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Protagonismo juvenil: como formar jovens autônomos e engajados?

Protagonismo juvenil: como formar jovens autônomos e engajados?

10 de setembro de 2022

6 min

    O que é protagonismo juvenil?

    Cada vez mais esse tema vem ganhando espaço e repercussão no âmbito social. 

    Segundo explica o dicionário, o protagonista é o indivíduo com papel de destaque em um acontecimento.

    Nesse sentido, o protagonismo juvenil pode ser entendido como a capacidade dos adolescentes de assumirem papéis ativos não apenas em suas vidas e relações privadas, mas também no que tange o convívio social como um todo.

    Desenvolvendo habilidades, competências e valores.

    Neste artigo, iremos discorrer sobre a importância de estimular e potencializar esse protagonismo juvenil em sala de aula e como essa ação influenciará positivamente a escolha de carreira desses jovens no futuro. 

    Antes de explorar o conteúdo e os dados que estamos trazendo neste artigo:


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    O papel da escola no fomento ao protagonismo juvenil 

    Ao falarmos sobre protagonismo juvenil, estamos nos referindo, sobretudo, a uma abordagem pedagógica que incentiva os alunos a assumirem um papel ativo em sua própria formação e desenvolvimento. 

    Para que isso aconteça, a escola precisa oferecer um ambiente propício para que os estudantes possam exercitar a sua autonomia e construam seus conhecimentos de forma mais significativa.

    De acordo com a educadora e diretora acadêmica do Educbank, Dra. Lara Crivelaro: 

    “A Escola precisa oferecer vivências práticas em protagonismo juvenil com o objetivo de oferecer aos participantes, formas de agir com postura própria de alguém que sabe o que quer e se empenha para realizar seus objetivos de modo consequente. Deve estimular a autonomia, oferecendo e conferindo melhores condições para lidar com as diversas alternativas na resolução de problemas que os desafiam.”

    Contudo, um dos principais desafios da escola diante desse cenário é romper com a tradicional hierarquia em que o professor é o detentor do conhecimento e os alunos são apenas receptores.

    Nesse sentido, é fundamental que a escola adote práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento prévio dos alunos e permitam que eles sejam os verdadeiros protagonistas no processo de construção do saber. 

    A influência do protagonismo juvenil na escolha de carreira 

    Escolher uma carreira é uma ação difícil para a maioria dos jovens.

    Por isso, o autoconhecimento é uma importante ferramenta para basear sua escolha.

    Compreender melhor sobre si mesmo, identificar suas habilidades e paixões, e criar um novo caminho de transformação pessoal e coletiva é muito importante no processo de construção para a vida adulta e escolha da carreira. 

    Estimular os alunos a conquistar a autoconfiança, autodeterminação, autoestima, autonomia, capacidade de planejamento, altruísmo, perseverança, enfim, todos os elementos que não podem faltar no desenvolvimento de suas habilidades e competências na conquista de sua identidade pessoal e social é papel da família e da escola.

    O protagonismo juvenil pressupõe uma relação dinâmica entre formação, conhecimento, participação, responsabilização e criatividade. 

    Em um mercado de forte concorrência, a necessidade de formar profissionais cada vez mais capacitados é ainda maior. 

    Hoje, por exemplo, muito se fala nas soft skills — competências que realçam a personalidade e o comportamento do profissional e envolvem habilidades mentais, sociais e emocionais.

    O protagonismo do aluno refere-se a um processo participativo de aprendizagem. Nesse contexto, teorias, fórmulas e conceitos continuam tendo importância, mas deixam de ser o único foco, e as competências socioemocionais passam a receber destaque. 

    Sendo assim, separamos 6 formas de promover e estimular o protagonismo juvenil em sala de aula. 

    6 estratégias para promover e estimular o protagonismo juvenil 

    • Estímulo da criatividade

    A criatividade tem relação direta com a capacidade de pensar e criar soluções inovadoras para problemas atuais e recorrentes. 

    Ela também está relacionada com a habilidade de elaborar alternativas para otimizar o aprendizado e o desenvolvimento humano. 

    Cada vez mais, o mercado procura profissionais criativos e competentes, que ajudem a solucionar problemas críticos com poucos recursos. 

    Inovar significa se destacar da concorrência e ampliar seu espaço no mercado.

    • Desenvolvimento da autonomia

    A autonomia é essencial para formar profissionais proativos e engajados. Por isso, é importante estimular a independência dos alunos. 

    Pessoas muito dependentes podem ter dificuldade de estabelecer relações de mais autonomia. Afinal, essa ação demanda correr riscos e ter capacidade de antecipar e resolver problemas e possíveis confrontos entre colegas. 

    Desse modo, agir de forma autônoma exige reconhecimento dos próprios limites, visão de interdependência entre profissionais, autocrítica e lealdade.  Por não ser uma condição simples, é preciso desenvolver a autonomia.

    Investir nesse processo resulta em ganhos diversos, como:

    • Assumir o próprio desenvolvimento pessoal e profissional;
    • Ser protagonista da própria história;
    • Promover a autorrealização;
    • Consolidar as chances de sucesso na carreira.
    • Valorização do pensamento crítico

    Jovens que pensam de forma complexa, analisam o contexto e visualizam os agentes que influenciam determinadas ações tendem a ser mais críticos em suas investigações e mais cautelosos em suas decisões. 

    Esse conjunto de características ajuda a formar profissionais mais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.  Além disso, o pensamento crítico faz com que o aluno tome atitudes mais acertadas.

    • Planejamento

    O aluno protagonista deve focar seus esforços nos estudos, mas sabemos que essa realidade nem sempre é possível. 

    Por isso, é indispensável ter um bom planejamento pessoal. Procure entender seus horários e comece a planejar os seus estudos.

    Eles serão muito mais efetivos e farão parte do seu dia a dia. Comprometimento e disciplina são essenciais nesse quesito.

    • Autonomia consciente

    É comum imaginar que o aluno protagonista seja uma pessoa que busque conhecimento de maneira solitária.

    No entanto, essa ideia é errada, pois é possível ter uma aprendizagem autônoma de forma colaborativa.  Quando o estudante compartilha suas experiências e seus conhecimentos com os colegas, a aprendizagem se torna mais fluida e simples. Isso faz surgir outros pontos de vista e questionamentos que agregam nos estudos.

    Assim, mesmo que a aprendizagem autônoma possa ser feita sozinha, ela é potencializada quando compartilhada.

    Por tudo isso, vale a pena se preparar para essa mudança na forma de aprender e ensinar. 

    O aluno protagonista tem uma relação personalizada com a sua formação e desenvolve habilidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho atual.

    Para aproveitar suas experiências em todas as suas instâncias, é importante participar de atividades extracurriculares.

    A participação do jovem nas ações sociais representa ganho de autonomia, autoconfiança e autodeterminação, dando enfoque à criação da sua identidade pessoal, social, e no seu projeto de vida. 

    O jovem deve assumir seu papel de protagonista na vida e na sociedade, de forma a se tornar, sobretudo, um agente de transformação social.

    Todavia, para que as escolas ofereçam as condições necessárias para conduzir iniciativas como as que abordamos ao longo deste texto, é indispensável que haja investimento. 

    O Educbank é o principal apoio financeiro para escolas privadas da América Latina e pode transformar em realidade esse e muitos outros projetos pedagógicos da escola. 

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