, muitos editais conhecidos vetam a participação de instituições particulares, mas vale a pena conferir as opções e se elas encaixam na sua visão de futuro.
As armadilhas financeiras da captação de recursos
A captação de recursos deve ser considerada uma estratégia contínua de crescimento. Quando as escolas estão em “modo de emergência”, tendem a aceitar condições pouco favoráveis, como taxas de juros elevadas ou projetos de alto risco.
Procure evitar estas situações:
- Montar planejamentos sem análises de dados consistentes;
- Depender exclusivamente do pagamento de mensalidades;
- Antecipar recebíveis com taxas altas;
- Investir em infraestrutura sem validar demanda;
- Não investir em governança, o que prejudica a confiança com parceiros.
Invista na captação de recursos para sua escola
Você não precisa começar com estratégias ambiciosas. Se você ainda não explora novas fontes de receita, monte um “plano piloto”. Anote todas as opções disponíveis, com seus prós e contras, e comece pelo mais simples.
Avalie os primeiros resultados e, com a situação financeira mais confortável, continue investindo.
O Educbank pode apoiar sua escola nesse processo. Nossas soluções de antecipação de mensalidades, sistema de gestão e acesso a linhas de crédito permitem que você tenha máxima tranquilidade para planejar o futuro do seu ensino. Conheça as opções e cadastre-se agora.