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Como aumentar a percepção de valor da sua escola?

Como aumentar a percepção de valor da sua escola?

18 de setembro de 2025

5 min

    A percepção de valor é a avaliação que os pais fazem sobre a qualidade da escola. É uma soma de vários fatores, como as instalações, qualidade do ensino, empatia da equipe de profissionais, entre outros.

    Quando a percepção de valor é clara, as famílias não se importam em pagar a mensalidade, pois entendem que há um retorno real desse investimento. 

    Agora, quando a percepção não é aparente… Elas questionam os valores e ficam mais propensas a mudar o filho de escola, pois não entendem o que tem de diferente para outra escola, que cobra mais barato. 

    Neste texto você aprenderá como influenciar positivamente a percepção de valor da sua escola.

    Quais fatores influenciam a percepção de valor?

    A percepção de valor é construída nas experiências dos alunos e nas interações dos pais com a instituição. Não é algo que “aparece” do dia pra noite, é construído com base na qualidade do seu ensino, atendimento e infraestrutura.

    Entre os fatores que influenciam a percepção de valor em escolas, estão:

    • Confiança: é quando os pais confiam que a escola consegue entregar o que promete;
    • Resposta: é a agilidade para resolver problemas e atender às demandas das famílias;
    • Segurança: é a promoção de um ambiente saudável e seguro para o desenvolvimento;
    • Empatia: é a habilidade de reconhecer as especificidades de cada família e de cada aluno;
    • Estrutura: é o cuidado com a aparência e qualidade dos espaços físicos.

    Como fortalecer a percepção de valor da escola?

    Aumentar a percepção de valor da escola depende do investimento de tempo e dinheiro em várias áreas. Mas não precisa ser em tudo, de uma vez só.

    Comece fazendo um diagnóstico para entender em quais áreas os pais já veem valor e onde ainda não. 

    Você pode fazer pesquisas com as famílias, como o NPS. Faça perguntas sobre vários aspectos da escola e observe quais recebem elogios, quais não recebem e quais são criticados.

    Se recebem elogios, há percepção de valor ali.

    Se não há nem elogios nem críticas, aquele benefício é “invisível” aos pais e precisa ser melhor comunicado.

    Se recebe críticas, há algo que precisa ser corrigido (e a correção deve ser comunicada às famílias).

    Abaixo estão ações que escolas fazem com frequência para se diferenciar e gerar mais valor às famílias

    Cuide bem dos espaços físicos

    Salas bem iluminadas, mobiliário adequado, ambientes limpos, salas interativas e espaços externos bonitos transmitem uma ótima imagem.

    Este é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos pais. Além de influenciar na captação e retenção, os investimentos em estrutura são quase sempre bem aceitos e comemorados. E, portanto, contribuem diretamente com a percepção de valor da escola. 

    Organize ambientes digitais

    Além do espaço físico, os ambientes digitais também melhoram a imagem da escola. Sites desatualizados, plataformas confusas e aplicativos que travam causam uma péssima experiência.

    Quando as ferramentas são ruins, elas causam um duplo efeito negativo: por um lado, atrapalham os pais nas ações de rotina, como ver comunicados ou receber boletins. E, por outro, existe a impressão de que atrapalham o desenvolvimento. Mesmo quando isso não ocorre diretamente, é a impressão que fica.

    Invista na qualificação da sua equipe

    A percepção de valor da escola depende diretamente das pessoas que fazem parte dela, pois elas são o ponto de contato com os estudantes e suas famílias. 

    Invista no preparo, remuneração e bem-estar deles. Apoie também a capacitação, por meio de programas de formação continuada. Comunique estas ações às famílias, para que percebam que a escola realmente investe na qualidade de ensino, o que justifica o valor da mensalidade.

    Capriche no atendimento

    Quando o atendimento escolar é ágil, objetivo e atento às particularidades de cada família, sua escola transmite uma imagem de organização e refino.

    Cada profissional da secretaria deve saber quais são as suas atribuições. Você também deve estipular prazos máximos de respostas e oferecer ferramentas adequadas para o atendimento, como gestão de CRM e celulares da escola para atendimentos via redes sociais e WhatsApp. 

    Se necessário, invista também em treinamentos, para que todas as mensagens mantenham o tom cordial, mesmo nas situações mais delicadas, como reclamações ou negociações.

    Promova um ambiente seguro e confiável para os alunos

    A segurança é um dos aspectos mais importantes para as famílias. Por isso, tente ir além do básico, como câmeras de segurança e guaritas com vigilantes. 

    Também fazem parte da segurança escolar as automações em portarias, os horários de acesso para alunos, a iluminação, os protocolos para emergências, entre outros aspectos.

    Dependendo da sua proposta pedagógica, os pais também estarão atentos ao cumprimento das regras dentro da escola, como proibição do uso de celulares e punições para casos de bullying.

    Reconheça as individualidades das famílias

    As famílias percebem quando a escola conhece o filho deles. Não são necessários programas para acompanhar individualmente cada aluno ao longo do ano letivo – se for possível implementar, melhor, mas às vezes, um simples comentário no boletim ou na reunião com os pais já é o suficiente.

    Uma das melhores formas de fazer é orientar os professores a identificar as qualidades e desafios de cada aluno. Faça registros, comunique isso aos pais, junto de sugestões para potencializar ainda mais as qualidades e superar os obstáculos. No bimestre seguinte, faça o mesmo, para acompanhar o progresso.

    Isso também vale para as próprias famílias, no pagamento das mensalidades. Ofereça flexibilidade para negociar e mudar prazos, de acordo com o perfil de cada família.

    É trabalhoso, mas tem alto impacto na percepção de valor, pois mostra que a escola se importa.

    A percepção de valor se constrói com o tempo

    A percepção de valor não se sustenta com ações isoladas. Você precisa construí-la ao longo do ano letivo e comunicar cada avanço com clareza. Informe diretamente aos pais e use o marketing educacional para apresentar os seus diferenciais e o progresso em cada aspecto da sua escola.

    Para explorar ideias de como fazer isso com qualidade, acesse o Instituto Educbank. É a nossa central de materiais para gestores, com entrevistas, pesquisas e podcasts com as tendências para o crescimento sustentável da sua escola.

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