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Marketing Educacional: Como captar e reter alunos? 

Marketing Educacional: Como captar e reter alunos? 

28 de julho de 2023

4 min

    Marketing Educacional é o modo como a escola se posiciona e busca se destacar, explorando estratégias de atração e retenção para reforçar seus diferenciais e fidelizar alunos.

    Contudo, embora essa explicação pareça simples na teoria, transformá-la em prática é um grande desafio. 

    Em um cenário altamente competitivo, de concorrência acirrada, restrições orçamentárias e mudanças contínuas, as dificuldades são constantes. 

    Se construir uma marca forte e bem posicionada é um trabalho árduo e contínuo para grandes empresas, quando pensamos em escolas de Educação Básica, ele só aumenta. 

    Mas difícil não quer dizer impossível. 

    Neste artigo, iremos desmembrar os principais conceitos de marketing educacional e como explorá-lo de forma inteligente para atrair e reter alunos. 

    Portanto, acompanhe essa jornada e descubra como este recurso pode impulsionar o crescimento e os resultados da sua instituição.  

    O que é Marketing Educacional? 

    Antes de avançarmos para a prática, vamos entender com maior profundidade os elementos que conceituam o Marketing Educacional. 

    Até aqui, sabemos que trata-se de uma estratégia para compreender as necessidades e expectativas dos potenciais alunos e suas famílias, oferecendo soluções educacionais alinhadas com esses interesses.

    Logo, o marketing educacional se concentra em comunicar os diferenciais, proposta pedagógica, infraestrutura e resultados acadêmicos. 

    O objetivo é captar aquilo que se tem de mais precioso em qualquer mercado: a atenção! 

    Seguindo essa lógica, para desenvolver uma estratégia eficiente, existem perguntas que precisamos responder: 

    • Quais os perfis de estudantes e responsáveis a escola deseja alcançar?
    • O que diferencia os serviços que a escola oferece e como destacá-los? 
    • Quais motivos levaram os pais a escolherem esta escola para seus filhos? Eles estão alinhados com a imagem que a instituição quer transmitir?
    • Quais canais de comunicação a escola pretende utilizar para passar essa mensagem? 

    Identificar essas respostas é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing funcionar. 

    Isto posto, podemos avançar. 

    Qual a importância do Marketing Educacional? 

    Agora que sabemos o que é, compreender a relevância como ferramenta para sua escola torna-se mais fácil. 

    Desse modo, reunimos 4 pontos-chave que você deve considerar na hora de estruturar sua estratégia: 

    1. Captação 

    Aumentar a demanda pelos serviços educacionais da escola é o primeiro ponto. 

    Uma estratégia bem-sucedida pode garantir que a escola seja vista como uma opção atraente e diferenciada pelos responsáveis na hora de escolher. 

    Quando pensamos em instituições de ensino, é preciso considerar o contexto social envolvido, uma vez que as famílias priorizam o que entendem ser o melhor para o desenvolvimento das crianças, e isso muitas vezes envolve valores e crenças. 

    Por isso, conhecer o público que se deseja atrair e se posicionar assertivamente para conquistá-lo é tão necessário. 

     2. Retenção 

    Outro grande ponto é a retenção. Se a escola pensa estrategicamente e investe em ações de marketing que potencializam a campanha de rematrículas, os resultados certamente serão melhores.

    Uma boa estratégia de comunicação fortalece o  relacionamento entre a escola e as família e aumenta a fidelidade dos alunos. 

    É válido ressaltar que reter é sempre mais rentável que captar. 

    Segundo estudo da Harvard Business Review, conquistar um cliente novo é de 5 a 25 vezes mais caro do que preservar um existente.

    Nesse sentido, garantir que os alunos permaneçam e sejam defensores da sua “marca” é um princípio básico de marketing que fará toda a diferença para a escola. 

    3. Fortalecimento da imagem da escola

    Nos tópicos anteriores, nós falamos sobre posicionamento. 

    De acordo com o especialista e antigo Diretor de Marketing da Somos Educação, Cássio Mori, o que muda o jogo da escola é a maneira como ela se posiciona.

    Nas palavras dele, “posicionamento é o lugar que a escola deve ocupar na mente dos pais, dos alunos e da sociedade”. 

    É essa construção que fará com que a escola seja lembrada e se destaque em meio aos concorrentes. 

    Sendo assim, o marketing só será efetivo se a mensagem for passada de forma clara e estratégica, alinhada aos valores e diferenciais. 

    4. Crescimento institucional

    Por fim, como resultado dos pontos que vimos até aqui, concluímos que o marketing educacional deve ser pensado como um instrumento de crescimento da instituição, que aumenta sua visibilidade no mercado e contribui para a expansão da escola.

    Marketing Digital para captar e reter alunos 

    Se você chegou até aqui e está se questionando sobre como colocar tudo isso em prática, esse é o momento. 

    Convidamos dois CEO’s e especialistas em Marketing Educacional para ministrar um conteúdo exclusivo sobre o tema. 

    No vídeo abaixo, Henrique Barreto, CEO da Soluções Sophia e Gustavo Gonçalves, CEO da Mkt4Edu, explicam como planejar e executar uma estratégia eficiente de marketing educacional. 

    Boa aula! 

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