Artigos

PIX saque, PIX troco, as escolas e o Educbank

10 de setembro de 2021

O que o Educbank está trazendo de inovação financeira para as escolas

Como já foi tratado aqui neste blog, nosso Banco Central é hoje considerado um dos bancos centrais mais inovadores do mundo. Essas inovações impactam positivamente toda a sociedade, e, claro, nossas escolas. Um Brasil sem PIX é um Brasil já difícil de imaginar. E a vida do gestor escolar ganhou em facilidade, simplicidade e acessibilidade em matéria financeira.

O Educbank sempre acompanhou de perto as inovações do BACEN para poder rapidamente disponibilizá-las às escolas. Como foi o caso da nossa parceria com o BTG Pactual, que agora fornecerá PIX como forma de pagamento das mensalidades escolares. Como será o caso também até mesmo com criptomoedas, pois o Educbank quer ser a primeira fintech a disponibilizar criptomoedas como forma de pagamento de mensalidades escolares – do mundo. Tudo para que as escolas tenham as últimas inovações financeiras, ou seja, o estado da arte dos meios de pagamento disponíveis e funcionando da maneira mais fluida possível. Estamos trabalhando nisso todos os dias.

Falávamos de inovações em meios de pagamento. O BACEN está providenciando mais duas funcionalidades para o PIX: o PIX troco e o PIX saque. No dia 29 de novembro deste ano, qualquer estabelecimento comercial e qualquer prestador de serviço, inclusive a escola, poderão habilitar a funcionalidade PIX saque. Essa funcionalidade é o equivalente a um caixa eletrônico, mas agora não mais caixa e não mais em locais específicos (como agências bancárias), e sim em todo lugar.

No caso da escola, por exemplo, basta que ela tenha no seu caixa dinheiro em espécie, e alunos e alunas poderão sacar dinheiro na escola através de um PIX de maneira rápida e segura, informando um QR code à pessoa responsável por isso. Uma solução simples e ágil. Que pai ou mãe nunca foram até a escola do filho somente para deixar dinheiro para pagar um curso extra ou porque o filho e a filha haviam esquecido o dinheiro do lanche?  O mesmo se aplicará ao PIX troco. No ato de pagamento de um curso extra ou da própria mensalidade, em caso de divergência de quantias, o PIX funcionará também como troco.

Todas essas soluções contribuem para a fluidez do dia a dia de uma escola. Quem trabalha em escola sabe que a organização é um fator fundamental para o sucesso dela. São ambientes muito intensos, com muitas atividades, muitos colaboradores e muitos alunos e alunas. O Educbank entra para ajudar a escola na sua organização financeira. Assim os donos de escolas, os coordenadores, as diretoras de escola, poderão se concentrar numa tarefa muito mais importante e ainda mais difícil, que é a tarefa de ensinar. Ensinar e aprender é difícil. No Brasil nossos professores e professoras, por exemplo, estão longe de serem valorizados na medida da dificuldade que eles enfrentam ao ensinarem. E ao aprenderem, também. Pois como disse um filósofo, o professor é sempre aquele que mais aprende e aquele também que mais deixa com que aprendam com ele no final. 

 

Leia também

O Educbank na mídia:

img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img