De norte a sul o Brasil é culturalmente rico, com tradições populares em cada região. O Dia do Folclore é uma data perfeita para você apresentar toda essa riqueza por meio das danças, lendas, livros, músicas e outras manifestações artísticas.
O Dia do Folclore é dia 22 de agosto. Em 2024, cai numa quinta-feira. É uma oportunidade de desenvolver ações multidisciplinares durante toda a semana.
Na hora de planejar as atividades, monte uma programação adequada para cada nível de ensino. Para os mais jovens, a data é ótima para conhecer histórias que eles provavelmente nunca viram. Para os mais velhos, pode ser uma oportunidade de celebrar um Halloween bem brasileiro!
Neste post, listamos ideias de atividades para cada nível de ensino, do Infantil até o Ensino Médio.
O que fazer no Dia do Folclore para o Ensino Infantil:
Ao planejar as atividades do Dia do Folclore para as crianças do Ensino Infantil, dê preferência para atividades simples, que possam ser interpretadas como brincadeiras. Isso chama a atenção do aluno e os coloca em contato com a cultura brasileira de forma lúdica.
Estas são algumas sugestões de atividades folclóricas para os alunos do Ensino Infantil:
- Contação de histórias: você pode reunir os alunos para ouvir histórias do folclore local ou de outros lugares do Brasil. Essa atividade vai estimular a imaginação dos pequenos e ainda apresenta as tradições de onde ele mora. Se possível, você pode até convidar um contador de histórias para tornar a atividade ainda mais divertida!
- Oficina de artes: as crianças podem criar máscaras ou fantasias completas dos personagens do folclore brasileiro, como o saci, boitatá e o curupira. Você pode usar cartolinas ou panos coloridos. Para o Ensino Infantil, entregue moldes que facilitem o trabalho e supervisione bem de perto!
- Apresentação de dança: outra maneira interessante de apresentar as tradições do folclore basileiro para as crianças é através da dança. Forme grupos e mostre músicas e danças regionais, como frevo e baião. É legal chamar os pais para prestigiar os filhos no dia de se apresentar!
O que fazer no Dia do Folclore para o Ensino Fundamental I:
Para as atividades do Dia do Folclore com as crianças do Fundamental I, escolha trabalhos manuais ou em grupo. Dessa forma você estimula a interação entre os alunos enquanto eles trabalham a criatividade.
Veja algumas sugestões de trabalhos sobre folclore para os alunos do Ensino Fundamental I:
- Apresentação de lendas: organize os alunos em grupos e atribua a cada um deles uma lenda folclórica de uma região específica do Brasil. Eles deverão pesquisar sobre o assunto e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma. Os trabalhos podem utilizar vídeos, imagens e músicas, deixe a criatividade rolar!
- Gincana cultural: organize uma gincana com atividades relacionadas ao folclore, como charadas sobre lendas, jogo da memória com personagens folclóricos, entre outras atividades divertidas. Para incentivar a participação de todos, divida os alunos em equipes e pense em um prêmio especial para quem pontuar mais.
- Livro de lendas: divida os alunos em grupos e peça para que cada um escolha uma lenda. Eles devem descrevê-la, criar uma história relacionada e criar desenhos que as acompanham. No final, reúna todos os trabalhos em um livro super especial feito pela turma inteira.
O que fazer no Dia do Folclore para o Ensino Fundamental II:
Para engajar os pré-adolescentes do Ensino Fundamental II, desenvolva atividades que fujam do cotidiano. Os passeios são uma ótima opção! Atividades em que eles possam se expressar de formas
Veja as sugestões de atividades para o Dia do Folclore com os alunos do Ensino Fundamental II:
- Visita a um museu ou centro cultural: um passeio também é uma maneira legal de ensinar os alunos sobre as tradições folclóricas da região. Você pode organizar uma visita a exposições ou museus da sua cidade.
- Desfile de personagens: para tornar o aprendizado mais interativo, organize um desfile de fantasias com os alunos. Cada um pode escolher um personagem do folclore brasileiro e no dia da apresentação, cada criança pode desfilar e explicar a origem e as características daquela figura lendária.
- Concurso de Redação: promova um concurso de redação onde os alunos devem escrever uma história original inspirada no folclore brasileiro. Os melhores textos podem ser premiados e publicados em um mural da escola. Quem sabe novas lendas não aparecem?
Atividades no Dia do Folclore para o Ensino Médio:
Pode ser difícil conseguir a atenção dos adolescentes do Ensino Médio na hora de propor uma atividade diferente. Por isso, escolha opções que se relacionem com o gosto e com os hobbies dos alunos.
Estas são algumas ideias para o Dia do Folclore no Ensino Médio:
- Estudo comparativo: você pode propor um trabalho aos alunos para comparar o folclore brasileiro e de outras mitologias ao redor do mundo, como a grega, nórdica, africana, entre outras, destacando semelhanças e diferenças. Você verá que elas têm muito em comum!
- Sarau folclórico: organize um sarau onde os alunos possam apresentar músicas, contos, danças e outras manifestações artísticas inspiradas nas tradições folclóricas brasileiras. Crie uma verdadeira festa, para ajudar a aliviar um pouco a pressão da preparação para o vestibular e o Enem.
- Documentário folclórico: estimule os alunos a produzirem um documentário sobre alguma manifestação folclórica regional. Pode ser uma festa popular, ritual religioso, dança típica, ou o que mais eles quiserem. Essa atividade estimula a criatividade e estimula uma sensação de comunidade nos adolescentes.
Viva o folclore brasileiro com os alunos!
Agora que você já viu as dicas para que as crianças e adolescentes mergulhem na cultura e nas lendas do folclore brasileiro, é hora de planejar as ações para o Dia do Folclore na sua escola! Monte uma lista de opções e apresente para a equipe pedagógica. Também vale escolher junto com cada turma, já que tem algumas que podem gostar mais das músicas, outras das danças, algumas de desenhar, e por aí vai.
Se quiser ver mais dicas de como aproveitar as datas comemorativas, festas temáticas, confira a página de tendências em educação do nosso blog!