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Como funciona o marketing digital para escolas?

Como funciona o marketing digital para escolas?

22 de julho de 2024

6 min

    O marketing digital para escolas ajuda a captar alunos e se relacionar com famílias. Por meio dele é possível tornar sua escola mais famosa, aumentar sua reputação, reforçar sua autoridade e trabalhar a imagem junto à comunidade acadêmica.

    É possível realizar campanhas pagas, ações de marketing orgânico e até eventos para fortalecer os laços entre a comunidade. Existem diversas ferramentas para realizar essas ações, desde automações de comunicação até Inteligência Artificial.

    Neste artigo você verá as principais formas de usar o marketing digital para divulgar escolas particulares.

    Qual o papel do marketing digital para escolas?

    O marketing em escolas é essencial para o sucesso. 

    Antigamente, os pais procuravam escolas apenas através de indicações, visitas presenciais, ou anotando o telefone em outdoors. Hoje em dia tudo isso é importante, mas existem outros caminhos.

    Os pais e alunos pesquisam na internet antes de tomar uma decisão. Buscam as melhores escolas, querem saber mais sobre a metodologia, fazer um tour virtual pelas instalações e acompanhar o histórico em vestibulares importantes.

    Se quiser acompanhar em detalhes, acompanhe uma aula gratuita sobre o assunto no canal do Educbank no YouTube:

    Quais são os objetivos do marketing digital? 

    Por conta disso, as escolas precisam se adaptar a esse cenário. 

    Hoje, alguns canais de aquisição de novos alunos incluem: site, redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, entre vários outros.

    Quando você está presente nestes canais, fica mais fácil mostrar a qualidade da sua escola. E você consegue atingir apenas o público que realmente importa: quem já está na sua escola, ou quem está procurando a escola certa para os seus filhos.

    Algumas possibilidades são:

    • Apresentar seus diferenciais: destacar o que torna a escola única e a melhor escolha para os alunos. Podem ser metodologias inovadoras, corpo docente qualificado, infraestrutura, projetos extracurriculares, entre outros;
    • Alcançar um público amplo: divulgar a escola para um público maior e segmentado e conectar-se com pais e alunos que buscam uma educação de qualidade;
    • Gerar leads qualificados: atrair leads genuinamente interessados na proposta educacional da escola, aumentando as chances de captar novos alunos;
    • Fortalecer a reputação da marca: construir uma imagem positiva da escola, transmitindo confiança e credibilidade aos pais e alunos;
    • Fidelizar os alunos: manter um relacionamento próximo com os alunos e seus pais, oferecendo conteúdo relevante, promovendo a interação e construindo uma comunidade engajada.

    Canais de marketing digital para escolas

    Os canais de marketing são os locais onde sua escola será encontrada pelos pais. São os “caminhos” por onde as famílias passam para procurar o colégio dos filhos.

    Cada um tem o seu papel dentro de uma estratégia: 

    • Site: ele é a porta de entrada para a sua escola online. Ele deve ser informativo, atraente e fácil de navegar;
    • Redes sociais: use para se conectar com seu público-alvo, compartilhar notícias da escola, divulgar eventos e promover interação com os pais e alunos;
    • E-mail marketing: é uma ótima maneira de manter contato com os pais e alunos, ou com quem se interessou pela escola mas não finalizou a matrícula por alguma razão;
    • Anúncios online: crie campanhas para alcançar um público ainda maior e atingir uma audiência qualificada, composta pelo seu público-alvo ideal.

    Quais são as mídias sociais que devo usar?

    Cada plataforma de mídia social tem seu próprio público, linguagem e recursos exclusivos. Para ter sucesso, é importante entender as nuances de cada plataforma e criar conteúdo adaptado ao seu público-alvo.

    • Instagram: conecte-se com os alunos de forma autêntica e visualmente atraente, compartilhando fotos, vídeos e stories dos bastidores da vida escolar;
    • Facebook: mantenha os pais informados sobre eventos importantes, notícias da escola e conquistas dos alunos. Também é possível criar grupos para a escola;
    • TikTok: produza conteúdo curto e envolvente que apele ao senso de humor dos alunos, através de tendências e desafios para aumentar o alcance da sua escola;
    • YouTube: compartilhe vídeos informativos, tutoriais e palestras. Você pode “cortar” os vídeos em versões mais curtas para usar em outras plataformas.

    Ferramentas de marketing digital

    Existem diversas ferramentas que facilitam a gestão e as campanhas de marketing em cada canal. Elas oferecem diversas funcionalidades, mas em geral tornam o cotidiano da equipe de marketing mais simples.

