Sua escola comemora o Dia Internacional da Dança? Dançar faz bem. É se expressar, brincar, aprender e, acima de tudo, se divertir! O Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, é a chance perfeita para aproveitar tudo isso ao máximo.
Em 2025, a data cai numa terça-feira. Nesse dia, você pode transformar a escola em um grande palco. Ou, melhor ainda: estender as apresentações por toda a semana, principalmente se a sua escola já oferece aulas de dança como parte do currículo ou no contraturno.
Neste post, você verá atividades criativas e adaptadas para cada nível de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Aí, basta selecionar as preferidas e entrar no ritmo!
Educação Infantil
Para os pequenos, a dança é como se fosse uma brincadeira, com movimentos naturais e divertidos. Eles não precisam de coreografias complicadas, mas sim usar a imaginação e curtir cada momento.
Veja exemplos do que fazer com os alunos da Educação Infantil:
1. Roda de ritmos
Organize uma roda onde cada criança tenha a chance de sugerir um movimento ou ritmo. Pode ser pular como sapo ou o saci, girar como bailarina, marchar como soldado. A professora guia e todos repetem juntos. É uma maneira de trabalhar coordenação motora e escuta atenta.
2. Dança das emoções
Primeiro, escolha algumas músicas com ritmos bem diferentes. Inclua faixas alegres, calmas, agitadas e até mesmo tristes.
Depois, peça para que as crianças dancem de acordo com o que elas sentem ouvindo. Se preferir, converse antes sobre cada música, para que elas consigam expressar em palavras os sentimentos, o que pode ajudar a escolher os passos.
É uma atividade que estimula a expressão emocional e a criatividade.
3. História dançada
Conte uma história (como uma fábula ou conto popular) e convide as crianças a representarem os personagens com o corpo.
Por exemplo: um conto sobre uma borboleta pode virar uma dança com voos imaginários. A história do saci pode virar uma competição de pulos.
Essa atividade vai estimular a escuta atenta e a criatividade.
Ensino Fundamental I
As crianças do Fundamental I já conseguem aprender coreografias simples, entender ritmos e se interessam por danças de estilos diferentes. Essa é uma ótima fase para apresentar novas culturas por meio da expressão corporal.
Confira algumas ideias:
1. Festival de danças populares
Separe cada turma para apresentar uma dança típica brasileira ou de outros países. Pode ser frevo, forró, samba, carimbó, até danças internacionais como flamenco, tango ou hip hop, com coreografias adaptadas para a faixa etária delas.
2. Quiz dançante
Monte um quiz com perguntas sobre estilos de dança, músicas e curiosidades. A cada resposta certa, você mostra um novo passo a eles. No final, as equipes juntam todos os passos para fazer uma mini coreografia.
3. Oficinas temáticas
Crie ambientes com músicas e danças de diferentes estilos: dança urbana, clássica, de origens indígenas, entre outras. Os alunos do Ensino Fundamental I podem circular por elas e ter uma experiência variada no mesmo dia.
Se possível, inclua alunos mais velhos para conduzir cada ambiente, para que se envolvam no aprendizado das turmas iniciais.
Ensino Fundamental II
Nessa fase, os alunos começam a formar suas identidades e começam a definir seu gosto musical. Aproveite esse momento para trabalhar a dança no currículo, com base nas preferências de cada turma.
Veja algumas atividades:
1. Batalha de dança
Divida os alunos em grupos e proponha uma espécie de batalha, onde cada grupo apresenta uma coreografia diferente. Defina também um grupo de jurados para avaliar vários critérios das apresentações.
Mas, lembre-se: premie a todos e certifique-se de que está havendo apenas uma competição sadia, já que a ideia é apenas incentivar a diversão.
2. Dança e história
A dança pode ser uma forma incrível de aprender sobre outros tempos e culturas. Que tal relacionar os movimentos corporais com os períodos históricos?
Por exemplo, danças medievais, renascentistas, ou os ritmos das décadas de 1920 a 1980.
Os alunos podem pesquisar e apresentar um número inspirado na sua época favorita.
3. Laboratório de criação
Monte um espaço onde os alunos possam experimentar criar coreografias próprias, com liberdade de escolha musical e temática. Isso estimula a autonomia e o trabalho em grupo.
Você pode oferecer um espaço no calendário durante toda a semana, para que eles preparem uma coreografia e apresentem no dia internacional da dança. Caso já tenha aulas de dança no currículo, dedique um espaço mais “livre” para que os adolescentes possam experimentar.
Ensino Médio
Nessa fase os adolescentes estão mais conscientes sobre suas preferências, valores e sonhos. A dança pode ser uma aliada para trabalhar autoestima, empatia, cultura e expressão pessoal.
1. Mostra de dança
Organize um evento em que os alunos possam apresentar coreografias autorais ou reproduções de danças que eles admiram. Eles podem participar sozinhos ou em grupo. Podem dançar jazz, kpop, hip hop, forró, dança contemporânea.
Se as turmas concordarem, faça um evento para toda a escola.
2. Rodas de conversa
A dança também pode abrir espaço para reflexões. Então seria legal promover uma roda de conversa sobre temas como: o papel da dança na sociedade, preconceito e estereótipos na dança, representatividade nas artes.
Esses momentos podem ser mediados por professores de arte, filosofia ou educação física – e podem ser complementados por apresentações dos alunos.
3. Dança e vida
Alguns alunos podem ver na dança uma carreira, uma forma de se conectar com suas metas pessoais ou até mesmo um momento de lazer e fuga das obrigações.
Pode ser interessante trazer ex-alunos ou profissionais para conversar com os estudantes, mostrar caminhos e contar suas trajetórias.
Dicas gerais para a escola comemorar o Dia Internacional da Dança
Além das atividades em sala, conduzida pelos professores, a gestão da escola também pode fazer algumas adaptações para que todos entrem no clima da dança.
Por exemplo:
- Prepare uma equipe para gravar todas as apresentações dos alunos. Você pode até editá-las e postar nas redes sociais para fortalecer a identidade de marca da sua escola;
- Use o som da escola para todar músicas durante os intervalos. Crie playlists bem dançantes e convide as turmas a escolher as músicas que vão tocar em cada dia;
- Use murais para incluir cartazes demonstrando os benefícios de dançar. Inclua frases inspiradoras, curiosidades sobre os ritmos do mundo, entre outros. Para isso, busque envolver “dança” nas aulas. Demos o exemplo da aula de história, mas você também pode conectar o tema com as aulas de geografia, falando das danças de diferentes lugares, ou abordar a dança como uma forma de comunicação, nas aulas de inglês ou espanhol;
- Lembre-se de que nem todos gostam de dançar! Muitos alunos sentem vergonha, ou só não sentem prazer dançando. Tente incluí-los nas atividades, mas sem forçá-los a dançar em público. Esses alunos podem, por exemplo, ter funções nos bastidores das apresentações, ou ajudar com as gravações.
Celebre sempre o corpo e a arte no Dia Internacional da Dança!
E aí, vamos dançar juntos? Considere o dia da dança como uma oportunidade de se expressar e contribuir para a formação dos alunos. Afinal, além de muito divertido, a dança faz parte dos campos de experiência da BNCC.Para acompanhar o calendário escolar completo, acompanhe o blog do Educbank! Compartilhamos diversas dicas do que fazer para tornar a rotina dos seus alunos mais dinâmicas, como seleções de atividades para o Dia das Artes, Dia do Folclore, entre muitas outras.