/
/
5 dicas de motivação dos professores em escolas particulares

5 dicas de motivação dos professores em escolas particulares

25 de novembro de 2025

5 min

    Pesquisas revelam que a paixão pelo ensino e o desejo de construir uma sociedade melhor são as principais motivações dos professores. Mas só isso não basta: três em cada quatro profissionais apresentam sinais de esgotamento.

    E se você pudesse mudar essa realidade?

    Se você é gestor de uma escola particular, você pode! Neste post, você verá estratégias básicas para aumentar a motivação dos professores da sua equipe. São estratégias para oferecer ambientes mais saudáveis, oportunidades de crescimento, suporte emocional, engajamento e melhores condições de trabalho. 

    Crie uma cultura de acolhimento

    O primeiro passo é promover uma cultura de valorização docente. Ela é construída no decorrer do tempo, por meio de ações consistentes de acolhimento aos profissionais.

    Você pode começar com elogios e reconhecimentos simbólicos. Geralmente, esse tipo de ação exige menos recursos e pode trazer bons resultados.

    Crie espaços físicos, como murais, para destacar o bom trabalho dos professores e monte um mapa de conquistas da equipe, com todos os projetos bem-sucedidos. Também vale criar confraternizações trimestrais para que os profissionais compartilhem boas práticas e destaquem o que deu certo.

    Mas lembre-se: os elogios não devem ser vazios. Eles devem ser genuínos, consistentes e vir acompanhados de ações concretas.

    Formação docente

    A evolução move os professores. Fatores como autonomia, perspectivas de crescimento profissional e voz ativa na gestão podem aumentar o engajamento.

    Portanto, sua escola deve oferecer caminhos claros de progressão de carreira.

    Inclua recursos anuais para capacitação no seu planejamento financeiro. Pode ser para programas de formação continuada, participação em cursos, congressos, especializações, entre outros. 

    Crie também trilhas de evolução na escola, com critérios claros e transparentes para aumentos de salário ou para novas responsabilidades. Estabeleça canais de contato para dar e receber feedback dos docentes.

    Suporte emocional e bem-estar

    O bem-estar dos professores é um dos aspectos mais importantes, devido ao número de docentes com sinais de esgotamento mental no Brasil. 

    Há muitas formas de promover um ambiente mais saudável para a equipe. Todas dependem de oferecer condições de trabalho adequadas, incluindo um bom equilíbrio entre trabalho e descanso. 

    Crie momentos de descompressão, ofereça práticas de bem-estar, como meditação, e revise a carga de trabalho dos profissionais.

    Sempre que possível, reduza a burocracia por meio da digitalização de processos, já que isso poupa muito tempo.

    Colaboração e aprendizado

    Também é papel da gestão fazer com que toda a equipe trabalhe em harmonia. A colaboração fortalece vínculos, estimula a inovação e abre novas oportunidades de aprendizagem.

    Além de envolver a sua equipe de Recursos Humanos, é importante promover atividades docentes nas quais os professores consigam trabalhar uns com os outros.

    O jeito mais simples é por meio de projetos interdisciplinares. Ao envolver professores de diferentes disciplinas, você facilita interações pedagógicas que talvez não ocorressem sem esse incentivo. 

    Transforme esse tipo de projeto em rotina. Assim, aos poucos, você construirá uma equipe mais coesa e motivada.

    Condições financeiras adequadas

    Ao falar em motivação de professores, muitos gestores preferem ignorar o óbvio: dinheiro também motiva. 

    Os docentes naturalmente ficam mais motivados quando sentem que recebem um salário adequado e têm condições materiais para exercer seu trabalho.

    Isso inclui acesso à tecnologia, materiais adequados para aplicar metodologias ativas, salas de aula bem equipadas, espaços físicos para descompressão e descanso, ajustes salariais condizentes com a profissão, bons benefícios, pagamento em dia, entre outras ações. 

    Sem esse tipo de apoio, as demais ações de engajamento soam apenas como dinâmicas vazias. Elas podem, inclusive, ter efeito contrário e aumentar a taxa de turnover, pois fica a sensação de que a gestão é performática e apenas finge se importar com as condições de trabalho.

    Dicas práticas para começar a motivar os professores

    Agora que você já sabe o que motiva e desmotiva os professores, que tal começar a colocar em prática?

    Separamos algumas ações que você pode aplicar imediatamente, sempre seguindo os princípios de autenticidade, consistência, transparência e escuta ativa.

    • Escreva um e-mail para cada profissional, com um feedback individual destacando seus pontos positivos;
    • Agende uma conversa de 15 minutos com cada um, para ouvir como eles estão;
    • Crie um canal de comunicação direto (pode ser WhatsApp ou e-mail) para que professores possam se comunicar diretamente com a gestão;
    • Organize reuniões para mapear os interesses de cada um;
    • Revise a carga de trabalho administrativo dos professores, com foco em eliminar tarefas desnecessárias;
    • Desenhe ou revise o plano de carreira de cada profissional;
    • Estruture programas de mentoria, nos quais profissionais mais experientes auxiliam os que estão começando agora;
    • Defina o orçamento de desenvolvimento profissional para o próximo ano;
    • Verifique se há o desejo de ações de suporte emocional, como consultas com psicólogos;
    • Revise os contratos para se certificar de que a carga horária e o salário dos profissionais estão condizentes com as ações que eles realizam atualmente na escola.

    Perceba que todas são ações práticas que demonstram que a gestão se preocupa com os profissionais.

    Não são brindes simples nem discursos esporádicos. São ações que devem ser realizadas frequentemente, nas quais há oportunidades claras de ter voz ativa e de crescer profissionalmente. 

    Motivar professores em escolas particulares não é uma questão de dar brindes ou fazer discursos inspiradores esporadicamente. É sobre criar uma cultura institucional onde docentes se sintam reconhecidos, tenham oportunidades reais de crescimento, trabalhem em condições adequadas, cuidem da saúde emocional e façam parte de uma equipe colaborativa.

    Mantenha sua escola sempre atualizada

    Outro detalhe importante é que a maioria dos professores gosta de trabalhar em escolas que acompanham as tendências. Portanto, além de todas as ações acima, preocupe-se também com o crescimento sustentável da sua escola.

    Assim, o ambiente torna-se mais agradável para trabalhar, pois os professores percebem, na prática, que suas práticas não estão defasadas. 

    Para ficar por dentro das principais novidades, acompanhe o Instituto Educbank. É a nossa iniciativa para compartilhar pesquisas, podcasts, estudos e materiais exclusivos sobre o que há de mais moderno na educação básica brasileira. 

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.