    Processos demorados, como agendar publicações em várias redes sociais, acabam se tornando mais rápidos.

    Gerenciamento de redes sociais

    Para as redes sociais, uma boa dica é usar plataformas de gerenciamento. Elas unificam todas as ações de mídias sociais. 

    Ou seja, ao invés de abrir diferentes páginas para publicar conteúdo no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, tudo é feito no mesmo lugar.

    CRM

    O CRM, sigla para Customer Relationship Management, é uma ferramenta crucial para gerenciar o relacionamento da sua escola com alunos, ex-alunos, pais e responsáveis. 

    Ele é uma espécie de banco de dados, que armazena informações sobre toda a jornada dos leads e clientes, pontuando cada contato com a marca. Isso auxilia na identificação e segmentação de leads, permitindo a criação de campanhas e comunicados personalizados e direcionados para o público certo.

    A gestão desses dados dados permite entender as necessidades e interesses de cada potencial aluno. Assim, aumentam as chances de captar alunos.

    ChatGPT e inteligência artificial no marketing escolar

    Antes de mais nada, é bom deixar claro que a Inteligência artificial está longe da capacidade que o senso comum acredita. Diferente do ser humano que tem a capacidade de processar e raciocinar uma informação, a IA precisa ser alimentada. 

    O ChatGPT, por exemplo, tem informações desatualizadas em sua versão gratuita. Você pode usar, mas não pode esperar que ele faça mágica.

    Apesar disso, tem vários usos interessantes em marketing digital para escolas. O importante é não deixar a IA fazer tudo por conta própria. 

    IA na produção de conteúdo

    O ChatGPT auxilia se você tem dificuldade para pensar em algum conteúdo ou não sabe como criar algum material. Você pode criar roteiros, posts de rede social, ou réguas de comunicação.

    Mas lembre, é importante revisar todo o material. O robô não é capaz de fazer todo o trabalho por você. 

    IA em chat de atendimento

    Evite chatbots genéricos, como o Chat GPT. Opte por uma IA específica para o seu negócio, treinada com seu tom de voz e foco nas suas necessidades. Dessa forma você tem controle total sobre as respostas que o robô vai enviar.

    Ações de marketing digital para captar novos alunos

    Você pode realizar campanhas de mídia paga ou orgânica.

    Mídia paga são anúncios no Google e Facebook. Você precisa pagar para aparecer nestes locais.

    Mídia orgânica gera tráfego e receita de forma recorrente, sem precisar pagar em investimentos. 

    Cada uma tem seus prós e contras, por isso a sua estratégia deve ser equilibrada.

    Mídia paga tende a gerar resultados mais rápidos no curto prazo, mas pode ocasionar custo alto no orçamento. E, se as campanhas não forem bem gerenciadas, tendem a dar pouco retorno.

    O tráfego orgânico pode demorar um pouco para dar retorno, mas o faz com menor impacto no orçamento, pois você não precisa “pagar para aparecer”. 

    Uma boa estratégia orgânica é escrever um blog e produzir conteúdo para as redes sociais. Você pode publicar sobre eventos, como festa junina, divulgação de trabalhos dos alunos, e diferenciais dos colégios. 

    Esse método é uma forma interessante para manter sua escola em destaque constantemente. Além disso, ajuda a construir o valor e credibilidade de marca da sua instituição.

    A importância do marketing offline para escolas

    Analógico são as ações que não estão no digital, como os outdoors, feiras, eventos, acampamentos, jornais, etc. 

    Tudo isso ainda é importante para criar laços fortes com a comunidade. Afinal, a base do marketing digital para escolas está nas relações com as pessoas.

    A união do online e do offline pode gerar resultados excepcionais. O offline serve como um trampolim para o online. 

    O percurso é: a pessoa descobre a sua escola offline, pesquisa por ela na internet, e descobre conteúdo de alta qualidade que a fideliza.

    Planejamento escolar além do marketing

    O planejamento de marketing digital é um dos pilares para a gestão da sua escola. Ele complementa outros “braços” importantes de gestão, como o planejamento pedagógico e o financeiro. 

    Ao tornar-se uma escola parceira do Educbank você tem apoio completo para a gestão escolar. Garantimos inadimplência zero para você planejar o seu futuro e garantir capital de giro. 

    Além disso, você tem acesso a uma série de conteúdos para capacitar a sua equipe sobre as principais tendências educacionais. 

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