A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as diretrizes básicas do ensino no Brasil, com base em diferentes temas. Dentro dessa estrutura, a disciplina de História é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Para que isso ocorra, habilidades e conhecimentos específicos devem ser desenvolvidos em cada nível de ensino.
Neste artigo você verá como montar planos de aula de História para o Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.
Atividades para aula de História de acordo com a BNCC
A base da BNCC sobre o ensino de história é que “todo conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente abordado por distintos sujeitos”.
Ou seja, as atividades não podem se limitar a relatar eventos passados. Elas devem desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e interpretar esses acontecimentos, com base em diferentes fontes e com um olhar crítico.
Veja abaixo algumas estratégias para fazer.
Atividades de História no Ensino Fundamental 1
No Ensino Fundamental 1, professores devem estabelecer as bases para a compreensão dos conceitos históricos fundamentais. O plano de aula de História deve ser lúdico e estimular a curiosidade e os questionamentos sobre o passado.
Objetivos no Ensino Fundamental 1
No Fundamental 1, o objetivo principal é que a criança consiga diferenciar o “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. Assim ela vai conseguir entender a presença dela no ambiente e na sociedade. O foco deve ser trabalhar com temas mais concretos, explorando a vivência dos alunos, para que eles entendam a noção de tempo e espaço.
A BNCC recomenda que, nessa etapa, o ensino aborde os seguintes aspectos:
- Noção de tempo e espaço,
- História pessoal e coletiva,
- História das culturas e sociedades,
- Relação com o meio ambiente e povos originários.
Atividades sugeridas
As atividades de História para o Ensino Fundamental 1 devem ser dinâmicas, interativas e diversificadas. Entre as opções:
- Histórias locais e regionais: entrevistas com familiares ou pessoas da comunidade, para que contem histórias sobre a cidade ou a região;
- Linha do tempo pessoal e coletiva: criação de linha do tempo com marcos importantes de suas vidas, como o nascimento, entrada na escola, nascimento de um irmão, entre outros. Depois, compare as linhas do tempo da turma;
- Análise de objetos antigos: peça para que os alunos levem objetos antigos (como telefones, câmeras fotográficas, brinquedos, fotografias). Após mostrá-los aos colegas, estimule a comparação com os objetos atuais;
Atividades de História no Ensino Fundamental 2
O Ensino Fundamental 2 é o momento em que os alunos começam a aprofundar seu conhecimento histórico, desenvolvendo uma compreensão mais crítica dos processos históricos e sociais.
A História nesse período deve ser abordada de forma mais detalhada, com a exploração de temas mais complexos. Também é aqui que começa a introdução de conceitos básicos para entender fenômenos históricos, como as diferentes versões sobre um mesmo fato.
Objetivos no Ensino Fundamental 2
Nesse período, o processo de aprendizagem está pautado em três aspectos:
- Identificar eventos importantes na história do Ocidente e sua ordem cronológica.
- Desenvolver condições necessárias para que os alunos compreendam os significados da produção, circulação e utilização de documentos;
- Reconhecer e interpretar diferentes versões do mesmo fenômeno.
Atividades sugeridas
As atividades permanecem lúdicas, mas agora têm um foco maior na discussão dos fenômenos e na observação mais atenta dos fatos históricos. Algumas formas de fazer são:
- Debates: organize debates em sala de aula sobre temas históricos importantes, como a Revolução Francesa, a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa ou a Crise de 1929, por exemplo;
- Estudo de caso: analise eventos históricos a partir de diferentes fontes e perspectivas junto com a turma. Incula documentos, imagens e relatos. Por exemplo, estudar a chegada dos portugueses ao Brasil e os diferentes pontos de vista sobre esse evento. Além do conteúdo de história, é uma excelente forma de trabalhar conceitos de educação midiática na escola;
- Projetos de história local: incentive os alunos a pesquisar sobre a história da sua própria cidade ou região. Eles podem entrevistar moradores mais antigos, visitar museus e analisar documentos históricos locais (sob supervisão);
- Linha do tempo: crie uma linha do tempo incluindo eventos nacionais e internacionais junto com a turma. O objetivo é analisar as interconexões entre os diferentes processos históricos, como a Revolução Industrial e o Iluminismo.
Atividades de História no Ensino Médio
No Ensino Médio, a disciplina de História está incluída no campo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a BNCC. Aqui, o Plano de Aula se torna mais complexo e aborda os assuntos de forma mais aprofundada.
Objetivos no Ensino Médio
Os alunos do Ensino Médio devem ser desafiados a compreender os processos históricos em sua totalidade, a partir de uma análise crítica e comparativa.
A BNCC propõe que o ensino de História no Ensino Médio trate não apenas dos grandes eventos históricos, mas também das transformações sociais, culturais e econômicas que moldaram o mundo contemporâneo.
Atividades sugeridas
As atividades são semelhantes às do Ensino Fundamental II. O que muda é o grau de profundidade das análises. Veja abaixo:
- Análise de fontes históricas: apresente diferentes fontes históricas sobre os mesmos fatos, para que os alunos consigam identificar os contextos de produção, influências, possíveis interesses por trás das coberturas, entre outros elementos;
- Redações: produção de textos dissertativos e argumentativos sobre temas históricos, como as causas e consequências das guerras, a ditadura militar no Brasil, ou os movimentos sociais do Século XX;
- Análise de documentários e filmes históricos: utilize-os para abordar temas densos, como Revolução Industrial, Guerra Fria e descolonização. Um dos maiores clássicos dos filmes exibidos nas escolas, Tempos Modernos, de Charles Chaplin, se encaixa nessa abordagem;
- Projetos interdisciplinares: aproxime a História de outras atividades. Por exemplo, ao falar de Revolução Industrial, inclua as implicações geográficas, sociais e culturais. Nas redações, procure usar modelos adotados no Enem. Quando possível, estimule os estudantes a criarem filmes curtos retratando períodos, em vez de apenas assisti-los, e assim por diante.
A importância do plano de aula de História segundo a BNCC
Para a sua escola, seguir a BNCC garante adequação ao currículo privilegiado em escolas de todo o Brasil. E, para os alunos, garante uma formação completa, independentemente da condição social ou do local onde morem.No entanto, entender e aplicar a BNCC pode ser desafiador. Por isso, acompanhe o blog do Educbank! Aqui, compartilhamos diversos conteúdos específicos sobre educação, além de materiais úteis, como o guia para montar relatórios individuais de alunos.