Busca
Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inteligência Artificial na Educação: benefícios e desafios para escolas particulares

Inteligência Artificial na Educação: benefícios e desafios para escolas particulares

10 de julho de 2024

5 min

    A Inteligência Artificial na educação pode ser usada em diversas áreas da gestão escolar, como o pedagógico, matrículas, análise e gestão de dados. Ela ajuda a otimizar processos e agilizar o planejamento e execução de várias ações diferentes.

    No entanto, a IA tem limites. Ela é um complemento ao trabalho, não uma substituta das equipes de gestão escolar. Delegar todo o processo de gerenciamento, sem a supervisão humana, pode causar prejuízos graves.

    Neste post, você vai compreender como a inteligência artificial pode te ajudar no processo de matrícula. Confira os benefícios dessa tecnologia para a gestão da sua escola, saiba onde a IA pode ser aplicada e descubra quais os cuidados que sua instituição de ensino deve tomar ao utilizar essa ferramenta.

    Os benefícios da Inteligência Artificial na educação

    Ao utilizar a inteligência artificial, você pode aumentar eficiência e produtividade. A lógica é que a automação de tarefas e processos repetitivos libera a agenda da sua equipe. 

    Assim, os gestores e profissionais podem se concentrar em atividades mais estratégicas, como desenvolvimento de projetos pedagógicos e administração geral da escola.

    Isso também melhora a qualidade do atendimento. Você pode usar a IA como apoio na comunicação de pais e alunos, e nos canais de comunicação de escolas. Por exemplo, ela pode fazer parte de chatbots para atendimentos no site ou dando respostas padrão para as dúvidas mais comuns em redes sociais. 

    Aliando essas ações com atendimento humano, é possível se relacionar melhor com a comunidade escolar, com menos esforço. 

    Ao otimizar processos, você também obtém redução de custos. É possível diminuir erros operacionais ou revisar estratégias, o que se reflete diretamente em investimento para outras áreas. 

    Por fim, a IA também auxilia na tomada de decisões mais assertivas. É possível usá-la para identificar padrões em grandes volumes de dados. O resultado são estatísticas precisas para elaborar o ano letivo, incluindo controle sobre oferta de vagas, alocação de recursos e planejamento pedagógico.

    Como a IA apoia o dia a dia da gestão escolar

    A IA se destaca por sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados. Ela é capaz de processar informações e identificar padrões muito mais rápido do que um ser humano. Obviamente o processo não é livre de erros, então é necessário conduzir corretamente as ferramentas.

    Essa capacidade de processamento se reflete em agilidade em diversos processos da administração escolar. Veja alguns exemplos:

    • Automatizar tarefas repetitivas: a Inteligência Artificial pode automatizar tarefas manuais como triagem de inscrições, verificação de documentos e registro de dados de matrículas. Isso garante um tempo precioso para que os gestores da sua escola se concentrem em dar apoio na logística de provas, por exemplo;
    • Sistemas de pré-matrícula online: plataformas com IA podem receber inscrições online, pré-selecionar candidatos e agendar entrevistas;
    • Gerar bases de dados completas: os mecanismos de IA permitem a você obter uma base de dados precisa sobre os pais e alunos. Dessa forma é possível realizar uma gestão de dados para prevenir problemas financeiros e aperfeiçoar a gestão educacional; 
    • Personalizar experiências: com base em dados de matrícula, a IA pode identificar oportunidades de experiências personalizadas. Por exemplo, avaliar perfil de famílias para identificar a necessidade de ações específicas contra inadimplência, ou a necessidade de acompanhamento especial para atividades; 
    • Melhorar a comunicação: chatbots treinados com inteligência artificial podem responder perguntas frequentes dos pais e alunos. São respostas instantâneas e eficientes, para dúvidas que nem sempre precisam do atendimento de um humano para serem solucionadas;
    • Otimizar a alocação de recursos: é possível usar a IA para fazer projeções de custos e identificar tendências de gastos. Isso permite alocação mais eficiente de recursos da escola, como vagas em turmas, compra de materiais didáticos e especializações para a equipe docente;
    • Aumentar a segurança e a confiabilidade: você pode utilizar a IA para verificar a autenticidade de documentos e prevenir fraudes. Esse é um método que gera maior segurança financeira e jurídica, tanto para a sua escola como para pais e alunos.

    Os cuidados ao utilizar a inteligência artificial na gestão de matrículas

    A implementação da IA na gestão da matrícula escolar deve ser feita de forma gradual e estratégica. É preciso envolver toda a equipe administrativa e pedagógica para adaptar o processo da melhor maneira na sua instituição de ensino. 

    Você precisa entender as necessidades e como a IA pode solucioná-las. Além disso, deve buscar as ferramentas certas para isso.

    Por exemplo, o ChatGPT é uma alternativa gratuita muito popular. Mas nem sempre é a melhor escolha, pois tem capacidade de processamento limitado, especialmente no plano gratuito. Além disso, não há clareza sobre como os dados são armazenados na plataforma. Logo, é arriscado inserir informações sigilosas da escola.

    Ao implementar Inteligência Artificial na escola, é importante escolher soluções de IA confiáveis e seguras. Fique atento se elas atendem todas as necessidades específicas do seu colégio e respeitam as práticas da LGPD. Verifique também a necessidade de treinamento para usar corretamente.

    Inteligência Artificial é uma ferramenta de auxílio. Ela não é a solução definitiva das suas demandas e requer gestores eficientes monitorando e avaliando os resultados.

    É hora de colocar a IA em prática na sua escola

    Agora que você conhece alguns dos benefícios que a inteligência artificial pode oferecer, apresente-a para a equipe da sua escola!

    Reúna os profissionais de gestão e planeje como usar. Veja quais atividades tomam tempo e se a Inteligência Artificial é capaz de realizá-la de forma efetiva. Normalmente análises de dados e criação de relatórios estão entre elas. 

    Ao adotar essas soluções, você otimiza tempo e recursos e coloca sua escola no caminho do sucesso.

    Se você quer ter uma visão detalhada sobre o assunto, acompanhe a live do Educbank sobre Inteligência Artificial na educação e veja as dicas de especialistas para implementar ferramentas de IA com sucesso.

    Conversamos com Lucas Brangioni, especialista no uso de IA para captação de alunos.

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.