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Férias escolares e o aumento da inadimplência: o que fazer?

Férias escolares e o aumento da inadimplência: o que fazer?

14 de julho de 2023

4 min

    Diferente dos alunos, a inadimplência não tira férias escolares. 

    Se você é mantenedor, sabe que essa época impacta significativamente as taxas de inadimplência.

    Um estudo feito com a base de clientes Educbank, indicou que os meses com inadimplência mais elevada são julho e dezembro. 

    Tendo um crescimento de 16,1% para 21,1% em julho.

    E de 18,3% para 24,4% no segundo semestre, com pico em dezembro. 

    Via de regra, isso acontece devido ao desequilíbrio financeiro causado pelas despesas extras desse período em que as crianças estão em casa. 

    De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, os gastos comuns a esse período podem comprometer até 12% do orçamento familiar. 

    E o que a escola deve fazer diante disso? Como evitar que as férias escolares se transformem em uma dor de cabeça para a gestão? 

    Neste artigo, você encontrará táticas eficazes para reduzir a inadimplência e manter as finanças em dia em época de férias escolares. 

    Planejamento pré-férias escolares 

    Planejar-se antecipadamente é um dos melhores jeitos de amenizar a problemática da inadimplência durante as férias escolares. 

    Quando a gestão investe em medidas preventivas, ela encontra formas de minimizar problemas com o fluxo de caixa durante esses meses.

    Esse planejamento dá previsibilidade e permite que a escola tenha uma visão clara sobre receitas e despesas durante as férias. 

    Ao identificar possíveis desequilíbrios financeiros, a escola passa a ter tempo para adotar medidas corretivas.

    Pensando nisso, abaixo, listamos algumas dessas ações que podem ser implementadas pela gestão. 

    3 estratégias para reduzir a inadimplência no período de férias escolares 

    Sendo a inadimplência um desafio recorrente, o trabalho de controlá-la deve ser feito todos os meses. 

    Contudo, no contexto das férias escolares, o que você pode fazer para evitá-la. 

    Comunicação objetiva pré-férias escolares

    Manter um canal de diálogo aberto e fortalecer o relacionamento com as famílias é um dos pilares centrais na prevenção da inadimplência.  

    É importante conversar abertamente sobre obrigações financeiras, prazos de pagamento e eventuais dificuldades enfrentadas pelas famílias. 

    Investir em uma comunicação transparente e recíproca fará com os responsáveis entendam a necessidade de manter os pagamentos em dia para assegurar a qualidade dos serviços educacionais e do ensino oferecido.

    Cobrança humanizada 

    Durante as férias, o recomendado é intensificar os processos de cobrança. 

    Contudo, isso precisa ser feito de maneira estratégica, com muito cuidado, atenção e empatia na tratativa com os familiares.  

    Enviar lembretes, boletos atualizados e informações claras sobre a situação financeira podem ser ações eficazes para lembrar os responsáveis e incentivar o pagamento em dia. 

    Abrir espaço para negociações pontuais no período de férias, dependendo do cenário e das dificuldades de cada família, também pode ser uma alternativa. 

    Mas cuidado. Não transforme essas exceções em regra. 

    Gestão financeira transparente 

    Transmitir confiança e demonstrar o compromisso da escola com a utilização adequada dos recursos ajuda os pais a olharem a escola como um investimento. 

    Isso inclui prestações de contas periódicas, com ênfase nas melhorias e evolução da qualidade, tanto pedagógica quanto de estrutura e materiais, da instituição. 

    Solução definitiva contra inadimplência

    Apesar dos métodos que abordamos neste texto serem efetivos para reduzir os índices de inadimplência durante as férias, nenhum deles traz a garantia de inadimplência zero. 

    Existe uma solução que garante o recebimento de 100% das mensalidades sem atraso, todos os meses, mesmo durante as férias escolares. 

    O Educbank é o principal apoio financeiro para escolas particulares da América Latina e surgiu com o propósito de romper com barreiras sistêmicas que atrasam o desenvolvimento do setor educacional, como a dificuldade em acessar crédito de qualidade. 

    Sobre isso, o ex-mantenedor escolar e CEO do Educbank, Danilo Costa, afirma: 

    “Oferecer capital de giro, tecnologias inovadoras de pagamento, soluções completas de gestão, maior comodidade e autonomia para as famílias é tudo que um mantenedor escolar precisa para voltar a investir, voltar a focar nos alunos e no seu bem-estar, permitindo que a relação escola-família continue sempre melhorando.”

    Logo, se você deseja conhecer a solução que zera completamente a inadimplência e garanta orçamento para sua escola o ano todo, com segurança e estabilidade financeira, a hora é agora.  

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