Busca
Pesquisar
Close this search box.
/
/
12 ideias atividades para planejar a festa junina na escola

12 ideias atividades para planejar a festa junina na escola

17 de maio de 2024

5 min

    O meio do ano está chegando e com ele a festa junina na escola! Esse tipo de evento é uma ótima oportunidade de combinar diversão e ensino sobre vários assuntos, como história e cultura do Brasil. 

    A festa junina geralmente é comemorada em 24 de junho, dia de São João, que em 2024 acontece em uma segunda-feira. Mas, para aproveitar todo o potencial da data, você precisa começar a se planejar agora! 

    Para começar a se organizar, comece reunindo uma lista de ideias. Depois, converse com a equipe pedagógica e com os alunos para definir todas as brincadeiras (e comidinhas!) da festa junina da sua escola.

    O ideal é ter uma abordagem para cada nível de ensino. Neste texto você conhecerá 12 ideias para aplicar ou adaptar para o seu colégio. São dicas para Ensino Infantil, Fundamental e Ensino Médio. 

    O que fazer na festa junina com Ensino Infantil

    Para as crianças de até cinco anos, o aspecto educativo da festa junina começa pela diversão. Quanto mais lúdicas as atividades, maior será o engajamento das crianças.

    Encare o momento como uma oportunidade de apresentar diferentes cores, sabores, cheiros e texturas, fora do ambiente da sala de aula e das atividades complementares com as quais elas já estão acostumadas.

    Estas são algumas sugestões para animar a festa dos alunos do Ensino Infantil:

    • Corrida de saco: monte equipes e distribua sacos (como aqueles grandes, de batatas) para as crianças entrarem. Elas devem percorrer uma distância pulando até cruzar a linha final. A equipe que chegar primeiro vence!
    • Pescaria de prêmios: crie uma piscina com pequenos brindes ou comidinhas típicas embrulhadas em papel colorido. Distribua pequenas varas de pescar, com um cabo, corda e grampo na ponta, para a criança pescarem o “peixe”.
    • Bingo junino: distribua cartelas decoradas com temas juninos, como milho, bandeirinhas, fogueiras, etc. Use feijões e milhos como marcadores e comecem a brincadeira! A partir daí, são as regras tradicionais de bingo: quem completar a cartela e gritar “Bingo!” primeiro ganha os prêmios da rodada.
    • Dança das cadeiras: brincadeira super tradicional que pode ser adaptada para uma versão junina. Monte um círculo com as cadeiras e coloque uma música junina para tocar. Quando a música parar, cada criança deve procurar uma cadeira para sentar. Retire uma a cada rodada, até sobrar um vencedor!

    Para as comidinhas, prepare todas aquelas típicas de festa junina! Pipoca, paçoca, pé-de-moleque e outros doces não podem faltar. Só precisa tomar cuidado com os doces, já que é mais delicado consumir açúcar nessa faixa de idade.

    Se você tiver programas de culinária educativa na escola, vale a pena incluí-las no plano de ensino quando estiver chegando perto da data. 

    O que fazer na festa junina com Ensino Fundamental

    Nessa faixa de idade, as brincadeiras começam a ser mais interativas e desafiadoras. São brincadeiras para fazer com os colegas e fortalecer os laços. 

    Você pode usar os mesmos tipos de atividades ou brincadeiras para o Ensino Fundamental I e II. Precisa apenas fazer algumas adaptações, levando em conta as diferenças de maturidade entre os níveis de ensino.

    Veja algumas sugestões:

    • Quadrilha: organize a turma em grupos e organize a criação de coreografias de quadrilha. Acompanhe os ensaios e prepare uma apresentação! Ótima atividade especialmente se houver atividades complementares relacionadas à dança na sua escola. 
    • Customização de bandeirinhas: incentive a criatividade e convide os estudantes a ajudar na decoração. Organize a compra de tecidos coloridos, tintas, pincéis, canetas e outros materiais de artesanato. Só planeje a atividade de forma lúdica, para não virar uma tarefa chata de fazer a decoração da festa!
    • Quiz Junino: reúna os professores e elabore questões divertidas e educativas sobre a cultura, história e tradições das festas juninas. Divida os alunos em equipes e faça perguntas com níveis de dificuldade variado. O grupo com mais respostas corretas no final do quiz ganha um prêmio.
    • Correio Elegante: prepare uma barraca decorada onde os alunos possam criar e entregar mensagens personalizadas para os colegas. Incentive a criação de textos personalizados e deixe papéis e canetas diferentes para criar cartinhas realmente únicas e especiais!

    O que fazer na festa junina com Ensino Médio

    É desafiador planejar atividades para estudantes nessa faixa de idade. Afinal, aqui é necessário lidar com diversas pressões, como a escolha da carreira e a preparação para o vestibular. Por isso, você pode considerar a festa junina como um momento de descompressão, interação social e estímulo à criatividade.

    Estas são algumas ideias de atividades de festa junina para o Ensino Médio:

    • Concurso de dança: a ideia aqui é um pouco diferente da quadrilha: é criar coreografias com elementos mais modernos! Atividade muito bacana se houver professores ou atividades complementares de dança na sua escola. Ao final, cada grupo pode apresentar suas danças para um júri composto pelos professores e demais alunos. 
    • Gincana cultural: monte equipes e prepare circuitos que combinam conhecimentos gerais sobre as tradições de festa junina e atividades físicas, como corrida de saco ou aquela brincadeira de correr com o ovo equilibrado na colher. 
    • Casamento junino: é um teatro bem divertido; é uma paródia dos casamentos tradicionais, com cada aluno em um dos papeis. Tem os noivos, seguranças, pais da noiva, e por aí vai. Organize a criação dos roteiros, decida quais alunos ficam com cada papel e, se possível, grave a apresentação!
    • Pula fogueira virtual: é uma forma de pular fogueira sem nenhum risco à segurança dos alunos: com projeções de fogueiras em telas ou projetores. É uma atividade interessante se a escola tiver algum programa de atividades multimídia, para ensinar os alunos a produzirem, projetarem as imagens, criar mecanismos para as figuras da tela mudarem, e assim por diante. 

    Agora é só montar a festa junina da sua escola! 

    Nossa última dica é: envolva sempre os alunos na escolha das atividades! 

    Talvez tenha uma turma que não goste muito da ideia de fazer o casamento caipira. Neste caso, pense em outras atividades, ou dê abertura para que eles façam as próprias sugestões. Pode ser desde adicionar novas músicas a uma playlist para tocar na festa, até criar outras formas de comemorar. 

    Eventos como festa junina ou halloween são ótimas oportunidades para estimular a interação entre os alunos e ensinar sobre cultura brasileira na prática, mas os alunos precisam se sentir engajados. 

    Se quiser ver mais dicas de como aproveitar as datas comemorativas, festas temáticas, confira a página de tendências em educação do nosso blog!

    Receba 100% das mensalidades da sua escola todos os meses sem atrasos.

    Leia também...

    O Educbank seleciona escolas de alto potencial, para que elas transformem a educação do Brasil.

    Seja uma escola apoiada e conquiste a segurança e previsibilidade financeira que as melhores escolas do Brasil utilizam para crescer.

    Processo seletivo

    O que você faria se tivesse uma injeção de capital na sua escola?

    Inscreva-se e participe do processo seletivo do Educbank.