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7 estratégias e tendências para melhorar o marketing da sua escola

7 estratégias e tendências para melhorar o marketing da sua escola

30 de setembro de 2025

5 min

    O marketing educacional está passando por transformações importantes. As famílias estão descobrindo e interagindo com escolas de formas muito diferentes do que antes, graças à IA generativa. Escolas que não se adaptarem a esse cenário podem enfrentar dificuldades cada vez maiores para atrair e ter novos alunos.

    Neste artigo, você conhecerá 7 tendências para melhorar o marketing da sua escola. Você pode começar a aplicá-las agora, para ter melhores resultados já no próximo ano letivo.

    1. Invista no WhatsApp

    O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros já faz alguns anos. Apesar disso, muitas equipes de marketing ainda não o consideram como um canal estratégico, mantendo-o relegado a uma “central de recados”.

    Na realidade, o WhatsApp é uma importante ferramenta de captação e retenção de alunos, desde que seja adequadamente configurado nas campanhas de matrícula.

    Para isso:

    • Configure grupos no WhatsApp com segmentação inteligente;
    • Inclua mensagens automáticas, para que todas as famílias recebem uma resposta imediata;
    • Invista em chatbots de IA de qualidade, para agilizar o atendimento;
    • Use as etiquetas do WhatsApp Business para classificar famílias de acordo com seu estágio no funil de marketing, para facilitar os follow-ups do seu time comercial.

    2. Mostre a sua escola com vídeos curtos

    Já faz algum tempo que os vídeos curtos são o formato de conteúdo mais consumido na internet. O marketing da sua escola pode usá-los para mostrar a “vida real” dos corredores.

    Em vez de peças publicitárias altamente produzidas, prefira vídeos curtos, produzidos pelos profissionais da escola e editados pelo próprio time de marketing. Os pais querem ver alunos participando de projetos, quais os diferenciais do projeto pedagógico, os detalhes da infraestrutura, entre outros.

    Formatos curtos geram proximidade, são mais fáceis de produzir e costumam funcionar bem em campanhas de mídia paga. As campanhas maiores podem (e devem) existir, mas não devem ser o seu único ativo de marketing.

    3. Personalize a comunicação usando IA

    Entre os diversos usos da Inteligência Artificial na educação, está a personalização do atendimento. Por meio de chatbots personalizados, é possível gerar respostas contextualizadas, que não soam “robóticas” para as famílias.

    Para isso, você precisará treinar um modelo com as informações sobre o seu colégio, como calendário, processo de matrículas, lista de documentos exigidos, dados do CRM, entre outros.

    Além disso, precisará capacitar sua equipe a usar essas ferramentas. A ideia é que os chatbots tenham autonomia, mas sejam supervisionados de perto para evitar erros e proteger os dados das famílias.

    4. Gestão de reputação

    As técnicas para gerenciar a reputação da escola na internet estão mudando. Em abril de 2025, o Google removeu as avaliações de escolas.

    Portanto, hoje você precisa de novas “provas sociais” – ou seja, novos comentários positivos sobre a escola, para que as famílias interessadas tenham mais confiança em fazer a matrícula.

    O jeito mais simples de se adaptar a esse cenário é coletar depoimentos (de pais, ex-alunos e professores) e publicar no seu site. Se forem depoimentos em vídeos curtos, publique nas suas redes sociais também.

    5. Campanhas com segmentação local

    Além das estratégias mais gerais, para construir reputação de marca e captar alunos diretamente, dedique parte do seu orçamento de marketing para campanhas locais.

    Incluem-se aí os outdoors, a otimização do perfil do Google Meu Negócio, as parcerias com empresas locais, a participação em eventos de educação, entre outras.

    Em um cenário onde os custos com mídia paga estão aumentando e as pessoas estão clicando menos em sites, devido às ferramentas de busca com IA, essas ações se tornarão ainda mais importantes daqui pra frente.

    6. Funil de marketing contínuo

    A captação de alunos não deve ocorrer apenas em janelas específicas, como o fim de ano. Para melhorar o marketing da sua escola, desenvolva ações durante todo o ano letivo, alinhadas com o funil de marketing da sua escola.

    Entenda qual é a jornada das famílias, quais os pontos de contato delas com a sua marca e planeje ações para estar presente em cada etapa.

    Identifique os perfis preferenciais e faça entrevistas curtas, para entender como eles pesquisaram e chegaram à escola e por que efetuaram a matrícula.

    Por exemplo, se você descobrir que as famílias pesquisam no ChatGPT, invista em ações de visibilidade nas IAs. Se notar que o boca a boca é forte na sua escola, crie bons programas de indicação.

    7. Segmentação inteligente de mídia paga

    Em 2026, os custos com mídia paga serão maiores nas plataformas da Meta. Portanto, os investimentos precisam ser ainda mais inteligentes. 

    Para melhorar o marketing da sua escola nesse cenário tão desafiador, sua equipe precisará fazer segmentações ainda mais específicas. Cada mensagem deve ser alinhada ao público que está recebendo e ao estágio dela no funil de marketing.

    Além das segmentações mais “tradicionais”, como por bairro de residência ou intenção de bolsas, verifique se é possível criar comunicações específicas pensando em ciclo escolar, necessidades logísticas ou preferências pedagógicas das famílias.

    Atente-se para a LGPD

    A Lei Geral de Proteção de Dados determina uma série de responsabilidades das empresas sobre os dados de seus clientes. A lei já está em vigor, mas muitas escolas ainda sentem dificuldade em se adaptar a ela.

    Este é um erro sério, especialmente porque os dados de crianças e adolescentes são sempre considerados sensíveis, o que exige ainda mais atenção. 

    Antes de investir nas estratégias acima, melhore o marketing da sua escola adequando as suas práticas ao texto da legislação. Assim, evita problemas como denúncias e multas. 

    Os caminhos para um marketing mais consistente

    Melhorar o marketing escolar exige ações consistentes, que “se somam” durante todo o ano letivo. Se você seguir aquela ideia clássica, de reforçar apenas uma única mensagem durante a campanha de matrículas, dificilmente conseguirá posicionar adequadamente a sua escola.

    As consequências disso são uma dificuldade em estabelecer reputação, fidelizar as famílias, conquistar novos alunos e explicar corretamente no que você é diferente dos concorrentes.

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