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Como desenvolver uma identidade de marca para escolas

Como desenvolver uma identidade de marca para escolas

22 de agosto de 2024

6 min

    Ter uma estratégia para desenvolver uma identidade de marca forte para escolas é essencial. As instituições de ensino precisam investir em uma comunicação que reforce seus valores, diferencie-se da concorrência e atraia tanto novos alunos quanto os mantenha satisfeitos e leais.

    Quando a marca da sua escola é forte, a percepção sobre ela tende a ser positiva. Isso influencia diretamente vários aspectos da gestão escolar, como a captação de novos alunos. As pessoas estão expostas a diversos tipos de publicidade todos os dias, por isso é importante se destacar e ser lembrado no momento de fazer a matrícula. 

    Hoje você aprenderá tudo sobre construção de identidade de marca em escolas. Aprenda quais aspectos considerar e como fortalecer a identidade da sua escola. 

    O que é identidade de marca para escolas?

    A identidade de marca é basicamente o jeito que uma empresa se comunica. Para escolas, vai muito além do logotipo ou das cores institucionais. Ela envolve a percepção geral que pais, alunos, e a comunidade têm sobre a instituição. 

    Inclui os valores que a escola promove, o tom de comunicação adotado, a forma como a escola se posiciona e como os funcionários e professores representam a instituição. 

    A construção de uma identidade de marca sólida exige um trabalho contínuo e estratégico, envolvendo a definição clara dos valores, missão e visão da escola. 

    É fundamental que todos os elementos da comunicação estejam alinhados com essa identidade, desde o material didático até a arquitetura da escola. A experiência do aluno, tanto dentro quanto fora da sala de aula, é um dos principais elementos a serem considerados nesse processo.

    Qual a importância de uma identidade de marca forte para minha escola?

    Uma identidade de marca forte gera reconhecimento, confiança e fidelidade. Ela diferencia a instituição da concorrência e facilita a comunicação interna e externa, fortalecendo o relacionamento e ajudando a atrair e reter alunos. 

    A identidade de marca da escola também reflete a sua cultura e os seus valores, e é por meio dela que a instituição se conecta com pais e alunos. 

    Veja alguns benefícios:

    • Diferenciação no mercado: em um setor com ampla concorrência, uma marca bem definida ajuda a escola a se destacar de outras instituições de ensino que oferecem programas semelhantes.
    • Fidelização de alunos e pais: uma marca sólida cria confiança e estabelece uma relação de lealdade com os pais e alunos, o que é vital para a retenção de matrículas ao longo dos anos.
    • Atração de novos alunos: a marca forte facilita a comunicação dos valores e benefícios da escola, atraindo famílias que buscam uma educação alinhada com esses princípios para a captura de matrículas.
    • Engajamento da comunidade: ao estabelecer a marca você fortalece o senso de comunidade dentro e fora da escola, facilitando parcerias, eventos e outras iniciativas que reforçam a presença da instituição na sociedade.

    Como desenvolver a identidade de marca da minha escola?

    As principais estratégias são investir em cultura organizacional, comunicação, novas experiências e parcerias. 

    Veja abaixo algumas dicas de criação de identidade de marca para escolas, que vão além do design, escolha de cores e logotipo. 

    Alinhe a cultura organizacional à identidade de marca

    Certifique-se de que todos os colaboradores, desde a equipe administrativa até os professores, compreendem e vivem os valores da escola. Isso envolve treinamentos regulares e a incorporação desses valores no dia a dia do colégio. 

    Quando a cultura interna reflete a identidade de marca, a mensagem transmitida ao público é autêntica e consistente.

    Caso você ainda não tenha informações sobre “missão, visão e valores” no site da sua escola, considere incluir. Assim fica facilmente acessível para todos.

    Invista em comunicação digital segmentada

    Utilize as ferramentas de ERP da sua escola para personalizar a comunicação com diferentes segmentos de pais e alunos. A segmentação permite que as mensagens mais relevantes sejam entregues, aumentando o engajamento e reforçando a percepção de que a escola compreende as necessidades específicas de cada grupo.

    Por exemplo, se você está divulgando sua campanha de matrículas, elimine da comunicação todos os alunos matriculados e seus familiares. Ou, se estiver lançando uma campanha de indicações, envie apenas para quem já faz parte da escola. 

    Crie novas experiências para promover sua marca

    Planeje eventos, workshops e outros tipos de experiências para destacar os diferenciais da sua escola. Isso pode incluir desde feiras de artes até festas temáticas. Essas ações devem refletir os valores da sua marca e proporcionar momentos que reforcem a ligação emocional da comunidade com a escola. 

    Utilize o marketing de conteúdo para educar e engajar

    Desenvolva conteúdos ricos, como blogs, vídeos e webinars, que demonstrem a expertise da escola em áreas específicas de ensino. Você pode incluir dicas de estudo e até reforço de matérias. Esse tipo de marketing escolar aumenta a visibilidade da escola e estabelece a instituição como uma autoridade educacional.

    Cultive parcerias estratégicas

    Estabeleça parcerias com empresas, ONGs e outras instituições que compartilham os mesmos valores da sua escola. Elas podem incluir programas extracurriculares, bolsas de estudo, ou eventos comunitários. Além disso, essas parcerias podem agregar valor à percepção da marca, mostrando comprometimento com a educação e a comunidade.

    Trabalhe na consistência visual e verbal da escola

    Garanta que todos os materiais de comunicação, desde o site da escola até as redes sociais, e-mails, e materiais impressos, sigam uma linha consistente. Isso inclui o uso de cores, fontes, tom de voz e estilo de escrita que reflitam a identidade da escola.

    A consistência ajuda a reforçar a lembrança da marca e a mensagem que a escola deseja transmitir.

    Crie um programa de embaixadores da marca

    Selecione alunos, ex-alunos, pais e professores que se identificam com os valores da escola e os transforme em embaixadores da marca. 

    Eles podem compartilhar suas experiências positivas nas redes sociais, participar de eventos, e ajudar a promover a escola em suas comunidades. 

    Duas ações muito comuns são grupos de ex-alunos que se reúnem de ano em ano na escola. Ou então as páginas de site com depoimentos de quem já se formou. 

    Monitore e ajuste a percepção da marca continuamente

    Use pesquisas de satisfação, feedbacks e análise de dados para monitorar como a marca é percebida por pais, alunos e funcionários. Você pode realizar essa consulta em períodos determinados, como todo início ou fim de semestre. 

    Estar atento a essas percepções permite ajustes rápidos e eficazes, garantindo que a escola esteja alinhada com a expectativa do público e permita um planejamento assertivo.

    Parceria para desenvolver a sua escola

    Tudo pronto para construir a marca da sua escola?

    Para colocar as dicas deste post em prática, siga estes passos:

    1. Verifique quais são os principais pontos onde sua escola precisa focar para alcançar uma marca reconhecida no setor educacional. 
    2. Reúna a equipe gestora e análise como seu colégio se posicionará institucionalmente. 
    3. Planeje e execute as estratégias de comunicação e a cultura organizacional. 

    Se você precisa de apoio nesta tarefa, conte com o Educbank. O Instituto Educbank possui diversos conteúdos para o desenvolvimento da sua escola.

    Lá, você tem acesso a podcasts, livros, pesquisas e as melhores práticas educacionais para fortalecer a qualidade de ensino e a marca da sua escola. 

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