Mantenedor, você usa as férias para captar alunos? Muitas escolas veem as férias como um período de baixa movimentação. A realidade é que gestores atentos podem transformar esse período em uma fonte de geração de matrículas.
As férias são estratégicas porque permitem que a escola colabore diretamente com um desafio logístico dos pais: cuidar das crianças em meio à correria da rotina, que para eles, não para.
Além de criar vínculos, você pode gerar matrículas no período, se souber comunicar os benefícios do jeito certo.
Neste post, você aprenderá como aproveitar o período de férias para captar alunos a partir de diversas atividades pedagógicas.
Por que as férias escolares são uma oportunidade estratégica?
O senso comum enxerga as férias como um momento de “desligar totalmente”. Na prática, não poderia estar mais longe disso: a escola não cessa as suas atividades. E nem os pais, que continuam trabalhando, muitas vezes em período integral.
Logo, para fazer captação de alunos nas férias, você deve tornar a escola um espaço vivo. Use-a para demonstrar a sua proposta pedagógica e convide as famílias para conhecer os espaços.
Muitos pais, inclusive, têm apenas o período de férias para tomar decisões de matrícula. Vivências bem conduzidas podem ser o fator decisivo para que eles escolham a sua escola para o próximo semestre ou ano letivo.
E, para quem já está matriculado, é uma oportunidade de entender se a criança gosta do ambiente e se está bem adaptada. Isso pode reduzir a evasão para os próximos anos.
Atividades pedagógicas nas férias para captar alunos
A principal forma de usar as férias na captação de alunos é por meio de atividades especiais no período. São aquelas clássicas, como colônias de férias, passar a noite na escola, fazer festas temáticas, entre outras.
Na hora de organizar o cronograma, você deve levar em consideração:
- O bem-estar dos estudantes, que sempre será o principal;
- Momentos lúdicos e bem planejados, com detalhamento da rotina até o cardápio;
- Como mostrar todo esse cuidado aos pais de forma clara e tangível.
Concentre-se em construir uma experiência diferente para os estudantes e para os pais.
Assim, além de oferecer um espaço seguro e estimulante durante as férias, você quebra as objeções frequentes de matrícula, como “será que meu filho vai gostar da escola?” ou “será que ele vai se adaptar?”.
Veja abaixo alguns exemplos de atividades. Se quiser ver em detalhes, com exemplos práticos, assista ao vídeo abaixo – é um episódio do Pod Falar, Gestor!, o podcast do Educbank sobre gestão de escolas particulares.
Colônia de férias
As colônias de férias permitem que os estudantes descansem, se divirtam e ainda assim aprendam. O importante é dar outra cara para a escola, torná-la um ambiente mais leve e divertido.
Para organizar, considere:
- Período de realização e onde acontecerá, se apenas dentro da escola ou se envolverá passeios;
- A equipe de monitores necessária;
- As atividades principais, que podem envolver visitas guiadas a museus, parques ou zoológicos, festas, exibição de filmes, apresentações musicais, festinhas, entre outras;
- A infraestrutura e materiais necessários para as atividades;
- A alimentação, que deve ser balanceada;
- Se haverá algum tema principal para conectar todas as atividades;
- Os protocolos para lidar com emergências.
Acantonamentos
Acantonamento significa passar a noite na escola. Isso torna a experiência bem diferente do habitual, já que a noite e a madrugada são justamente os únicos períodos onde os estudantes nunca estão lá.
O planejamento é igual às colônias de férias: defina as datas, quem deve estar lá, quais serão as atividades, onde acontecerão os espaços, quais serão os lanchinhos e o que fazer em emergências.
Um dos principais diferenciais dessa atividade é a criação de vínculos. O acantonamento é uma experiência afetiva, que faz os alunos de fato se sentirem parte de um grupo.
Clubinhos de verão
Os clubinhos são uma programação leve para o período de recesso. É um momento de recreação, que interessa principalmente aos pais que querem tirar os filhos da rotina, mas não sabem como.
As atividades podem incluir passeios, saídas à praia, sessões de cinema, entre outras atividades em grupo. O segredo está em aproveitar o conhecimento da sua equipe, o entusiasmo das crianças com as férias e toda a estrutura da sua escola.
Para captação de alunos, você pode inclusive incentivar que as crianças levem um amigo de fora. A criança vivenciará todo o ambiente, o que pode influenciar em uma futura matrícula.
Ações de marketing para potencializar a captação de alunos
Além de oferecer as atividades, é importante que você as comunique adequadamente. Os objetivos são aumentar a adesão de alunos e construir uma identidade de marca sólida. Para isso, documente bem as atividades e use suas redes sociais para divulgar.
Os pontos principais da comunicação com as famílias são:
- Divulgar com antecedência o cronograma completo das atividades;
- Informe os detalhes de cada ação, como cardápio, dia e período de cada atividade;
- Comunique todas as opções disponíveis, como participação diária, semanal ou mensal das crianças;
- Use todos os seus canais de comunicação, como o app da escola e os grupos de WhatsApp;
- Também faça convites pessoalmente aos responsáveis;
- Transforme as atividades em conteúdo de marketing;
- Planeje uma campanha de divulgação nas redes sociais, com fotos de registros passados;
- Quando realizar as atividades, documente tudo e poste nas suas redes;
- Mostre as experiências que as crianças vivem dentro da escola, desde as brincadeiras até os jantares temáticos;
- Se possível, produza vídeos que combinem esses registros com falas dos profissionais da escola, deixando claro como a colônia de férias se conecta à sua proposta pedagógica;
- Quando aparecerem os interessados em matrícula, pratique escuta ativa para entender as suas necessidades atuais. Apresente o projeto com calma, de acordo com a expectativa e momento de cada um.
Transforme sua escola nas férias
As férias escolares não precisam ser um período ocioso. Com planejamento, criatividade e estratégia, elas podem se tornar uma aliada na captação de alunos. Elas também fortalecem vínculos e constroem uma comunidade escolar sólida – e você colherá os benefícios disso por anos.
Para mais dicas práticas de gestão de escolas, acompanhe o Instituto Educbank! Produzimos podcasts, pesquisas e outros materiais com as principais tendências em educação.