/
/
Transformando a educação brasileira com IA

Transformando a educação brasileira com IA

02 de outubro de 2025

4 min

    “Nosso maior desafio era transformar dados descentralizados em inteligência capaz de gerar impacto real para o negócio e para as nossas escolas parceiras. Com o Databricks, conseguimos não apenas reduzir custos e aumentar a eficiência, mas principalmente apoiar escolas em todo o Brasil com decisões mais seguras e crédito sustentável. Essa jornada mostrou que tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma alavanca poderosa para reduzir desigualdades na educação”

    Munir Ferreira, CTO do Educbank 

    A educação brasileira enfrenta desafios históricos de aprendizagem e financiamento, que impactam diretamente a qualidade do ensino.

    O Educbank surgiu exatamente para apoiar financeirmente escolas em todo o país, garantindo acesso a capital, meios de pagamento, além de subsidiar tecnologia, sistemas de gestão (ERP) e aprendizagem (LMS).

    Para escalar seu impacto social e garantir operações mais eficientes, a fintech iniciou uma jornada de transformação digital em parceria com o Databricks, consolidando dados descentralizados, implementando governança avançada e estruturando uma cultura data-driven guiada por Inteligência Artificial com o propósito de ampliar o acesso à educação de qualidade no Brasil.

    Os desafios que impediam a transformação digital

    Antes de transpor os obstáculos para otimizar a operação, o Educbank convivia em um ambiente fragmentado, enfrentando três grandes desafios: (1) Data Silos: áreas independentes e comunicação interna complexa, dificultando análises globais; (2) Utilização de múltiplas ferramentas: uso paralelo de PostgreSQL, Metabase, Power BI, Airflow, entre outras plataformas, o que elevava bastante os custos de licenciamento e tempo de gestão; (3) Machine Learning artesanal: modelos de crédito criados de forma isolada, ainda sem versionamento ou escalabilidade.

    Esse cenário comprometia a eficiência operacional e limitava a capacidade de prever riscos de crédito, elemento central para viabilizar a sustentabilidade financeira às escolas.

    “Independente do panorama, sendo ele favorável ou não, sempre acreditamos que dados e inteligência artificial deveriam ser parte do nosso ‘core business’. Tínhamos o desejo de levar previsibilidade financeira e acesso a capital para escolas que antes não tinham condições de crescer, mas sem essa estruturação tecnológica isso não seria escalável”, comenta Munir Ferreira, Chief Technology Officer do Educbank.

    As soluções de arquitetura e dados que potencializaram a visibilidade, monitoramento, automação e segurança

    O Educbank consolidou suas operações de dados na Lakehouse Architecture do Databricks, unificando dados estruturados e não estruturados em uma plataforma única. Por exemplo: a Unity Catalog garantiu governança, segurança e auditoria, a adoção de Data Mesh + Data Products equilibrou a autonomia das áreas de negócio com padrões globais e a substituição de Airflow por Delta Live Tables e LakeFlow escalou a ingestão e processamento de dados em Spark.

    Além disso, a fintech conseguiu aprimorar os Data Analytcs para as escolas parceiras, usufuindo de uma base unificada que permitiu disponibilizar dashboards em tempo real para gestores escolares, trazendo insights sobre o fluxo de caixa, índices de inadimplência, análises preditivas e simulações de cenários financeiros.

    Esse movimento democratizou o acesso à inteligência de dados, permitindo que escolas atuem de forma mais estratégica, sem depender exclusivamente da área técnica de Tecnologia da Informação.

    O Educbank também evoluiu seus modelos de Machine Learning (MLOps e LLMOps) com práticas modernas. O MLflow para versionamento, monitoramento e automação de pipelines de risco de crédito, o Databricks Model Serving para disponibilizar modelos em tempo real e o LLMOps aplicados a grandes modelos de linguagem (LLMs) para análise de documentos, contratos e relatórios, com guardrails de segurança e compliance.

    “A migração para a arquitetura Lakehouse do Databricks nos permitiu consolidar silos de dados, escalar modelos preditivos com MLOps e aumentar a governança de toda a operação. Hoje temos uma plataforma unificada, capaz de processar e disponibilizar informações em tempo real, o que transformou a forma como avaliamos o risco de crédito e apoiamos escolas”, explica Munir.

    Resultados que agregam valor ao negócio e aos clientes

    A transformação digital com Databricks trouxe ganhos claros que ficaram marcados pela Consolidação que unificou sistemas e reduziu significativamente os custos operacionais, pela Produtividade com o ganho de agilidade na criação de análises e relatórios financeiros, pela Eficiência no desenvolvimento de modelos preditivos que reduziram a exposição de inadimplência, pela Governança com o aumento da visibilidade e o controle sobre todas as operações de dados e pelo Impacto social ao ampliar o acesso a capital para mais escolas de diferentes regiões do Brasil.

    Dado que a jornada com o Databricks segue sendo bem-sucedida, o Educbank já provisiona expandir o uso de LLMOps para criar assistentes virtuais de suporte a gestores escolares, integrar sistemas educacionais externos, públicos e privados para enriquecer análises,  explorar Delta Sharing para colaboração com parceiros da rede educacional e  automatizar auditorias financeiras e regulatórias com IA generativa.

    “Nossa visão sempre foi combinar impacto social com eficiência tecnológica. O Databricks nos deu a base necessária para crescer de forma escalável e segura, transformando dados em ativos estratégicos. Mais do que apoiar escolas financeiramente, conseguimos criar um ecossistema onde a educação se torna mais acessível e de qualidade”, afirma Munir.

    A experiência mostra que a transformação digital vai além de ganhos técnicos. Com a parceria do Databricks, o Educbank conseguiu criar unir tecnologia financeira e impacto social, fortalecendo a governança de dados e ampliando o acesso a capital para as escolas brasileiras, evidenciando como a combinação de arquitetura Lakehouse, Data Analytics avançado e práticas de MLOps/LLMOps pode transformar não apenas empresas, mas também setores essenciais para o futuro do país, como é o caso da educação.

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.