Busca
Pesquisar
Close this search box.
/
/
Evasão escolar: entenda os motivos e como evitar

Evasão escolar: entenda os motivos e como evitar

05 de junho de 2024

5 min

    As principais causas de evasão escolar no Brasil são problemas de saúde ou financeiros, falta de apoio familiar, bullying, dificuldade de aprendizado e ensino defasado. Elas podem se apresentar como fatores individuais, no entanto é comum que estejam conectadas. 

    A evasão escolar acontece quando o aluno abandona o ano letivo. No Brasil, mais de 9 milhões de estudantes não completaram o Ensino Médio em 2023. Os dados foram apresentados pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

    Neste post você compreenderá em detalhes os motivos que levam à evasão escolar e quais suas consequências para os estudantes e as escolas. Além disso, apresentamos cinco ações que seu colégio pode adotar para evitar essa situação. 

    As principais causas da evasão escolar

    A evasão escolar no Brasil é um problema complexo, com diversas causas interligadas. Entender quais são os motivos que afastam os alunos da sala de aula é fundamental para evitar o abandono dos estudos.

    Problemas de saúde

    A ausência constante para tratamento de doenças crônicas como asma, diabetes e problemas cardíacos pode prejudicar o acompanhamento das atividades escolares. Da mesma forma, não ter uma estrutura acessível para alunos PCD pode ser um obstáculo para eles. 

    Transtornos como ansiedade, depressão e TDAH também podem afetar significativamente o desempenho escolar. A falta de concentração, a dificuldade de socialização e a baixa autoestima, são sintomas comuns nesses transtornos. Eles podem levar ao desinteresse pelas aulas e, consequentemente, à evasão escolar.

    Problemas financeiros

    O custo das mensalidades, das taxas e dos materiais escolares nas escolas particulares pode acabar pesando no orçamento de muitas famílias, especialmente em tempos de crise econômica ou instabilidade financeira. 

    A inadimplência, o acúmulo de dívidas e a necessidade de cortar gastos podem levar à decisão de retirar o aluno da escola, mesmo que isso signifique comprometer sua educação e seu futuro.

    Falta de apoio familiar

    Quando não existe o incentivo dos pais, o aluno também deixa de ver o estudo como algo importante. Um ambiente familiar violento ou que desvaloriza a educação também pode prejudicar o desempenho na escola.

    É interessante que a escola seja um ambiente colaborativo, em que educadores e familiares contribuam para a formação das crianças. Isso pode ser feito por meio de reuniões com professores ou acompanhamento de atividades. 

    Bullying

    O aluno pode sofrer bullying no colégio de várias formas, desde agressões físicas e humilhação verbal, até exclusão social e cyberbullying através das redes sociais. É comum que as vítimas tenham traumas psicológicos profundos, adquirindo baixa autoestima, ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas. 

    Essa carga emocional negativa pode levar à desmotivação, à queda no rendimento escolar e ao medo de frequentar as aulas. Com o ambiente escolar hostil e inseguro, muitas vezes o aluno deixa de frequentar a escola, acarretando na evasão escolar. 

    Dificuldade de aprendizado

    As dificuldades acadêmicas podem ter diversas origens, desde fatores socioeconômicos até problemas de saúde. Isso pode ocasionar problemas de concentração, dificuldade de socializar e baixa autoestima. 

    Altas taxas de reprovação também podem contribuir para a evasão, pois alunos que se encontram nessa situação podem se sentir desamparados.

    Projeto pedagógico desinteressante

    Outra possível causa de evasão são planos pedagógicos inadequados à realidade dos alunos. Pode ser por estrutura defasada, ou por conteúdo desatualizado. Isso cria um ambiente escolar que não estimula o aprendizado. 

    Outras situações comuns são ignorar as visões dos estudantes, ou impor regras rígidas demais para a realidade das famílias. Isso impede a criação de um vínculo de confiança, o que pode acarretar na evasão (ou, no mínimo, em uma mudança de escola). 

    Quais são as consequências da evasão escolar?

    A evasão escolar é um problema complexo, e suas consequências também. Elas são sentidas tanto por alunos, quanto pelas equipes de gestão de instituições de ensino. Veja abaixo as principais consequências

    Para os alunos

    • Desenvolvimento prejudicado: quando o aluno interrompe os estudos, compromete o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural. O raciocínio, criatividade e capacidade de se adaptar aos desafios ficam comprometidas. Além disso, a preparação para o mercado de trabalho também sofre atrasos.
    • Saúde mental afetada: ao deixar o convívio com os colegas e se isolar, o aluno pode aumentar o risco de depressão, ansiedade e baixa autoestima. Também há constantes sentimentos de frustração, insegurança e falta de perspectiva, pois o jovem muitas vezes crê que não é capaz.

    Para as escolas

    • Impacto financeiro: a evasão pode afetar a arrecadação da escola, o que acarreta em dificuldade em manter a infraestrutura, atualizar o conteúdo, criar novos projetos, comprar materiais e remunerar adequadamente a equipe pedagógica.
    • Queda na reputação: mesmo em casos em que a escola não seja a causa direta, a evasão escolar pode causar prejuízos à imagem e à confiança da comunidade onde está inserida, o que dificulta possibilidade de expansão ou novas parcerias. 

    Como evitar a evasão escolar?

    Agora que você conhece as principais causas e quais são as consequências da evasão, é importante adotar medidas para prevenir o problema. 

    É importante que gestão e equipe pedagógica trabalhem juntas para implementar um conjunto de medidas pensado nas necessidades de cada aluno. 

    Veja algumas ações abaixo: 

    • Promova um ambiente acolhedor: crie mecanismos para combater o bullying, promover a diversidade e a inclusão, e garantir que todos os alunos tenham acesso aos recursos e ao apoio de que necessitam;
    • Fortaleça a comunicação com as famílias: mantenha um canal de contato constante com as famílias para acompanhar o progresso dos alunos e identificar potenciais problemas;
    • Ofereça acompanhamento individual: identifique as necessidades de cada aluno e, quando necessário, ofereça sessões com psicólogo, tutela ou reforço escolar personalizado. Além disso, desenvolva formas de acompanhar o desenvolvimento do aluno junto à família;
    • Promova a saúde: garanta acesso a serviços de saúde mental e apoio psicológico para ajudar os alunos a lidar com problemas como ansiedade, depressão e estresse;
    • Engaje os alunos: ofereça atividades atraentes, por meio de um plano pedagógico atualizado. Metodologias ativas de aprendizagem são uma das tendências para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras.

    Aperfeiçoe a gestão da sua escola

    Perceber os fatores que influenciam a evasão escolar na sua escola permite que você tome atitudes a tempo de evitar problemas de aprendizado.

    Se estiver passando por casos de evasão escolar, reúna sua equipe pedagógica e monte um plano de ação. Comece identificando os problemas e a partir daí elabore as formas de combatê-los. Manter os profissionais da sua escola preparados para lidar com esses desafios também ajuda muito. O Instituto Educbank pode te ajudar nisso: é o nosso portal com pesquisas, livros e listas de práticas pedagógicas atualizadas.

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.