Os eventos do calendário escolar, como a festa junina, são ótimas oportunidades de engajar os alunos e aumentar o faturamento do colégio. A ideia é combinar as atividades desenvolvidas pelas turmas com pequenas possibilidades comerciais para divertir as famílias e amigos.
Neste ano, o Dia de São João cai em 24 de junho, uma segunda-feira. Se quiser, você pode marcar a festa para um dia próximo, ou então começar na sexta-feira e estender pelo final de semana.
Neste post reunimos 10 estratégias para investir em 2024. Veja abaixo quais se encaixam na realidade da sua escola, reúna sua equipe gestora, e comece o planejamento.
10 estratégias para faturar com a festa junina
Eventos escolares podem até aumentar o faturamento, mas lembre-se de planejar com atenção e alinhar expectativas. O objetivo principal deve ser sempre movimentar a comunidade escolar.
Algumas dicas gerais para começar o planejamento são:
- Levantar os custos e estipular valores cobrados, lembrando que se o ingresso for muito caro você pode afastar o público;
- Buscar patrocinadores (como você verá em detalhes abaixo);
- Vender bilhetes para cada atração, para ficar mais fácil controlar as operações financeiras durante a festa.
Veja abaixo as principais estratégias para aplicar ainda neste ano:
Realizar uma venda antecipada de ingressos com descontos
A festa junina do colégio pode ser aberta para a comunidade local com a venda de ingressos.
Você pode começar a vender antecipadamente com um desconto atraente, tornando a compra antecipada mais vantajosa do que adquirir no dia da festa.
Se utilizar alguma plataforma de vendas online, lembre-se de checar os valores da taxa de serviço.
Barracas de bebidas e comidas típicas com preços diferenciados
Reserve um espaço na festa para reunir barraquinhas com venda de pipoca, cachorro quente, paçoca, pé-de-moloque e outras comidas tradicionais de festa junina.
Para as bebidas é legal oferecer água, refrigerante e opções não alcoólicas de quentão e vinho quente para os convidados.
Dependendo do plano pedagógico da sua escola, você pode até convidar os estudantes para colaborar de alguma forma. Por exemplo, se tiver atividades de gastronomia, os alunos podem usar a oportunidade para aprender a fazer as comidinhas.
Organizar um bingo ou rifa com prêmios atraentes
Você pode adaptar essa atividade para os pequenos e adultos. O processo de organização é bem simples:
- Imprima as cartelas (pode usar um gerador online de bingo para isso);
- Selecione os prêmios, como brinquedos, ou bilhetes para trocar por comidas e bebidas na festa;
- Defina os horários para fazer na festa e comece a brincadeira!
Criar uma loja com artigos temáticos da festa junina
Antes de começar a festa, organize uma lojinha com vários artigos temáticos para ajudar os participantes a entrarem no clima.
Pode incluir chapéus de palha e laços e deixar alguém a postos para fazer pinturas de rosto com sardas e bigode nos participantes. Também vale pensar em incluir brinquedos para as crianças, como língua-de-sogra e balões.
Oferecer atividades pagas, como pescaria e jogo de argolas
A participação nessas brincadeiras pode funcionar através da venda de bilhetes. Cada um dá direito a um número determinado de tentativas.
Aí, você coloca um prêmio para cada ponto que a pessoa marcar. Podem ser brindes diversos, pacotinhos de doces e brinquedinhos, entre outros.
Fazer concursos com inscrição paga, como quadrilhas ou melhores trajes
Você pode cobrar uma pequena taxa para a inscrição de cada participante ou grupo. A ideia aqui é ser um valor simbólico, para estimular a participação.
Reserve um horário para as apresentações e monte uma equipe de jurados para avaliar os vencedores. Podem ser pessoas da própria comunidade escolar, como professores, ou pessoas relevantes para a comunidade escolar.
Para premiação, você pode oferecer uma porcentagem do montante arrecadado com as inscrições, ou buscar patrocinadores para os concursos.
Organizar leilões de itens doados por empresas locais ou membros da comunidade
Além do bingo e da rifa, outra opção é montar um leilão com itens arrecadados na comunidade.
É interessante iniciar os lances por valores abaixo do preço que o objeto custa, assim mais pessoas podem se interessar em participar. Além dos itens individuais, você pode criar kits para vender no leilão.
Vender espaços para patrocinadores e anunciantes locais
Procure empresas locais para colaborar com a festa em troca de expor sua marca no evento. Você pode oferecer cotas de patrocínio em dinheiro ou trocar o anúncio por itens da festa, como alimentos ou prêmios das atividades.
Assim você consegue aumentar sua margem de lucro, pois terá menos custos com a produção e fatura mais sem impactar na experiência do público.
Cobrança de estacionamento
Como sua escola vai receber uma grande quantidade de familiares, é interessante ter uma equipe responsável pela organização e segurança dos carros. Em troca você pode cobrar um valor fixo pelo serviço.
Se a sua escola não tiver um estacionamento amplo, verifique a possibilidade de utilizar algum terreno nas proximidades.
Lembre-se que a ideia é facilitar a presença no evento, então mantenha os valores acessíveis.
Pacotes especiais para famílias, com ingressos, comidas e atividades inclusas
Monte pacotes familiares com um preço acessível.
Você pode incluir uma quantidade de bilhetes para as brincadeiras, e cupons para comprar bebida e comida nas barraquinhas. Vale pensar em valores com o ingresso incluso e sem o ingresso.
Lembrando sempre que o pacote deve oferecer algum desconto, para ser mais atraente que a compra individual dos itens.
Incentive a participação de todos!
Reúna sua equipe de gestão e montem juntos uma lista de sugestões. Montem uma lista de atividades possíveis e de quais formas é possível monetizá-las. Você pode usar as dicas deste post como ponto de partida, adaptando para a realidade da sua escola.
Depois, é só começar a organizar e engajar a sua comunidade local!
Mas lembre-se sempre que, mais importante que o faturamento, é criar um evento memorável para a sua escola.
Inclusive, uma boa ideia é incentivar a participação dos estudantes para organizar as atividades, sugerir novas atrações e colaborar com o andamento da festa.
Se preferir, você também pode criar atividades voltadas apenas para a comunidade escolar. Ou então ter um momento só para a escola, e outro aberto para o geral.
Em nosso blog listamos 12 atividades para planejar a festa junina na escola com alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Recomendamos a leitura!