Veículos de Comunicação

Educbank e SIEEESP: parceria, encontros e reflexões

14 de fevereiro de 2022

Analisar cenários, trocar experiências, gerar reflexão, apontar caminhos e apoiar o setor educacional em sua desafiadora e estruturante missão. Uma parceria entre o Educbank e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) traz aos gestores escolares, em 2022, uma agenda positiva e propositiva para impulsionar mudanças, visando uma educação de qualidade no país.

A iniciativa inclui uma série de artigos e eventos com especialistas que, ao longo do ano, se aprofundarão em cinco macrotemas: valorização dos educadores, relação escola-família, gestão financeira (inadimplência), marketing educacional (captação e retenção de alunos) e planejamento estratégico.

Fabiola Overrath, diretora de Operações do Educbank, e Lara Crivelaro, diretora acadêmica do Educbank, tratam do primeiro grande tema, “Um debate sobre a valorização dos educadores”, na edição de janeiro da Revista Escola Particular (página 14).

De acordo com o relatório Global Teacher Status 2018, da Varkey Foundation – organização educacional responsável pelo “Nobel da Educação” (Global Teacher Prize) – o prestígio da profissão no Brasil apresentou a pior avaliação entre 35 países analisados. Em uma escala de 1 a 100, o país obteve a nota mínima.

O Índice Global de Status do Professor (IGSP) mostrou a ligação entre a valorização do docente e o desempenho do discente no PISA. Nos países com as melhores notas no Programa Internacional de Avaliação de Alunos, a participação de professores em cursos de formação continuada está acima da média, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de haver investimento em plano de carreira, remuneração, motivação, atração e retenção de talentos.

Para Fabiola e  Lara, “é preciso uma visão sistêmica para novas possibilidades de intervenção que permitam valorizar e alterar, de maneira sustentável, o horizonte de atuação dos professores no Brasil. A profissão que forma todas as profissões necessita de apoio e a construção de um país melhor depende disso”.

No dia 17 de fevereiro, às 19h, pelo YouTube, Educbank e SIEEESP retomam o tema e promovem o webinário “A valorização dos educadores como motor para a ampliação do acesso à educação de qualidade”, com abertura de Danilo Costa, fundador do Educbank; mediação de Lara Crivelaro; e debate entre os especialistas Guiomar Namo de Mello, vice-presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida – ANEBHI; Melita Grams, gerente de recursos humanos do Colégio Pentágono; e Pasi Loman, diretor da Seppo Brasil (plataforma de educação e gamificação), sócio-fundador da Vikings of Brazil e representante de empresas de Edtech da Finlândia.

 

Programação 2022
Os artigos sobre os outros quatro macrotemas serão veiculados nas edições de março (relação escola-família), maio (gestão financeira), julho (marketing educacional) e setembro (planejamento estratégico) da Revista Escola Particular. Já os demais webinários ocorrerão em abril (“A importância da relação entre Escola e Família para o bom desenvolvimento dos estudantes”), junho (“As novas soluções para a gestão financeira das Escolas”), agosto (“O marketing como ferramenta potencializadora da captação e retenção de alunos nas Escolas”) e setembro (“O que não pode faltar e como estruturar o Planejamento Estratégico da sua Escola”).

Em outubro, após a abordagem dos cinco macrotemas, está previsto o Fórum de Gestores, com cases de escolas que aprimoraram a sua performance, a partir dos insights gerados durante a programação realizada nesta parceria entre Educbank e SIEEESP.

Leia também

O Educbank na mídia:

img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img
img

Já imaginou ter mensalidades em dia?

Entre em contato e saiba mais sobre o Educbank.