Se você é mantenedor ou gestor de uma escola particular, é provável que já tenha se questionado sobre a terceirização de cobrança para escolas.E é relativamente simples imaginar os porquês. Você chega à escola, no dia 10, por exemplo, empolgado para implementar novos projetos e é surpreendido com uma informação do financeiro: 30% dos boletos ainda estão em atraso.Nesse momento, a terceirização de cobrança pode parecer uma solução óbvia. Mas não se engane, esse pode ser seu maior erro como gestor escolar.Em seguida, você vai entender o motivo da terceirização de cobrança ser um erro. Além disso, você vai descobrir qual a melhor alternativa para a sua escola receber as mensalidades sempre em dia.
Terceirização da limpeza e a escola sem alma
O ex-mantenedor e fundador da Educbank, Danilo Costa, diz que não existe fórmula para fazer uma escola dar certo”. Por outro lado, acrescenta ele, “existe uma fórmula para fazer uma escola dar errado: terceirizar a relação da escola com a família”.Danilo aprendeu isso da pior forma.Em 2015, quando fundou sua rede de escolas em Santo André (SP), Danilo decidiu contratar uma empresa terceirizada para cuidar da limpeza do colégio e se empenhou na busca pela melhor opção do mercado.Certificada com a ISO 9001, que garante alto padrão de qualidade, a prestadora de serviços contratada para limpar a escola de nosso fundador era responsável por fazer a limpeza do Shopping Iguatemi e do Aeroporto de Guarulhos.O que era garantia de qualidade, pensava ele.Terceirização e desumanização da escola
Em pouco tempo, Danilo percebeu seu erro. Aos poucos, ele não sabia mais sequer os nomes dos profissionais responsáveis pelo cuidado com sua escola.Via de regra, empresas terceirizadas (em especial limpeza e call center) possuem uma alta rotatividade e o funcionário que fazia a limpeza da escola hoje, não era o mesmo que retornaria na próxima semana.A situação chegou ao limite quando o mantenedor presenciou uma cena. Um aluno do quinto ano estava saindo da escola, como faz uma criança, correndo. Sem cuidado, o aluno caiu. Machucou o joelho e o chão ficou coberto por uma poça de sangue.Imediatamente, o zelador da empresa terceirizada que estava próximo foi em direção a cena. Danilo estava certo de que o profissional iria socorrer a criança. Um erro.Ao se aproximar do aluno, o zelador disse: “nossa, moleque, olha a sujeira que você fez”.Então Danilo fez o que todo mantenedor sério faria: assumiu a responsabilidade e decidiu não mais investir na terceirizada.Problemas da terceirização de cobrança
Antes de tudo, a grande lição da história anterior é: sua escola não deve terceirizar o relacionamento com os alunos, ou com as famílias.Esse problema não é um caso isolado.Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em 2021, foram registradas cerca de 70 ligações por dia contra empresas de terceirizadas telemarketing.Em 2022, o problema persiste com 5.833 reclamações registradas apenas no primeiro semestre.Os problemas são quase sempre os mesmos, por exemplo:- Insistência e importunação;
- Transferências de setor;
- Falta de empatia com o cliente;
- Atendimento apressado;
- Informações incorretas e incompletas;
- Má vontade do profissional terceirizado.