As parcerias acadêmicas são ferramentas poderosas que transformam o ambiente educacional. Elas podem apoiar nas atividades extracurriculares, estágios, intercâmbios, formação docente e aperfeiçoamento do ensino de forma geral.
Entre os principais parceiros estratégicos para escolas estão organizações privadas, entidades locais e instituições de ensino estrangeiras. Por meio delas, você pode diversificar as experiências que sua escola oferece, complementar a formação dos alunos e fortalecer a relação da escola com a comunidade em seu entorno.
Neste artigo você entenderá mais sobre as parcerias educacionais, seus benefícios para a escola, alunos e professores, e dicas para implementar.
Como as parcerias educacionais ajudam sua escola a se destacar?
Escolas particulares com parcerias estratégicas se destacam. Elas atraem pais e alunos que buscam algo além do convencional. Ações como atividades extracurriculares exclusivas, programas internacionais e oportunidades no mercado de trabalho diferenciam a escola dos concorrentes.
Ao mesmo tempo, isso fortalece a reputação do colégio. Quando você se associa a empresas renomadas, universidades e organizações de prestígio, sua marca se torna mais valiosa e atraente.
Você também passa a imagem de quem se preocupa de verdade com o futuro dos alunos, o que pode se refletir até no valor das mensalidades, já que os pais valorizam esses diferenciais.
Os benefícios das parcerias educacionais para a escola
Existem várias razões para investir em novas parcerias para o seu colégio:
- Oferecer mais atividades extracurriculares e experiências aos alunos;
- Preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho;
- Desenvolvimento social e cultural por meio de programas de intercâmbio;
- Criar oportunidades de aprimoramento contínuo dos professores;
- Ter acesso a recursos tecnológicos e pedagógicos de ponta;
- Fortalecer a imagem e identidade de marca do colégio.
6 parcerias educacionais para implementar na sua escola
Falar só em “parcerias educacionais” soa meio abstrato, já que existem inúmeras possibilidades. Por isso, selecionamos algumas das opções mais frequentes em escolas particulares do Brasil.
Parcerias para atividades extracurriculares
São as atividades de complemento às aulas em sala, focadas em trabalhar novas habilidades e interesses nos alunos.
Por meio das parcerias, fica mais fácil oferecer um número maior de atividades, como esportes, dança, robótica e design. Além disso, a implementação e gestão também se tornam mais simples.
Você pode fazer convênios e parcerias para oferecer aulas de:
- Dança;
- Teatro;
- Culinária;
- Robótica;
- Artes plásticas;
- Futebol;
- Natação;
- Desin;
- Entre muitas outras!
Parcerias para o desenvolvimento profissional
Você pode buscar parcerias com empresas para trabalhar a inserção dos alunos no mercado de trabalho já durante a vida escolar. Geralmente acontece por meio de estágios, projetos e programas de aprendizes.
São experiências indicadas para estudantes do Ensino Médio, que podem sentir dificuldade em escolher uma profissão ou em conseguir o primeiro emprego por falta de experiência.
O ideal é combinar esses conteúdos com as atividades de sala de aula sempre que possível e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada um.
Parcerias para experiências internacionais
É uma das melhores formas de trabalhar o ensino de idiomas, desenvolvimento de habilidades interculturais, sociais e de respeito às diferenças. Podem ser realizadas como programas de férias, permitindo que alunos façam viagens para praticar um segundo idioma.
Outra possibilidade interessante é receber estudantes do exterior, o que também apoia o desenvolvimento social e cultural dos alunos brasileiros.
Fora isso, é uma atividade que contribui de forma muito positiva para a imagem da escola. Muitos pais enxergam a internacionalização e a formação de cidadãos globais como um diferencial importantíssimo.
Parceria para intercâmbio de estudos em outros países
O intercâmbio estudantil é uma excelente forma de ampliar os horizontes dos alunos. Diferente das experiências internacionais, nos intercâmbios se passa um tempo maior em outro país, tendo um contato muito mais intenso com o idioma e com as culturas.
Tudo isso fica mais fácil tendo uma escola parceira, pois ficam mais simples os custos com hospedagem e a garantia de um ensino de qualidade no país de destino.
Para os alunos, é um diferencial interessante no currículo, uma experiência enriquecedora, e a oportunidade de desenvolver novos idiomas e habilidades em outra cultura.
Parcerias para a especialização da equipe docente
A qualificação dos professores permite que a sua escola mantenha-se sempre atualizada. Parcerias podem tornar o processo mais simples. Costumam ser feitas com universidades e centros de formação.
Aliás, aqui no Educbank temos uma parceria com a USP/ESALQ para formação executiva em gestão escolar, exclusiva para mantenedores escolares parceiros.
Por meio de parcerias do tipo, sua escola pode oferecer cursos e workshops para melhorar a didática ou aplicação de certas metodologias. Tudo isso impacta positivamente o aprendizado dos alunos (e a imagem da escola).
Parceria na execução do Projeto Político Pedagógico
Concretize parcerias com especialistas em educação, consultores pedagógicos e editoras educacionais para desenvolver e aplicar o Projeto Político Pedagógico da sua escola e garantir que ele esteja alinhado às suas necessidades e às diretrizes do MEC.
Os especialistas trazem anos de experiência em sala de aula, enquanto as editoras contribuem com materiais didáticos adaptados às demandas de ensino. Com essas colaborações, as escolas desenvolvem projetos mais completos e atualizados.
O Educbank é o parceiro ideal da sua escola
Disponibilizar ações que vão além do ensino tradicional ajuda a desenvolver o aprendizado do estudante e pode ser um diferencial na hora de captar novos alunos.
Se você busca novos parceiros para desenvolver essas atividades, conte com o Educbank. Garantimos a inadimplência zero no pagamento da mensalidade escolar e arcamos com o risco do atraso no pagamento, para que você receba sempre em dia.
Nossas escolas parceiras têm previsibilidade financeira e podem investir em novas parcerias, infraestrutura e projetos pedagógicos o ano inteiro, sem sustos ou preocupações.
